Neste post completo, você vai aprender a criar as melhores metas para 2021 que tenham altas chances de sucesso. Vamos lá?

Metas para 2021: Como alcançar seus objetivos

Com o segundo semestre do ano avançando cada vez mais rumo à virada, as metas para 2021 se tornam uma pauta em evidência.

Ao mesmo tempo, algo que acontece com muita frequência é perceber, com o passar dos meses, que vários dos objetivos traçados não foram conquistados.

Seja por falta de cuidado com as finanças pessoais ou por más escolhas, devemos aprender aquelas práticas fundamentais para traçar metas e objetivos para 2021 que tenham chances maiores de serem conquistadas.

E sim, existem formas de alcançá-las com mais facilidade!

Seremos parceiros nessa caminhada e, com certeza, poderemos deixar o processo de definição muito mais claro para você.

Vamos lá?

Características de uma boa meta

Conhece o sistema da meta ESPERTA?

Muito útil na construção de metas eficazes, esse sistema nada mais é do que o conjunto das características de uma boa meta. Ou seja, ele indica que uma boa meta deve ser:

(E)specífica: Uma meta precisa ser clara e objetiva. O que você almeja conquistar? É possível e está de fato a seu alcance? Você tem o controle dessa meta?

(S)istemática: É importante que o sistema funcione de forma adequada, por isso, você precisa entender como o sucesso ou fracasso dessa meta pode afetar a sua vida. O que você precisa abdicar para conquistá-la? O que você ganha? Está indo de acordo ou contra os seus valores pessoais?

(P)razo: Para conquistarmos nossos objetivos em geral, é importante que estipulemos prazos de conclusão, além de não procrastinar para começar. Então, saiba quando deverá começar e concluir sua meta.

(E)vidência: Determine parâmetros de análise do seu progresso. Afinal, como vai conseguir saber se está se aproximando ou ficando ainda mais longe da sua meta?

(R)ecursos: O que pode te ajudar a conquistar suas metas? Determine o que precisa com base nos recursos que você já tem disponível.

(T)amanho: Quem vai saber se a meta é muito grande ou muito pequena é você, visto que conhece suas habilidades e recursos. Em todo caso, é necessário que pondere o tamanho da meta para concluí-la no prazo previsto.

(A)lternativas: Nem sempre é possível cumprir com o planejado. Portanto, busque alternativas viáveis que possam te ajudar a superar obstáculos durante essa jornada.

A “fórmula da meta perfeita”

Quando pensamos em metas e objetivos, muitas pessoas se frustram por não conseguirem chegar nem perto do resultado.

E isso acontece, na maioria das vezes, pela falta de algumas atitudes muito simples, que podem ser aplicadas facilmente antes de traçá-las.

Pensando nisso, listamos as principais características que compõem a “fórmula da meta perfeita”.

É claro que a garantia de conquista só depende de você (e de fatores pessoais da sua vida), mas começar com o pé direito é importante.

Coloque tudo no papel

O primeiro momento deve ser uma espécie de “chuva de ideias”. Sempre temos vários sonhos e desejos, mas é importante deixá-los devidamente anotados para que, com isso, seja possível distinguir aqueles factíveis dos que podem ser deixados para depois.

Nesse primeiro momento, não precisa ser muito exigente em relação às boas práticas. Registre apenas tudo aquilo que você gostaria de alcançar em 2021.

Veja alguns exemplos:

  • Mudar de emprego;
  • Juntar dinheiro;
  • Emagrecer;
  • Viajar para o exterior, e etc.

No decorrer deste conteúdo, vamos explorar cada uma dessas metas, mostrando formas práticas de aumentar o sucesso de cada uma.

Seja o mais específico possível

Agora que você já listou seus desejos, é hora de transformá-los em metas para 2021. E sabemos que, quanto mais específica ela for, maior é a chance de alcançar.

Isso acontece por um motivo muito simples: quanto mais detalhes recebermos, mais o nosso cérebro pode trabalhar as maneiras práticas para conquistar os objetivos.

Uma meta tem variáveis importantes que vão definir seu sucesso ou fracasso, além de possibilitar o desenvolvimento de planos de ação específicos.

Pense na meta “viajar para o exterior”. Beleza, entendemos que o seu sonho é ir para o exterior, mas existem alguns fatores que vão transformá-la por completo:

  • Para qual país você deseja ir?
  • Quando pretende viajar?

Essas duas simples perguntas já são capazes de mudar o título da meta para algo como “viajar para os Estados Unidos em novembro de 2021”.

Você vai perceber, a seguir, o motivo de uma simples mudança de posicionamento ser tão importante.

Defina meios de alcançá-la, ou metas menores

Assim como fazemos na vida profissional, metas também precisam contar com aquelas “métricas de sucesso”.

Somente assim você será capaz de entender se está avançando ou se é preciso repensar aquele objetivo.

Falando sobre a meta de viajar para os Estados Unidos em novembro, você provavelmente vai precisar:

  • Tirar o seu visto e passaporte, caso não tenha;
  • Juntar uma determinada quantia em dinheiro até o mês de novembro;
  • Fazer a reserva do hotel;
  • Comprar as passagens;
  • Além de todas as questões que envolvem uma viagem.

Para cada “mini meta para 2021”, existem outras menores ainda e, quanto melhor for esse hábito de “destrinchar”, mais fácil é alcançá-la.

Caso a meta fosse completamente abrangente, com certeza se sentiria muito menos motivado para alcançá-la. Isso acontece porque quando estamos no escuro, é muito mais fácil jogar tudo para o alto ou desanimar.

Trabalhe com metas realistas

Antes de se colocar à disposição para realizar algo, tenha em mente que aquela meta deve ser objetiva. Afinal, qual é o motivo de propor coisas que são impossíveis, ou difíceis demais?

Por exemplo: se você acabou de ficar desempregado e não tinha reserva, o ideal é deixar uma meta grande como a viagem para os Estados Unidos em segundo plano.

Assim, poderá focar em objetivos que podem te permitir alcançá-la em um outro momento. Eles podem ser:

  • Fazer trabalho freelance;
  • Enviar currículos para empresas do seu interesse;
  • Fazer cursos de aperfeiçoamento da sua carreira.

Afinal, para conseguir juntar dinheiro de forma factível (a não ser que você tenha outros meios pessoais), precisará trabalhar.

Por isso, além de ser realista no que deseja, trabalhe com uma boa priorização.

Sempre temos vários sonhos e é difícil hierarquizá-los, mas você não precisa abandonar nenhum deles! Saiba, apenas, que às vezes é preciso focar em algo para apenas depois colher frutos subsequentes.

Estabeleça metas para áreas diferentes da vida

Falamos sobre a priorização acima, mas isso não significa que você deverá trabalhar com apenas uma meta por vez.

Nos casos em que conseguir ter o controle de mais de uma, tente diversificar as áreas da vida. Afinal, não adianta nada ganhar muito dinheiro no trabalho, mas viver um casamento em crise.

Sempre que for possível priorizar uma e deixar a outra em segundo plano, você saberá fazer isso com maestria, já que se antecipou e entendeu que às vezes é preciso recorrer ao mecanismo.

Faça um acompanhamento periódico

Já falamos anteriormente, mas vamos ressaltar: suas metas devem ser mensuráveis.

Somente assim será possível entender como vão as coisas, traçar planos de ação e se antecipar. Nada de se assustar com as metas só em novembro, quando faltar um mês para terminar.

Por isso, estabeleça um período: pode ser semanal, quinzenal, mensal ou semestral, tudo depende da complexidade da sua meta e do quanto ela é importante para você!

Metas para 2021: traçando a partir de áreas diferentes

Agora que você já entendeu a fórmula para criar boas metas, selecionamos algumas áreas da vida que são comuns nesse sentido.

Metas relacionadas à saúde

Aquelas metas como “ter o corpo do verão”, “conquistar a barriguinha trincada” ou o simples “emagrecer” já passaram pela cabeça de muita gente.

Todavia, não somente metas estéticas, mas qualquer coisa relacionada à saúde, deve contar com um acompanhamento médico prévio.

O seu médico acredita que é possível alcançar o que você deseja? Essa meta é saudável? Dentro da sua realidade atual, existem empecilhos que poderiam prejudicar a conquista?

Por isso, sempre que pensar em saúde, consulte um profissional e crie a meta junto com ele. Tenha certeza que com o devido acompanhamento, será muito mais fácil conquistar esse sonho.

Metas para 2021 no âmbito profissional

Assim como todas as metas, sua conquista está diretamente condicionada com o quanto de esforço você está disposto a colocar em cima dela.

E, ao pensar na nossa carreira, podemos nos encontrar frente aos momentos de acomodação e dificuldade de “sair do lugar”.

Por isso, ao traçar metas profissionais, entenda que será preciso investir tempo e dedicação em mecanismos capazes de te ajudar a crescer, também, de forma pessoal.

Fazer cursos, criar um bom networking, enviar uma quantidade determinada de currículos por dia e treinar habilidades pessoais são algumas práticas que vão além da meta e deverão se tornar parte de você.

Metas relacionadas aos sonhos

Por mais que eles possam se complementar, é importante dizer que metas são diferentes de sonhos.

Nesse sentido, saiba ponderar aquilo que pode ser transformado em algo factível e mensurado, para assim aumentar as chances de sucesso.

Conforme já mencionamos, deve existir uma análise do que é possível realizar e dos desejos que deverão ficar em espera.

Entenda que está tudo bem em não conseguir “abraçar o mundo” de uma vez só e que frustrações fazem parte do processo.

A ideia é começar com metas menores e mais factíveis e ir escalando, ou seja, à medida que você conquistou uma, ela será importante para alcançar a próxima.

Metas financeiras

As metas financeiras são muito comuns, principalmente aquelas que envolvem “ficar rico”, “sair das dívidas”, “quitar um financiamento” ou qualquer outra coisa do tipo.

Um erro considerável, mas que frequentemente passa despercebido, é a colocação dos anseios acima do que é factível.

Beleza, entendemos que ficar rico é um desejo de muita gente. Mas quanto você, na sua realidade atual, consegue juntar? Quais são os meios disponíveis para que você conquiste essa meta?

Por isso, quando falamos sobre o tópico em específico, é importante ser “pé no chão” e, inicialmente, fazer um bom planejamento financeiro.

Somente com ele é possível entender a sua situação atual, ter um diagnóstico sobre hábitos que podem ser melhorados e entender também aqueles que vão muito bem e devem continuar assim.

Depois de ter um bom controle das suas finanças, aí sim terá um valor alcançável do quanto pode juntar, formas de conseguir mais dinheiro e, finalmente, traçar aquela meta dos sonhos.

Conclusão

Se você chegou até aqui, acreditamos que está próximo de realizar as melhores metas para 2021.

E, mais do que isso, saberá exatamente quais pontos são importantes para que elas se tornem algo digno de comemoração, e não de frustração.

Para te ajudar a conquistar cada uma delas, já que a maioria provavelmente estará relacionada com objetivos financeiros (mesmo quando são secundários), te convidamos a conhecer o Mobills.

O Mobills é uma plataforma de controle financeiro pessoal e planejamento online, onde você vai encontrar todos os recursos necessários para se organizar e entender a situação das suas finanças para que seja possível conquistar todos os seus sonhos e metas!

Nesse sentido, conheça mais sobre o Mobills no nosso site!

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo “Metas para 2021: Como alcançar seus objetivos”?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Estilo de Vida


Escrito por Larissa Brioso

Estudante de Economia na Universidade Federal do Ceará e Educadora Financeira na Mobills. Cresci com o desejo de possuir a minha independência financeira e aos 17 anos me tornei estudante incansável das técnicas de gerenciamento financeiro e investimentos.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web