Pesquisar Fechar Menu
Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
livros
isca
Não
evergreen

Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso [Resumo]

Se você deseja mudar sua realidade financeira e aprender a poupar, o livro Me Poupe!, de Nathalia Arcuri, pode te ajudar de diversas formas. Saiba como!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 26 de Setembro de 2021

Imagem do livro Me Poupe

O livro Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri, pode ser um grande aliado para que você desenvolva uma mentalidade diferente sobre diversos aspectos financeiros, inclusive poupar dinheiro.

Poupar dinheiro é uma tarefa de extrema importância para qualquer projeto de organização financeira. No entanto, essa hábito é, ainda, um desafio para a maioria dos brasileiros uma vez que não é algo tido como prioridade.

Sendo assim, se você quer aprender mais sobre educação financeira e mudar a forma como enxerga o dinheiro, confira o resumo completo do livro Me Poupe! e se comprometa a colocar todos os passos descritos em prática!

Vamos nessa?

Quem é Nathalia Arcuri?

Nathalia Arcuri, autora do livro Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso.
Nathalia Arcuri –| Foto: Marcelo Spatafora

Nathalia Arcuri é, atualmente, um dos principais nomes da educação financeira no Brasil. Ela é a criadora do maior canal de finanças do YouTube: Me Poupe!, que leva informação para os brasileiros que desejam economizar e investir, a fim de alcançar a liberdade financeira.

No canal, ela mistura entretenimento e informações descontraídas para falar sobre dinheiro de uma forma descomplicada.

Além disso, esse modelo de ensino sobre finanças pessoais mostra que lidar com o dinheiro pode ser mais simples do que aparenta.

A autora do livro Me Poupe começou sua carreira como jornalista. Logo após, aprendeu a investir sozinha o dinheiro que guardava desde a infância.

Por isso, confira as dicas valiosas de Nathalia Arcuri para lidar com as finanças, aprender a poupar e investir o seu dinheiro!

Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Em 18 de maio de 2018, Nathalia Arcuri fez a primeira publicação do livro Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso.

Com muito humor, trocadilhos e com uma linguagem de fácil entendimento, o livro, formado por 10 capítulos, aborda alguns passos para que você descomplique a sua vida e conquiste a tão sonhada liberdade financeira.

Sendo assim, confira agora mesmo o resumo do livro Me Poupe e siga o passo a passo!

1. Qual a importância de falar sobre dinheiro?

Falar sobre dinheiro é, ainda hoje, um grande tabu. Muitas pessoas não percebem que o simples ato de falar sobre dinheiro pode evitar muitos problemas, inclusive endividamentos que poderiam ser facilmente evitados.

É importante entender que o dinheiro, por sua vez, não é o inimigo. No entanto, a forma com que você lida com ele pode afetar de maneira positiva ou negativa sua vida financeira.

No primeiro capítulo, Nathalia Arcuri descreve o que chama de “Dinheirofobia”. Ela mostra o passo a passo de como essa fobia vai contaminando a vida de alguém:

  • Fase 1 – Infecção: Essa infecção, na maioria dos casos, pode ocorrer ainda na infância, em que podemos presenciar pessoas que não têm uma boa relação com o dinheiro falar de maneira desagradável dele, o que nos leva a absorver o que está sendo dito.
  • Fase 2 – Espelhamento: A autora acredita que, no geral, essa fase acontece na adolescência, em que o jovem está apto a procurar alguém em quem espelhar-se. Assim, ele tende a adotar os comportamentos das pessoas próximas a ele.
  • Fase 3 – Aparecimento dos primeiros sintomas: Por não entender bem o que fazer com o dinheiro, a pessoa passa a gastar deliberadamente, sem entender que precisa de ajuda para lidar bem com ele.
  • Fase 4 – Estágio avançado: Nessa fase, é comum o endividamento excessivo, em que ocasiona no descontrole financeiro sem achar soluções para sair da situação.

Sendo assim, falar sobre dinheiro de maneira franca e sincera evita muitos problemas. Por isso, procure sentir-se à vontade para falar de finanças quando quiser com seus amigos e familiares. Essa atitude poderá ser de grande ajuda para você e a forma como lida com o dinheiro.

Portanto, sempre que houver oportunidade de falar sobre dinheiro, não deixe passar. Não se deixe afetar pela “Dinheirofobia”.

Mobills – Controle de Gastos

4.6300
URL verificada
PlataformaAndroid, iOS e Web.
FuncionalidadesControle de contas, cartões e objetivos.
PreçoGratuito com funcionalidades Premium (Paga).
BenefíciosApp com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    O Mobills é um aplicativo de controle de gastos e finanças pessoais que irá lhe ajudar a alcançar o sucesso financeiro que você sempre sonhou.

    🎯 Nossa missão é transformar sua vida financeira para melhor e eliminar de vez todos os seus problemas com dinheiro.

    💰 Tudo isso é possível porque o Mobills é a maneira mais simples, fácil e segura para você economizar e juntar dinheiro.

    🚀 Confira porque mais de 8 milhões de pessoas escolheram nosso aplicativo para controlar suas finanças e não tomar susto no final do mês.

2. Qual a importância de ter objetivos?

São as nossas metas, claras e alcançáveis, que vão nos dar o devido direcionamento do que fazer e como fazer para alcançar os nossos maiores sonhos. Ou seja: São os nossos objetivos que nos norteiam.

No capítulo 2 do livro Me Poupe, Nathalia Arcuri define 3 características que um bom objetivo deve ter. Não importa qual é o seu objetivo, desde que ele seja:

  • Autêntico: Se você deseja realizar aquele sonho, nada mais justo do que dar a sua cara ao objetivo e definir você mesmo as metas para alcança-lo;
  • Importante: Se faz diferença na sua vida e você quer, realmente, alcançar;
  • Justificável: Se faz sentido para você. Segundo a autora, você deve se fazer a seguinte pergunta: “O que esse bem material vai me proporcionar que é tão importante para mim? ” Responda à pergunta de maneira honesta para si mesmo e analise a resposta para validar o objetivo.

Ter em mente objetivos claros pode te ajudar a poupar de maneira mais fácil, sem ser um sacrifício, uma vez que você está poupando para conquistar os sonhos que, agora, devem estar claros na sua mente.

3. Como definir prioridades para conquistar seus sonhos?

Provavelmente você já ouviu a expressão “abraçar o mundo com as mãos”. Ao definir prioridades, não podemos dar esse abraço no mundo, mas entender o que é viável abraçar no momento.

Por isso, de acordo com o livro, autoconhecimento é essencial para que saibamos o que é exatamente necessário para nós, pois só quem se conhece de verdade consegue definir os planos para a vida financeira.

Sendo assim, procure saber o quanto antes o que você realmente deseja, quais os seus propósitos de vida e o que te motiva a seguir em frente. A partir dessas respostas, você estará pronto para definir as suas prioridades, ou seja, colocar em ordem o que você deseja realizar primeiro.

Você pode começar respondendo essas 3 perguntas:

  1. Quanto de dinheiro entra no seu bolso;
  2. Quanto de dinheiro sai do seu bolso; e
  3. Qual a porcentagem de dinheiro que está trabalhando para você.

Após fazer esse diagnóstico financeiro, defina suas prioridades de acordo com o momento em que você está e, de maneira cautelosa, vá aumentando os passos conforme você for realizando cada sonho.

Para ajudar a definir o que é prioritário para o momento, por exemplo, você pode utilizar essa tabela presente no livro para que ela sirva de base:

  • Curtíssimo (para hoje);
  • Curto (até 2 anos);
  • Médio (2 a 5 anos);
  • Longo (5 a 10 anos); e
  • Longuíssimo (mais de 10 anos).

4. O que é a força T?

Trabalhar para si mesmo e com paixão torna o caminho mais fácil. Nathalia Arcuri conta, no capítulo 4 do livro, que escolheu o jornalismo mesmo sabendo e sendo alertada de que “não é uma profissão que dá dinheiro”.

Porém, não faltou determinação para fazer da paixão pelo curso o seu meio de vida por um tempo, pois ela tinha um plano.

Caso o trabalho seja feito com paixão, a motivação para fazê-lo bem feito será mais forte. Afinal, trabalhar com o que se ama nos faz querer fazer aquilo cada vez mais, certo?

Por isso, ao escolher um trabalho, procure pelo que faz você feliz. Fazendo isso, o caminho ficará mais simples de ser percorrido.

5. Economizar é possível?

A resposta para essa pergunta, mesmo que você ganhe pouco, é sim! Poupar é possível.

Segundo o livro Me Poupe!, uma das técnicas que mais nos ajuda a poupar é o planejamento que podemos fazer antes de fazer alguma compra. Tudo começa, segundo Nathalia, com um desejo enorme de adquirir aquela coisa, que pode ser desde uma camiseta básica até algo mais caro.

Porém, para ajudar na decisão de comprar ou não, podemos fazer o seguinte processo de planejamento:

  • Desejar;
  • Orçar, em que vamos levantar os custos dessa coisa;
  • Planejar, que é o tempo que nos planejaremos para poupar até conseguir o valor e comprar o que queremos;
  • Manter o foco no planejamento, que, segundo ela, acontece caso aquilo que você quer seja muito desejado; e
  • Realizar, que é comprar à vista e com desconto.

Pode não parecer muito, mas ao fazer isso você estará dando um grande passo rumo a grandes economias.

Outra técnica infalível para controlar os impulsos de compra, também presente no livro, é o que Nathalia Arcuri chama de “QUE-ME-PRE-PO-DE”, que respectivamente significa:

  • Quero?
  • Mereço?
  • Preciso?
  • Posso?
  • Devo?

Ao responder de forma sincera a todas essas perguntas, nos tornaremos pessoas verdadeiramente poupadoras, que pesam todas as atitudes e não fazem nada (como compras) por impulso.

6. Como fazer o dinheiro trabalhar para você

No 6º capítulo do livro, já que, teoricamente, você entende dos princípios básicos que fazem chegar até aqui, é hora de finalmente falar sobre investimentos.

Segundo a autora, as pessoas que trabalham pelo dinheiro estão sempre correndo atrás dele. Por isso, devemos inverter essa situação. Ao investir, devemos sempre buscar formas de mudar de maneira radical para uma vida melhor.

Para ter uma motivação maior para investir, você pode utilizar uma calculadora de juros compostos para ver quanto vai ter, em alguns anos, caso invista algum valor da sua vontade naquele momento.

Como complemento dessa motivação, Nathalia Arcuri disponibiliza cinco hábitos para investir melhor, que são:

  1. Fale MUITO sobre dinheiro, sem medo do que as pessoas vão pensar;
  2. Leia o caderno de economia sempre, pois é preciso conhecer cada vez mais sobre o mercado e sobre o dinheiro em si;
  3. Fique de olho nos termos que influenciam a economia, como Selic, IPCA, Ibovespa entre outros;
  4. Tenhas metas de curto, médio e longo prazo e mantenha-se motivado para conquistá-las;
  5. Conheça todas as modalidades de investimentos disponíveis.

Por fim, para entrar no mundo dos investimentos com informações claras e confiáveis, no entanto, você precisa essencialmente do próximo passo: o conhecimento.

7. Buscar conhecimento é importante?

Buscar conhecimento deve estar entre os primeiros da sua lista de prioridades, pois esta é uma busca que deve ser constante.

Por isso, tente encontrar tempo, mesmo que, por hora, seja pouco e discipline-se a fim de alavancar a sua vida financeira através do conhecimento.

8. Por que ser independente financeiramente?

Para Nathalia Arcuri, independência financeira está intimamente ligada à liberdade de escolha. Ou seja: Entre trabalhar com o que gosta, parar de trabalhar ou trabalhar menos, o que mais importa é o seu poder de decisão.

Ser independente financeiramente é a chave, segundo a autora, para viver de acordo com as próprias regras.

9. Assuma responsabilidades

Permita-se errar e, acima de tudo, recomeçar. Sair da zona de conforto implica ir a lugares novos, que não conhecemos, mas esse é um dos passos fundamentais que você precisa dar.

Portanto, Nathalia Arcuri garante que o mais importante depois de errar é ter coragem para reajustar o foco e elaborar um novo plano, executando tudo da melhor maneira possível.

Para isso, sair da zona de conforto é um dos passos fundamentais para que você assuma novos desafios sem medo dos erros durante o caminho. É importante estar ciente de que nem tudo pode sair como é planejado, por isso, a autora disponibiliza o seguinte passo a passo:

  1. Cuide do seu planejamento e monte uma reserva financeira de, no mínimo, um ano;
  2. Tenha um plano engatilhado;
  3. Não dê ouvidos às pessoas pessimistas ao seu redor;

10. Saiba agradecer até pelas más situações

Situações ruins nos mostram pontos de melhoria todos os dias. Talvez, se não fossem essas más situações, não teríamos aprendido tanto. Concorda?

Sendo assim, encare tudo como aprendizado e procure ser o mais positivo possível, mesmo em situações que você não acredite ter margem para isso. Faça das pequenas vitórias os degraus mais importantes para o sucesso, pois será através delas que você atingirá o conhecimento necessário para as batalhas maiores.

Ao fazer isso, você estará pronto para seguir todos os passos anteriores, pois se você está apto para comemorar as pequenas vitórias, está mais pronto ainda para festejar o seu sucesso.

Você se compromete a aplicar os 10 passos do livro?

Buscar aprendizado em diferentes fontes, como em livros de finanças ou seus resumos, é de extrema importância para a nossa vida. Por isso, considere este o primeiro passo para que você aprenda os princípios básicos das finanças e seja uma pessoa de sucesso.

Como segundo passo, procure colocar em prática o que você aprendeu, mesmo que aos poucos. Se for preciso, volte, leia novamente o resumo do livro Me Poupe, de Nathalia Arcuri, e vá no seu tempo.

Se você gostou deste conteúdo, deixe sua opinião nos comentários, pois ela é muito importante para nós.

Conte conosco para aplicar os 10 passos do livro!



Escrito por Ranielle Oliveira Social Media

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para o Instagram @mobillsedu e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.


.