Se planejar financeiramente não significa prever todos os acontecimentos futuros, mas sim, possuir meios de lidar com adversidades que você sequer conseguiu prever.

Possuir um planejamento financeiro é essencial para garantir a tranquilidade ao longo do mês.

Isso porque, sem um bom planejamento, não é possível saber para onde o seu dinheiro está indo, ou sequer quando você irá alcançar determinado objetivo.

Quando não se possui um planejamento, você simplesmente deixa as coisas acontecerem, mas essa estratégia se torna prejudicial quando imprevistos acontecem e você não está preparado!

Perceba que se planejar financeiramente não significa prever todos os acontecimentos futuros, mas sim, possuir meios de lidar com adversidades que você sequer conseguiu prever.

Ao pé da letra, um planejamento financeiro está muito mais relacionado com PREVENÇÃO do que com PREVISÃO.

Bom, agora que você já deve está convencido da importância de um bom planejamento financeiro, confira abaixo a melhor forma de criar um planejamento mensal utilizando o Mobills.

Boa leitura!

Por que devemos ter um planejamento financeiro?

Primeiramente, o planejamento financeiro é uma das principais formas – se não for a principal- de sair das dívidas, e conseguir conquistar seus objetivos e o controle definitivo das suas finanças.

Pode parecer exagero, mas tudo isso acontece pelo simples fato de você conseguir entender a realidade da sua vida financeira.

Assim, você se torna capaz de fazer escolhas mais inteligentes e pensar de forma cautelosa e estratégica.

Portanto, os gastos são otimizados para que seja possível gastar com sabedoria e poupar boa parte do seu dinheiro!

Criando um planejamento mensal com o Mobills

Definir suas metas de gastos e controlá-las minuciosamente pode ser, muitas vezes, uma tarefa complexa. Mas o Mobills está aqui para ajudar a sua vida! (teste grátis Android ou iOs)

No Mobills, é possível realizar um Planejamento Mensal de forma simples e efetiva. Quer saber como? Confira os passos abaixo:


  1. Na Dashboard, toque em Planejamentos, e em seguida, escolha a opção definir um novo planejamento.

Ah, é importante lembrar que, caso você já tenha definido um planejamento no mês anterior, você pode copiá-lo, e utilizar os mesmos dados no mês atual.

  1. Feito isso, é importante inserir toda a sua receita mensal.

Lembra quando falamos da importância de registrar todos os seus gastos? Bom, isso ajuda a facilitar a sua vida quando for definir um planejamento mensal.

Como o Mobills arquiva suas informações, ele informa automaticamente o quanto você gasta por mês! É claro que o valor pode ser modificado, mas com a ajuda do Mobills fica muito mais fácil de se organizar.

planejamento financeiro inicial - Mobills


  1. Na próxima tela, é importante escolher qual será a sua meta, ou seja, qual valor que você pretende gastar  durante o mês (caso tenha dúvidas, você pode utilizar a opção “Porquê precisamos saber disso” para entender melhor).

Nessa opção, é possível utilizar a barra de porcentagem abaixo do valor, e escolher o percentual ou valor monetário que deseja orçamentar.

Lembre-se de colocar em prática alguns princípios que já ensinamos no nosso blog, como a Regra 50-30-20 e nossas estratégias para se organizar!

planejamento financeiro total - Mobills


  1. Na tela a seguir, irão aparecer suas categorias, e então será possível escolher para qual delas você gostaria de definir os orçamentos.

PS: Caso você escolha alguma subcategoria, a categoria pai (categoria na qual ela foi criada) também será selecionada automaticamente.


  1. Agora, é hora de estabelecer quanto você pretende gastar em cada categoria, lembrando que, se você definiu uma subcategoria, o valor dela não pode ultrapassar o planejado para a categoria pai.

PS: Se a soma dos valores definidos para cada categoria for menor que o orçamento total, será criado um novo planejamento chamado “Categoria restante”, para cada despesa que você cadastrar que não sejam das categorias escolhidas.

Por outro lado, se a soma dos valores colocados como planejado forem superiores ao orçamento total, ao concluir os passos, será apresentado o orçamento total + o que foi excedido.

planejamento financeiro metas - Mobills


  1. Por último, você deve escolher em qual porcentagem você prefere receber alertas sobre os gastos.

Vale lembrar que a porcentagem definida será para todas as categorias e subcategorias. 

Caso você queira um alerta personalizado para alguma em específico, basta editá-lo alterando a porcentagem diretamente no alerta.

planejamento financeiro alertas - Mobills

Feito! Seu orçamento do mês foi criado com sucesso!

Agora basta colocar em prática tudo o que você aprendeu sobre um bom planejamento financeiro e seguir o seu à risca.

Conclusão

Possuir um controle e planejamento financeiro pode ser decisivo para o seu sucesso a longo prazo.

Por isso, aqui no Mobills, nós fazemos questão de tornar essas funções as mais completas possível. Teste grátis em seu smartphone! (Android ou iOs)

Portanto, agora que você já sabe criar um planejamento financeiro, é hora de criar o hábito de acompanhá-lo periodicamente, e é claro, registrar todos os seus gastos.

Assim, a cada dia que passar os seus planejamentos ficarão ainda mais efetivos, possibilitando que você realize os mais diversos sonhos, e é claro, tenha uma boa tranquilidade financeira!

Postado em: Finanças Pessoais, Tutoriais


Escrito por Hícaro Sindeaux

Hícaro Sindeaux, graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Apaixonado por finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo.

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Logo Mobills
Mobills Google Play
Mobills Apple Store
Mobills Web