Quanto mais cedo você tiver consciência das possibilidades que seu dinheiro te dá, mais rápido ele vai trabalhar para você e mais perto dos seus objetivos você vai estar. Saiba mais!

13 Hábitos de mulheres bem-sucedidas financeiramente

Banner MobillsEdu app

Bons hábitos financeiros exigem uma boa dose de autoconhecimento, além de disciplina para fazer o que é necessário, e não simplesmente o que é mais prazeroso no momento.

Quando o assunto é controle financeiro, temos algumas ideias que podem construir essa base, tais como: gastar menos do que você ganha, economizar ao invés de gastar, desenvolver rotinas, e etc.

Mas, se essas são dicas tão simples, por que nem todo mundo é bem-sucedido financeiramente?

Certamente é porque nada é tão fácil assim, nem muito menos se tratando de dinheiro, então, precisamos compreender o que está nos impedindo de alcançar esse sucesso.

Sabendo disso, entenda o que pode mudar no seu dia a dia! Quanto mais cedo você tiver consciência das possibilidades que seu dinheiro te dá, mais rápido ele vai trabalhar para você e mais perto dos seus objetivos você vai estar.

Conheça agora 13 hábitos de mulheres bem-sucedidas e transforme sua vida financeira para melhor!

Boa leitura!

Os hábitos de mulheres bem-sucedidas financeiramente

1. Definição um orçamento financeiro mensal

Aderir a um orçamento é o primeiro passo para percorrer o caminho do sucesso financeiro. Mulheres bem-sucedidas sabem a importância de gerenciar seu dinheiro, não importa quanto dinheiro elas tenham.

É necessário controlar bem para saber se suas prioridades estão seguindo o caminho certo e se não está gastando mais que o devido.

Mas o que é um orçamento? É a ferramenta que permite que você tenha um controle do que ganha e do que gasta, para rastrear todas as movimentações do seu dinheiro naquele período de tempo e conseguir prever seus próximos passos.

A maneira mais prática de fazer esse acompanhamento, é com um aplicativo de controle financeiro, como o Mobills.

Nele, você pode colocar todas as suas movimentações financeiras e acessar onde quiser, para saber exatamente o quanto você gasta e se é necessário reduzir.

Tela do Mobills mostrando o controle e análise de contas
Controle suas finanças pessoais com o Mobills!

2. Estabelecimento de metas e objetivos

Você precisa ter um propósito, uma motivação e, se possível, várias metas que te botem pra frente, pois não é possível ter sucesso se você não está buscando algo, ou não tem certeza do que está procurando.

Suas metas te colocam na direção certa!

3. Saúde financeira como prioridade

Essa é uma prioridade delicada, cuidar da saúde financeira significa priorizar suas finanças pessoais acima de várias outras coisas, até mesmo de elevar seu padrão de vida.

Como fazer isso? Um bom planejamento financeiro, criar uma poupança e sair das dívidas são boas formas para começar.

4. Vivem de forma prudente

Já pensou no quanto você gasta para manter seu estilo de vida? Talvez você gaste tudo que tem para parecer mais rica, mas existe uma diferença entre parecer rica e realmente ser rica.

Se você quer ser bem-sucedida financeiramente, precisa aprender a reduzir e viver dentro de um orçamento; a ideia é ser feliz com menos.

5. Não criam desculpas sobre suas finanças

Não crie desculpas ou jogue a culpa de algo que deu errado em suas finanças pessoais em outras coisas ou pessoas. Nada de se vitimizar! Afinal, isso não é atitude de alguém que busca o sucesso.

Você precisa procurar se capacitar para administrar seu dinheiro.

6. Entendem sua realidade financeira

Seus gastos devem estar alinhados com suas prioridades e com seu orçamento e nunca devem ultrapassar o valor que você ganha. Nada de confiar em bonificações, décimo terceiro, e etc.

E mesmo que esteja faltando só um pouquinho para ficar tudo alinhado, sim, você ainda deve reduzir despesas, você pode começar cortando gastos que não estão relacionados a realização de seus objetivos.

7. Uso do cartão de crédito como aliado

Vamos começar falando do seu cartão de crédito, você tem consciência de que ele não é uma renda extra, mas sim uma forma de empréstimo?

Então, você tem que usar com responsabilidade. Pois, se elevar muito seu limite, pode ter aquela falsa impressão de que tem mais dinheiro disponível e é aí que os problemas começam.

Ninguém quer taxas de juros altas e incapacidade de pagar os próprios débitos não é mesmo?

8. Estudam sobre finanças

Se você já está habituada a economizar e manter suas finanças saudáveis, não deve parar por aí, que tal começar a buscar novas maneiras de obter maior desempenho com seu dinheiro?

A internet está cheia de material para te ensinar, mas você também pode procurar frequentar palestras e seminários para aumentar seus conhecimentos.

Aumentar seu conhecimento, significa também aumentar sua confiança e isso vai te ajudar muito na hora de tomar para si as responsabilidades invés de deixar para seu cônjuge fazer isso.

9. Trabalham com profissionais de confiança

Você não pode fazer tudo, por mais que você tenha capacitação em diversas áreas, o dia continua tendo apenas 24h e em algum momento seu corpo vai cansar.

Por isso, você precisa trabalhar com pessoas de confiança, sejam contadores, advogados, consultores financeiros ou profissionais fiscais.

O segredo para fazer dar certo é trabalhar a longo prazo com alguém habilidoso e bem informado, que possa te colocar para cima mesmo quando você acha que não precisa.

Sim, esses profissionais custam dinheiro, mas ao longo do tempo você vai acabar economizando com a ajuda deles.

10. Crie novas fontes de renda

“Quanto mais melhor”(não estamos falando necessariamente de roupas e sapatos), mas sim do seu fluxo de renda.

Talvez, no momento, você conte com uma única fonte de renda e ela é fixa, ou seja, você está presa àquela quantia por um tempo, mas já pensou em procurar novas maneiras de ganhar dinheiro?

É importante ter várias formas de ganhar dinheiro. Quando se trabalha em uma empresa privada, imprevistos podem acontecer e você pode perder seu emprego.

Você pode procurar trabalhos freelancer, ou investimentos por exemplo. Esse é um ponto a se pensar se você quer atingir sua liberdade financeira.

11. Elas tomam Iniciativa

Mulheres bem-sucedidas sabem que dinheiro não cai do céu e muito menos seu sucesso financeiro.

Você não pode ficar sentada esperando as coisas acontecerem, você deve usar seu conhecimento e proatividade para encontrar as oportunidades certas e se aproximar de seus sonhos.

12. Se preocupam com o dinheiro

Você não precisa ser avarenta ou gananciosa para se preocupar com suas finanças, mas você deve entender a importância da sua saúde financeira e não cometer o erro de negligenciar esse aspecto.

Você deve analisar de forma crítica todos os lados da sua vida financeira, se preocupar é um passo essencial para chegar à viver de renda.

13. Aprenderam a automatizar suas economias

Sempre bato na tecla do hábito de se pagar primeiro. Isso significa que, você não deve deixar para guardar o que resta depois de gastar.

Em vez disso, gaste o que resta depois de poupar. Comece economizando uma porcentagem do seu salário e conforme você for se habituando, esse percentual pode aumentar.

Conclusão

Você deve perceber que o sucesso financeiro é uma longa caminhada e você não vai chegar ao seu objetivo em apenas uma noite.

Será necessário fazer alguns sacrifícios e colocar muito empenho e esforço na sua jornada, o sucesso é atingindo por meio de muito trabalho e suor.

Agora que já conheceu alguns hábitos de mulheres bem-sucedidas, que tal conhecer uma ferramenta de controle financeiro para te ajudar no seu dia a dia?

Conheça o Mobills, o melhor aplicativo de controle financeiro do Brasil, e tenha o controle das suas finanças na palma das mãos!

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo “13 Hábitos de mulheres bem-sucedidas financeiramente”?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Estilo de Vida


Escrito por Larissa Brioso

Estudante de Economia na Universidade Federal do Ceará e Educadora Financeira na Mobills. Cresci com o desejo de possuir a minha independência financeira e aos 17 anos me tornei estudante incansável das técnicas de gerenciamento financeiro e investimentos.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web