Pesquisar Fechar Menu
Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
trimestral

WhatsApp Pay – Saiba o que é e como funciona!

WhatsApp Pay chegou para facilitar os pagamentos no seu dia a dia. Conheça mais dessa funcionalidade disponibilizada pelo aplicativo de conversas.

Artigo escrito por Claudia Borges em 24 de Setembro de 2021

Imagem representando WhatsApp Pay

O WhatsApp é uma das maiores ferramentas de comunicação que temos hoje, não é verdade? Mas, sabia que agora é possível realizar pagamentos direto da Plataforma com o WhatsApp Pay?

Fundado em 2009, o comunicador que chegou com a proposta de substituir os SMS tradicionais, tem hoje no Brasil mais de 108 milhões de usuários.

A funcionalidade de pagamento já havia sido lançada no Brasil em 2020, no entanto, o Banco Central pediu que fosse retirada do ar para novas avaliações, sendo relançada definitivamente em 2021.

Ficou curioso sobre essa opção? Pode ser uma pedida para organizar o orçamento pessoal, não é? Então continue lendo que vamos te mostrar todas as informações!

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é como uma transferência bancária. Porém, nesse caso a transação é feita através do Facebook Pay, sem necessidade de acessar o aplicativo do seu banco.

Sendo assim, é uma alternativa para quem tem uma renda extra e precisa fazer cobranças, como vendas ou prestação de serviços, ou até mesmo para enviar e receber dinheiro entre amigos ou familiares.

O serviço, no entanto, não tem taxas e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha um cartão de débito Visa ou Mastercard. Contudo, até o momento não são aceitos pagamentos com cartão de crédito.

Como ativar o WhatsApp Pay?

Para começar a utilizar o WhatsApp Pay é fácil, basta configurar seu cartão de débito, múltiplo ou cartão pré-pago, uma única vez. Veja como realizar a configuração:

  1. No aplicativo toque no clipe de papel;
  2. Escolha a opção “Pagamentos”;
  3. Adicione o valor que deseja pagar e clique na seta para continuar;
  4. Quando aparecer a opção “Adicione sua forma de pagamento” escolha a opção “Começar”;
  5. Configure o Facebook Pay, conforme solicitado;
  6. Crie um PIN para o Facebook Pay;
  7. Insira os dados pedidos;
  8. Adicione os dados do seu cartão;
  9. Faça a verificação do cartão, conforme preferir;
  10. Envie dinheiro ou faça cobranças.

Depois de configurado uma vez, o procedimento não será feito novamente, a não ser que você deseje trocar o cartão cadastrado.

Como enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Para pagar ou receber dinheiro é fácil, basta acessar o clipe de papel e escolher a opção “Pagamentos.”

Entretanto, para realizar cobranças o procedimento é o mesmo, mas na parte superior da tela onde você digita o valor, você deve escolher “Solicitar”.

Dessa forma, irá aparecer na conversa uma mensagem com a informação do valor e uma mensagem a sua escolha.

Qual o limite de valor das transferências do WhatsApp Pay?

A plataforma estabelece um valor máximo para transações é de R$ 1.000, tanto para receber quanto para pagar.

Além disso, são aceitos até 20 pagamentos diários, entretanto é importante ter em mente o valor mensal máximo de transferências que é de R$ 5.000.

Entretanto, cada instituição financeira pode definir um limite menor, de acordo com suas políticas. Sendo assim, consulte seu banco sobre limites.

Quem pode usar o WhatsApp Pay?

Qualquer usuário do aplicativo de mensagens tem acesso a ferramenta de pagamento, de forma gratuita. Basta ter um cartão de débito e realizar o procedimento de validação.

Contudo, para quem usa o WhatsApp Web, temos uma notícia não muito boa. A plataforma ainda não liberou o sistema de pagamento para esse canal.

Ademais, fique tranquilo, quando o Banco Central liberar esse tipo de pagamento, o WhatsApp fará a atualização do serviço.

Quais os custos do WhatsApp Pay?

Como todos os serviços oferecidos pelo aplicativo, o WhatsApp Pay é grátis. Independente da transação que você deseja fazer, seja pagar ou receber.

Além disso, também não existe cobranças por números de transações. A única limitação é a quantidade de transações e valores, como já falamos acima.

Quem são os parceiros de pagamento do WhatApp Pay?

O serviço de pagar e receber pelo WhatsApp é habilitado pelo Facebook Pay e Facebook Pagamentos e possui autorização do Banco Central.

Os bancos e instituições parceiras que liberam a possibilidade de pagamento pelo aplicativo são:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Banco Inter;
  • Next;
  • Nubank;
  • Mercado Pago;
  • Sicredi;
  • Woop (conta digital da Sicredi).

Quais os métodos de pagamento aceitos pelo WhatsApp Pay?

Atualmente, cartões de crédito não são aceitos pela plataforma. Apenas cartões de débito, cartões múltiplos com a função débito habilitada ou cartões pré-pagos podem ser registrados para realizar pagamentos.

Entretanto, o WhatsApp está aguardando autorização do Banco Central para incluir novos meios de pagamento, como a função crédito.

Caso o pagamento seja feito para um banco que não é parceiro, é feito um estorno do valor no prazo de 24 horas após ser feita a transação.

Quanto tempo leva para acontecer a transferência pelo WhatsApp Pay?

Por ser uma transação feita no débito, o pagamento acontece imediatamente, podendo levar até 1 minuto para finalizar a transação, dependendo da conexão.

Dessa maneira, o comprovante já aparece na conversa com todas as informações de valor, nome de quem fez o pagamento e uma mensagem que pode ser personalizada.

É seguro usar o WhatsApp Pay?

Os pagamentos feitos no WhatsApp contam com a segurança da criptografia de ponta a ponta disponibilizada pelo aplicativo.

Isso significa que, apenas quem paga e quem recebe tem acesso às informações da transação. Além disso, todas as transações solicitam o uso do PIN registrado no cadastro do cartão, ou biometria, caso você tenha preferido.

Importante ressaltar que, apesar de colocar os dados do seu cartão para registro no aplicativo, o recebedor não tem acesso a essas informações, ele recebe apenas a comunicação de pagamento.

Cuidados para não cair em fraudes pelo WhatsApp

Ao realizar pagamentos pela internet todo cuidado é pouco. Então, sempre fique atento a todos os detalhes e, caso suspeite de alguma coisa, cancele a transação até ter certeza.

Mesmo que o pagamento a ser realizado peça o uso do PIN ou da biometria, o que dá uma segurança adicional, ainda existem golpes que fazem a clonagem do WhatsApp, por exemplo.

Sendo assim, seguem algumas dicas:

  • Deixar ativada a verificação de duas etapas, com o uso de um PIN para registro;
  • Nunca forneça o QR CODE da sua conta de WhatsApp;
  • Não forneça o código de verificação de 6 dígitos, que pode vir por SMS.

Ademais, sempre faça transações de forma legal e esteja certo dos valores e dados do recebedor, antes de finalizar. Assim ainda é possível cancelar, caso algo dê errado.



Escrito por Claudia Borges Jornalista

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.


.