Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
livros
isca
Não
anual

Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill [Resenha]

Napoleon Hill estudou o comportamento humano e a forma como as pessoas enriqueciam. Confira o resultado desse estudo lendo o resumo do livro Quem Pensa Enriquece!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 03 de Outubro de 2023

O livro Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill, é um bestseller da categoria finanças e educação financeira.

Além disso, a obra serve de pilar para muitos outros livros de áreas semelhantes, tendo influenciado líderes e empreendedores no mundo inteiro.

Através de anos de estudos e pesquisas para compor todas as ideias do livro, Napoleon Hill, escritor do livro, aborda esferas muito importantes da vida humana, como a material, a espiritual e a emocional.

Leia este artigo até o final e, se ficar interessado, conheça o livro completo, pois é uma das obras primordiais para que entendamos como o pensamento pode ajudar nos mais diferentes aspectos da nossa vida.

Então, vamos lá?

Ficha técnica

  • Título: Quem Pensa Enriquece
  • Autor: Napoleon Hill
  • Editora: Fundamento
  • Data da publicação: 1937
  • Número de páginas: 248

Sobre o autor

Napoleon Hill - Autor do livro quem pensa enriquece
Napoleon Hill

Nascido nos Estados Unidos, Napoleon Hill foi um escritor da área de realização pessoal.

O autor, que começou como repórter aos 13 anos, consolidou seu sucesso estudando por mais de 20 anos traços como personalidade e princípios em comum de mais de 16.000 pessoas.

Algumas dessas pessoas foram Henry Ford, Theodore Roosevelt, Thomas Edison e Andrew Carnegie, todos citados no livro Quem Pensa Enriquece.

Hill, graças ao trabalho de longas duas décadas ao qual se dedicou, se tornou pioneiro nos estudos do comportamento humano, além de ser um pensador que inspira outros pensadores nessa área.

O grande responsável por encarrega-lo do desafio foi Andrew Carnegie. Ele deu a proposta para Hill identificar em homens de sucesso características que outras pessoas poderiam desenvolver.

Então, sem pensar duas vezes, o escritor americano aceitou a proposta e passou 20 anos de sua vida investigando pessoas vencedoras e o que foi feito por elas para que atingissem o sucesso.

Confira o conteúdo até o final e veja os passos para a riqueza que o livro Quem Pensa Enriquece proporciona!

Quais são os princípios básicos para o sucesso?

Segundo Napoleon Hill, uma das causas mais comuns do fracasso é o hábito que alguns de nós temos de desistir diante de derrotas momentâneas.

Por isso, uma vez que sucesso pode ser configurado como contrário de fracasso, há uma forte ideia de que ele só poderá ser atingido por pessoas que não desistem em meio aos possíveis problemas.

No livro Quem Pensa Enriquece, há alguns pontos de extrema importância, descritos de forma cuidadosa e explicativa, para que possamos ser pessoas bem-sucedidas assim como os entrevistados pelo autor do livro.

Você se entrega aos seus maiores desejos?

O desejo é o primeiro dos princípios e um dos mais importantes entre os abordados. Afinal, como diz o subtítulo do capítulo 3 do livro, desejar é o ponto de partida de toda realização.

Nesse capítulo intitulado de Desejo, Napoleon Hill conta uma breve história sobre Edwin Barnes.

O ponto alto dessa história é que Barnes teve sucesso na realização do seu sonho porque sempre teve o seu objetivo muito claro em sua mente.

Uma vez que Barnes tinha metas claras e alcançáveis, toda a sua energia e força de vontade foram destinadas para atingir o desejo.

Barnes, com certeza, teve contratempos que poderiam fazer ele desistir do que tanto desejava, porém, seguiu firme até que o seu querer se tornasse “a obsessão dominante da sua vida”.

Para desenvolver seus desejos, são apontados em Quem Pensa Enriquece 6 passos:

  1. Registre na mente o valor que você deseja ter em dinheiro;
  2. Informe o que será dado por você em troca da quantia em dinheiro;
  3. Defina uma data para quando pretende ter o dinheiro;
  4. Planeje para realizar seu desejo e comece o quanto antes;
  5. Anote todas as respostas dos pontos anteriores;
  6. Leia em voz alta duas vezes por dia (antes de dormir e ao acordar) a declaração que você escreveu. Imagine como será a sua vida quando você possuir o esse dinheiro.

A partir de então, não pare até conquistar tudo o que deseja!

Mantenha a fé em si mesmo

No capítulo 4, por sua vez, tido como o segundo passo rumo à riqueza, o autor nos instrui a ter fé nas nossas próprias habilidades.

Assim, por acreditar e entender que fé é um estado mental, Hill afirma que podemos estimular essa fé por meio de afirmações ou instruções repetidas para a mente, através de um princípio chamado autossugestão.

Ou seja, nós somos resultados dos nossos próprios pensamentos. Precisamos, portanto, adquirir a autoconfiança necessária, que pode ser conquistada através dessas 5 dicas do livro:

  1. Você é capaz de alcançar seu objetivo. Comece agora!;
  2. Tenha em mente a pessoa que deseja se tornar, pois o que domina se tornará realidade;
  3. Realize por pelo menos, 10 minutos do seu dia uma autossugestão. (Envie pensamentos do seu consciente para o seu subconsciente);
  4. Escreva seus propósitos e não desista; e
  5. Elimine todos os pensamentos negativos.

Acreditar que você é capaz de realizar tudo aquilo que propôs é um passo fundamental para a realização dos seus sonhos.

Conhecimento e imaginação andam lado a lado

Segundo o autor, o conhecimento é, por si, um poder potencial quando há, por trás de todo aquele saber, um fim definido. Ou seja, devemos organizar nossos planos de ação rumo aos nossos objetivos.

Ademais, apesar de achar que podemos ter todo o conhecimento que precisamos, Napoleon defende, em Quem Pensa Enriquece, que podemos compensar nossas fraquezas de conhecimento em um grupo MasterMind.

Além disso, outro ponto a ser destacado é a imaginação que podemos ter para solucionar problemas inesperados. Ela, em conjunto com o conhecimento adquirido por nós, vai ser grande impulsionadora.

Planeje-se e coloque o seu plano em ação

Para a ação acontecer, você deve ter os seguintes fatores de liderança:

  • Coragem inabalável;
  • Planos definidos;
  • Personalidade agradável;
  • Ser atencioso aos detalhes;
  • Assumir responsabilidades;
  • Ser solidário e compreensivo;
  • Decisões firmes;
  • Autocontrole; e
  • Senso de justiça.

Não podemos descartar, é claro, as falhas que podem ocorrer. Mas não esqueça de que o importante é a sua persistência.

Além disso, Hill destaca que planos perfeitos só poderão ser alcançados com a ajuda de pessoas, que é o que ele se refere como MasterMind.

Por isso, procure estar perto de pessoas que tenham ambições assim como você e, sempre que possível, procure se reunir com esse grupo para que vocês troquem experiências e ideias.

Tome decisões confiantes

Neste passo para a riqueza, Napoleon aponta que uma das qualidades mais notáveis de Henry Ford, que, inclusive, se repetia em vários de seus entrevistados, era o hábito de tomar decisões rápidas e de forma confiante.

Além disso, o autor diz, também, que deixar-se influenciar pela opinião de outros pode formar seu pensamento de forma negativa.

Por isso, não exponha seus planos e nem envolva tantas pessoas nas escolhas que precisam ser feitas para você e, apenas, por você.  

Persista!

A persistência é, talvez, o ponto alto. Napoleon Hill diz que, para desenvolver a persistência, necessitamos de 4 passos simples:

  • Objetivos definidos;
  • Plano definido;
  • Mente fechada para influências negativas; e
  • Alianças amigáveis com pessoas que incentivem.

Apesar de todos os caminhos possuírem obstáculos, persistência é o maior dos segredos para que possamos sustentar o que é valioso para nós de ser encontrado.

Deixe o seu subconsciente positivo

Uma vez que, de acordo com o livro Quem Pensa Enriquece, o nosso subconsciente é quem origina os nossos pensamentos, procure manter o controle e a positividade.

Assim, preenchê-lo com pensamentos positivos e com bons sentimentos, como o amor, o desejo, a fé e a esperança pode ser de grande ajuda.

O poder do MasterMind

É importante nos cercarmos das pessoas corretas, que tenham sonhos e ambições para conquistar todos os seus desejos.

O maior princípio do MasterMind, segundo o livro, é se cercar de pessoas de grande poder mental. Ou seja, serão mentes individuais, com genialidades individuais, mas em harmonia.

O grupo pode ser pequeno, com duas ou três pessoas. O seu desejo, segundo os comentários da fundação Napoleon Hill, é que vai definir do que você precisa.

Por isso, para formar sua aliança MasterMind, procure por pessoas que compartilhem junto com você: visões, ideias e informações.

Não se intimide com crenças limitantes

Para Napoleon Hill, para que haja um avanço para a riqueza precisamos nos livrar de medos que podem colocar limites no que nós idealizamos.

No livro, existe a pontuação de 6 crenças limitantes básicas, que são o medo:

  1. da pobreza;
  2. da crítica;
  3. de doenças;
  4. de perder o amor de alguém;
  5. da velhice; e por fim
  6. da morte.

O medo, como afirma Hill, é um estado mental. Cabe a você manter o controle e o direcionamento.

Frases inspiradoras do livro Quem Pensa Enriquece

O desleixo em alargar a visão manteve muita gente fazendo a mesma coisa a vida inteira.

Napoleon Hill.

Cada adversidade, cada fracasso e cada mágoa traz junto a semente de um benefício equivalente ou maior.

Napoleon Hill.

Um desistente nunca vence, e um vencedor nunca desiste.

Napoleon Hill.

Nenhum homem conquista grandes sucessos sem se dispor a sacrifícios pessoais.

Napoleon Hill.

Não há limitações para a mente, exceto aquelas que reconhecemos.

Napoleon Hill.

Pense e enriqueça!

Sendo assim, a busca por aprendizado em diferentes tipos de conhecimento, como em livros de finanças ou seus resumos, é o primeiro passo para uma incrível mudança.

Ademais, deixe no seu pensamento somente coisas positivas, voltadas aos seus maiores desejos.

Para isso, procure adaptar e colocar em prática os ensinamentos aprendidos para que você possa, assim como as pessoas bem-sucedidas entrevistadas por Napoleon Hill, autor do livro Quem Pensa Enriquece, enriquecer.

Avaliação: Quem Pensa Enriquece vale a pena?

Sim, sem dúvidas, Quem Pensa Enriquece vale muito a pena, pois Napoleon Hill mostra quais são as características em comum das pessoas mais bem-sucedidas do século XX.

Por isso, se colocarmos em prática essas características, podemos acumular riqueza e atrair prosperidade.

Segundo a avaliação dos leitores: 4.8 estrelas.

Portanto, nós recomendamos a leitura dessa obra, principalmente para quem quer conhecer qual é a fórmula da riqueza.

Nesse sentido, você pode comprar o livro no link a seguir:

COMPRE AGORA!

Sobre a editora

A Editora Fundamento é brasileira e surgiu com a proposta de publicar obras para crianças e jovens.

Contudo, com o passar do tempo, ela expandiu seu leque de publicações para outros temas.



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

4 comentários publicados nesse artigo
    16/11/2021 às 09:21

    Muito bom trabalho gostei.

      18/11/2021 às 17:50

      Ficamos felizes que tenha gostado, Edmilson. Aproveita e confere nossas outras resenhas sobre grandes clássicos da literatura.

    07/10/2021 às 21:33

    Gostei bastante do conteúdo e vou até comprar
    Me indiquem outros

      08/10/2021 às 09:09

      Ficamos felizes que você gostou, Patricia. Caso você queira ler mais resenhas como essa, confira no nosso Blog nossas outras resenhas sobre livros de finanças e investimentos.

.
.