A planilha de gastos mensais é uma das melhores formas de se organizar financeiramente. Por isso, vamos te mostrar as opções que mais podem te ajudar!

Planilha de gastos mensais: conheça 3 boas opções

Na hora de se organizar financeiramente, é importante contar com recursos capazes de registrar e acompanhar a entrada e saída de dinheiro. Uma das mais populares, com certeza, é a planilha de gastos mensais.

A opção é muito famosa, principalmente, por ser algo simples e prático, além de oferecer uma boa organização de todos os dados que precisam ser analisados durante o mês. 

De toda forma, com tantas possibilidades existentes na internet — fora todas as planilhas “amadoras” que podemos fazer enquanto estamos aprendendo a nos organizar — você pode conhecer os melhores modelos disponíveis.

E é justamente isso que faremos agora! Neste conteúdo, você conhecerá as 3 melhores planilhas de gastos mensais, além de reconhecer todos os seus benefícios práticos.

Vamos lá?

Planilha de gastos mensais: as 3 melhores

Selecionamos as três principais planilhas disponíveis na internet atualmente. A partir da nossa curadoria, você poderá escolher aquela que faz mais sentido para você.

Destacamos isso porque é importante se sentir confortável nesse processo, que envolve uma série de questões pessoais, então sinta-se livre para testar todas e fazer a melhor escolha.

De toda forma, como somos especialistas no assunto e não poderíamos deixar de te ajudar, ao final do conteúdo vamos apontar o que consideramos essencial em uma planilha, consequentemente, elencando a mais interessante.

B3

A B3, Bolsa de Valores do Brasil, criou uma planilha de orçamento simplificada. Ela é ideal para aquelas pessoas que estão aprendendo agora a começar a gastar devidamente e, mais do que isso, manter um controle das finanças.

Sabendo disso, lembre-se que as informações contidas nela serão mais básicas e não terão tantas “camadas” de complexidade quanto aquelas pensadas para pessoas com um nível de conhecimento mais avançado no assunto.

Além de servir bem para quem está começando a se organizar, ela também é uma boa opção para quem não tem muito tempo de preencher várias informações e precisa apenas de dados mais “rasos”, gerados com maior rapidez e simplicidade.

Além da planilha, você pode conhecer outros materiais de educação financeira oferecidos pelo B3 educação em seu site.

Mobills

Além do nosso aplicativo, temos também uma série de planilhas para quem gosta do bom e velho Excel.

O mais interessante é o fato de existirem várias opções que se enquadram de acordo com o dia a dia e preferência do usuário. Veja bem as principais delas agora.

1. Desafio de 52 semanas para poupar dinheiro

Você já ouviu falar sobre o “desafio das 52 semanas”? Se não, vale a pena conhecer! Conforme o nome já aponta, ele é uma ferramenta que auxilia na hora de juntar dinheiro.

Para começar, um valor bem pequeno é comprometido da sua renda e, com o passar dos meses, você será capaz de guardar cada vez mais dinheiro. 

Dessa forma, poderá se acostumar com o hábito de reservar um pouco das finanças para poupar. Quando menos perceber, terá uma boa quantia no bolso.

Ela existe em várias versões, que dependem do valor inicial guardado. Acesse todas no site!

2. Planilha de casamento

Sabemos que o casamento faz parte da realização de um sonho. E, por isso, é preciso pensar de forma estratégica em todos os gastos, que não são poucos.

Para que o processo seja levado de forma tranquila, como deve ser, toda organização é necessária. A planilha de casamento, então, é uma ótima forma de passar por esse momento tão importante na vida do casal.

Um dos maiores benefícios dela é ter a possibilidade de anotar tudo e não ser pego de surpresa por eventualidades que deveriam ter sido registradas no início, mas acabaram se perdendo.

3. Planilha de gastos diários

Quando pensamos no controle e organização das finanças pessoais, quanto mais frequente for o registro, melhor.

E isso acontece por um motivo muito simples: mantendo um controle minucioso do dinheiro, você terá sempre uma visão estratégica a respeito do que entra e do que sai. 

Com essa visão, fica muito mais difícil tomar aquelas decisões emocionais e “em cima da hora”, que na maioria das vezes geram arrependimento no final.

Por isso, a planilha de gastos diários é interessante para quem precisa entender como gasta o próprio dinheiro.

Com o passar do tempo, você pode espaçar um pouco mais a periodicidade, mas inicialmente é realmente importante trabalhar com a frequência maior.

Ao mesmo tempo, aqueles que não abrem mão de um controle minucioso, sempre poderão ter a planilha de gastos diários como melhor amiga.

4. Planilha de orçamento para viagem

Assim como o casamento, uma viagem pode ser considerada como um grande plano que envolve escolhas financeiras significativas.

Quanto maior for a viagem, maior será a necessidade de se organizar de maneira prévia. Além dos “básicos”, como passagem e hospedagem, existem uma série de outros gastos por trás, que acabam passando despercebidos.

Seguros de viagem, taxas de embarque, plano de saúde, roupas e acessórios necessários, documentação (como visto e passaporte) são apenas alguns dos vários destinos do seu dinheiro.

Por isso, da mesma forma que falamos anteriormente, prever esses gastos é fundamental para fazer com que o processo seja vivido de forma muito mais tranquila e prazerosa.

Além disso, você poderá garantir que terá uma quantia interessante para todo o lazer esperado!

Conheça a planilha de orçamento para viagem!

IDEC

O IDEC, também conhecido como Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, desenvolveu uma planilha de gastos domésticos.

Ela é considerada como uma opção mais avançada, e serve muito bem para famílias. 

Principalmente se você mora com mais de uma pessoa, deve ter em mente a importância de manter o controle familiar a parte do controle financeiro pessoal.

Afinal, são destinos diferentes para o seu dinheiro e, possivelmente, outras pessoas estão envolvidas na contribuição.

Ela também funciona muito bem para pessoas de forma individual, e podem ser adaptadas de acordo com as necessidades.

Seja para uma viagem, sair das dívidas ou qualquer outro desejo existente, é só fazer os refinos necessários, entender sobre as finanças e começar a poupar. 

Como escolher a melhor planilha de gastos mensais?

Agora que apresentamos três bons exemplos de planilhas, é hora de conversarmos sobre uma possível “melhor opção”.

Por mais que seja difícil afirmar o que é bom ou ruim para pessoas que não conhecemos — principalmente ao pensar que gastos são coisas muito pessoais — existem alguns pontos que podem definir o sucesso da sua trajetória.

E ele é muito simples!

Pense conosco: entre “fazer uma viagem em 2021” e “viajar para Nova York em setembro de 2021”, qual objetivo tem mais chance de ser alcançado?

Escolhemos o segundo porque, justamente, quanto mais detalhes, mais palpável é o processo de definir os meios para conquistar aquela meta.

O mesmo acontece na hora de escolher uma planilha. Opções específicas e personalizáveis são essenciais para que você tenha uma visão minuciosa de todos os gastos envolvidos naquele projeto.

Por isso, na hora de escolher a melhor opção para você, procure aquela que esteja mais relacionada com sua realidade atual, além dos desejos e planos para o futuro.

Conclusão

Com este conteúdo, esperamos que tenhamos te ajudado a conhecer o universo da planilha de gastos mensais.

Se você acredita que foi capaz de avançar nesse sentido, lembre-se que sempre é hora de melhorar as finanças e sua organização!

Por isso, acesse os nossos materiais gratuitos e tenha, na palma da mão, uma variedade gigantesca de ferramentas que vão te ajudar ainda mais a conquistar a independência financeira.

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo sobre os as 3 melhores planilhas de gastos mensais?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

 

Postado em: Economizar, Planilhas


Escrito por Carlos Terceiro

Carlos Terceiro, Fundador e CEO do Mobills, o aplicativo de finanças pessoais com o maior número de clientes no Brasil. Empreendedor movido pelo propósito de transformar a vida financeira dos brasileiros para melhor. Formado em análise de sistemas e Pós-graduando em Finanças e Investimentos pela PUCRS.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web