Somos todos criaturas dos hábitos. Pensando nisso, listamos alguns hábitos fundamentais que podem te ajudar a ter uma carreira de sucesso!

17 hábitos imprescindíveis para uma carreira de sucesso

Mobills: o melhor gerenciador financeiro do Brasil!

Somos todos criaturas dos hábitos.

Todos os dias, realizamos uma série de comportamentos que nos guiam do amanhecer ao anoitecer.

Na maioria das vezes, estas ações são inconscientes e automáticas, resultado de comportamentos repetidos – hábitos que se enraizaram em nós.

No nosso ambiente de trabalho não é diferente, temos hábitos bons e também temos hábitos ruins, só precisamos praticar mais alguns do que outros para que nossa produtividade seja a melhor possível.

Pensando nisso, listamos alguns hábitos fundamentais que podem te ajudar a ter uma carreira de sucesso.

Confira o texto até o final e eleve sua condição profissional a outro nível!

17 hábitos imprescindíveis para uma carreira de sucesso

1. Chegar 30 minutos antes

Você chega atrasado ao trabalho? Ou são seus colegas que costumam fazer isso? Vamos tomar isso como exemplo do que não fazer.

O ideal é chegar ao seu trabalho com um pouquinho de antecedência. No mercado cada vez mais competitivo, atrasos não podem ser comuns.

Portanto, chegar mais cedo é um hábito de carreira indispensável.

Chegando um pouquinho mais cedo, você pode agilizar muitas de suas tarefas do dia sem se preocupar com barulho ou movimentação dentro da empresa.

Você ainda pode aproveitar o tempo extra para planejar o dia seguinte ou até a semana inteira.

2. Faça networking regularmente

No início da carreira, talvez você ainda não tenha muitos contatos, daí a necessidade de fazer novas conexões regularmente.

Mas como fazer isso?

Você pode ir a eventos do nicho que você trabalha ou tentar contato com alguém que você já conhece, mas não tem um vínculo profissional forte. Que tal um convite para um almoço?

Ter uma rede de contatos é muito importante quando você quer se sobressair no mercado, porém, não esqueça também de oferecer ajuda quando puder e não só esperar essa ajuda de volta.

3. Dê valor ao seu trabalho

Se você não valorizar o que tem, quem vai?

Quando valorizamos algo, trabalhamos para dar nosso melhor e fazer essa coisa dar maior retorno. Parece estranho valorizar seu emprego?

É assim com a maioria das pessoas.

Espera-se o maior retorno com o menor esforço, mas acredite, as pessoas ao seu redor vão perceber quando você valoriza algo e se esforça por aquilo (e isso é contagiante).

O retorno que você espera pode não vir de imediato, contudo, ele vai chegar mais cedo ou mais tarde.

4. Organize seu local de trabalho

Existem muitos pontos que você deve organizar na sua vida, um deles, que não pode ser ignorado, é seu local de trabalho.

Um ambiente de trabalho limpo e organizado te ajuda a clarear as ideias e se não ter uma confusão visual à sua frente não é o suficiente para você se convencer, bem, pense na imagem que você passa àqueles que trabalham com você.

Além disso, quando estamos desorganizados, é mais difícil se concentrar.

Há muitas coisas que competem pela nossa atenção.

Nós nos desviamos por um minuto e, em seguida, já estamos nas mídias sociais ou perdendo tempo fazendo outras atividades não relacionadas ao trabalho.

5. Tenha em mãos seu cartão de apresentação profissional

Mesmo que você não esteja em um evento para fazer contatos, certifique-se de ter seus cartões de apresentação profissional sempre com você.

Estamos tão ‘conectados’ ao mundo digital, que esquecemos como um cartão de papel pode ajudar a conseguir novos contatos e nos tornar marcantes.

Você não quer inventar desculpas quando alguém pede um cartão, isso é vergonhoso. Então, tenha sempre alguns na sua carteira.

Não custa nada, nem ocupa tanto espaço assim.

6. Defina prioridades

Esse hábito consiste em se concentrar nas tarefas mais importantes do seu trabalho e, dessa maneira, evitar distrações,  mantendo o foco no que importa.

É fácil perder a atenção quando não ordenamos por importância as tarefas que temos que fazer diariamente.

Se você for interrompido por  um colega, pode levar horas até que retome a linha de pensamento anterior.

Sendo assim, você deve ter uma listagem de tarefas, seja ela escrita em uma agenda, ou em tópicos no seu programa favorito.

O seu trabalho aqui é identificar e classificar por urgência.

Você pode, também, marcá-las como concluídas ao longo do dia e pensar em uma pequena recompensa para cada trabalho feito.

7. Postura profissional

Esse hábito é sobre a forma como você age.

Você deve ter uma postura profissional onde quer que você trabalhe, seguir o dress-code da empresa é um exemplo válido.

Outro, é sempre falar de forma educada e evitar palavrões no seu vocabulário.

8. Seja grato

Você sabia que sua mente tem poder?

Ser grato ao que temos é uma forma de melhorar sua perspectiva de vida e ser uma pessoa mais leve e motivada. Nada de focar naquilo que você ainda não obteve, mas sim, se concentrar naquilo que já conquistou.

Todos temos coisas pelas quais devemos agradecer todos os dias, nós apenas esquecemos de dar a devida atenção a essas coisas.

Nos acostumamos com o que não é mais novidade, até que aquela coisa se torna comum e perde a importância, mas a importância tem que vir de você.

Procure adquirir o hábito de começar seu dia agradecendo por coisas boas que aconteceram (#gratidão). Você vai ver como seu humor vai melhorar.

9. Seja uma pessoa comunicável

Ter uma comunicação eficaz, é uma habilidade super importante no trabalho, seja para se comunicar com os colegas, clientes ou superiores.

Pessoas com essa habilidade tendem a se destacar.

É fácil ter desentendimentos no local de trabalho, por isso, essa habilidade se faz tão importante. Aqui a questão é desenvolver o hábito de sempre ser claro e não deixar conversas importantes para depois.

10. Seja gentil

Essa atitude está muito atrelada à gratidão. Às vezes, você deseja um bom dia e não recebe um de volta, mas isso não é motivo para parar de praticar a gentileza.

Não pode existir espaço para ressentimentos em seu local de trabalho. Se houver algum problema, a gentileza pode resolver ou pelo menos amenizar o clima.

Todos os dias, encontramos pessoas que lidam com problemas que desconhecemos. Então, ter compaixão e sempre sorrir vai te marcar como uma pessoa cativante e isso é muito interessante para sua carreira.

11. Seja atencioso e evite distrações

Se alguém está falando, escute com atenção.

Não fique disperso pensando em uma resposta para o assunto, tente absorver tudo que a pessoa está tentando passar. Quando ela acabar, você faz perguntas ou adiciona seu ponto de vista.

O mesmo conceito vale para suas distrações enquanto você deveria estar focado em suas atividades.

Não se distraia!

Uma boa dica é desligar as notificações do seu celular para evitar a tentação de ficar checando a cada minuto.

12. Gerencie seu tempo

Outro hábito muito simples e que muitas vezes é negligenciado.

Administrar seu tempo não é nenhuma ciência exata, mas pode facilitar sua vida.

Comece com uma lista simples em uma agenda. Diária ou semanalmente, organize todas as suas ideias nela. Datas de reuniões, números que você tenha de mostrar para seus superiores, entre outras coisas relevantes.

À medida que você adota essa prática, além de ficar mais fácil, vai se tornar algo automático na sua vida.

13. Seja participativo

Use sua voz quando estiver em uma reunião. Não se deixe intimidar por pessoas de um cargo mais alto.

É muito fácil simplesmente se contentar em ouvir, mas ninguém se destaca apenas por isso.

Peça permissão para falar, uma boa empresa certamente irá levar em conta o que você tem a acrescentar.

14. Alimente sua mente

Você têm o hábito de ler livros de educação financeira? O mesmo vale para filmes e músicas, torne hábito ter na sua vida coisas que te inspiram.

Às vezes, somos tão inundados com vibrações negativas no trabalho que não podemos esquecer de alimentar a mente com energia positiva.

Uma maneira bem simples é contar com a ajuda de livros, músicas e filmes.

Eles não precisam ser exatamente voltados ao autoaperfeiçoamento ou autoajuda, embora possam ser extremamente úteis.

Você também não pode esquecer de cuidar do seu corpo, viu? Faça exercícios e se alimente de maneira saudável que não tem erro para mandar bem no trabalho.

15. Procure oportunidades de liderança

Você tem um projeto que ama e acha que seria uma boa ideia para aplicar à empresa? Ou mesmo, apareceu algum projeto que você poderia se voluntariar para liderar?

Assuma isso!

Seja voluntário quando surgirem novos desafios, é assim que as pessoas ganham destaque e são promovidas.

16. Identifique suas fraquezas

Você pode não ter grandes problemas na sua vida profissional, mas possivelmente existem coisas que podem ser melhoradas no seu trabalho e que podem te tornar mais eficiente.

Você deve identificar essas coisas e encontrar uma maneira de colocá-las no rumo certo.

Sua vida ficará mais fácil.

17. Não faça fofocas

Esse é um hábito até óbvio de se praticar, mas acredite, pode ser que sempre tenha um colega querendo te puxar para uma fofoca de leve.

No começo, pode parecer inofensivo, mas imagine se você faz um comentário infeliz? Isso pode te prejudicar muito no trabalho.

Então, é melhor manter distância das fofocas.

Se tiver alguma reclamação a fazer, fale, não fique apenas cochichando pelos cantos. Isso não vai mudar a situação e pode, na verdade, acabar piorando.

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do nosso artigo com 17 hábitos para uma carreira de sucesso?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Estilo de Vida


Escrito por Larissa Brioso

Estudante de Economia na Universidade Federal do Ceará e Educadora Financeira na Mobills. Cresci com o desejo de possuir a minha independência financeira e aos 17 anos me tornei estudante incansável das técnicas de gerenciamento financeiro e investimentos.

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web