Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

A importância do controle das finanças pessoais para o bem-estar

Há uma forte correlação entre o seu bem-estar e as suas finanças. Aprenda sobre a importância das finanças pessoais, como a relação é formada e como usá-la a seu favor!

Artigo escrito por Gustavo Santos em 18 de Outubro de 2023

A forma como lidamos com o dinheiro afeta diretamente a nossa qualidade de vida. Vamos entender melhor o assunto?

Condição de quem se encontra física, psicológica ou espiritualmente, satisfeito ou confortável. Esta é a definição de bem-estar que aparentemente não possui uma ligação direta com as finanças pessoais. Todavia, esta impacta diretamente as três áreas abordadas e com certeza tem um fator determinante para a sua qualidade de vida.

Muito além de palavras técnicas, análises de investimentos e jargões repetitivos, vamos juntos passar pelas três áreas e destrinchar a correlação entre os dois temas para entender a Importância das Finanças Pessoais para o seu bem-estar. Topa?

Boa leitura!

O que é Finanças Pessoais?

Finanças pessoais é o estudo da gestão de recursos próprios. Tudo o que altera o patrimônio de uma pessoa física pode ser enquadrado neste tema.

Dentro deste assunto, temos áreas como:

Todas as áreas unidas se transforam na ciência financeira que se dedica a deixar você mais consciente sobre si e seus hábitos, te dar conhecimento sobre o dinheiro e permitir que você enriqueça.

Relação entre finanças pessoais e o seu bem-estar

Você já entendeu sobre o que é finanças pessoais, mas ela ainda parece uma ferramenta distante para melhorar a sua qualidade de vida?

Felicidade e empolgação com o seu bem-estar impactado pelas Finanças Pessoais.

Vamos fazer juntos um exercício:

  1. Você já se perguntou ao final do mês como você chegou em um saldo bem abaixo do que o esperado no seu banco? Já ficou surpreso por abrir sua carteira e ver poucas notas e todas de baixo valor?
  2. Você se lembra das sensações que essas situações te geraram? Por exemplo, ressentimento, desconfiança, decepção, estresse…

Para toda nova percepção captada, consequentemente é gerada uma reação involuntária que facilmente transforma o seu humor. 

Juntos identificamos em um simples episódio como o descontrole sobre as finanças alterou o seu estado de bem-estar.

Contudo, a ramificação das correlações fará com que entendamos mais sobre o impacto das finanças pessoais nesta área.

Importância para o bem-estar físico

Estar bem disposto fisicamente é o que desejamos para desempenhar nossas funções cotidianas, não é mesmo? Entretanto, doenças, em muitas das ocasiões, nos surpreendem atrapalhando as nossas atividades. Exemplos delas são:

  • Problemas cardiovasculares;
  • Prisão de ventre;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Alzheimer;
  • Transtornos Alimentares.

Sabe o que os elementos desta lista têm em comum? Todos são provocados ou impulsionados pelo estresse.

Casal estressado com as finanças pessoais
Casal estressado por motivos financeiros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é uma epidemia global. Uma doença que atinge mais de 90% da população do mundo.

Entretanto, ele é extremamente necessário ao organismo, pois é responsável pela sua reação e defesa natural, ou seja, prepara o corpo para situações que irão propiciar uma maior tensão e exigir mais de você.

O problema está nos altos níveis, que desenvolvem diversos problemas e doenças que nos afastam do tão desejado bem-estar.

Além disso, segundo uma pesquisa da PwC, 54% das causas de estresse são oriundas de desequilíbrios e desafios financeiros. A boa notícia, é que com este dado, sabemos que um cuidado atento às suas finanças pode eliminar grande parte do seu excesso de estresse diário.

Importância para o bem-estar psicológico

O que você pretende fazer daqui 5 anos? O que te alegra e te motiva?

Estas são perguntas que envolvem um longo raciocínio, então, não podem ser respondidas de forma automática. E se eu te perguntasse o quanto você quer ter daqui os mesmos 5 anos?

Não tem problema não saber a resposta, no entanto, saber te dá uma enorme vantagem competitiva.

Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

Lewis Carrol

Na literatura de Lewis Carrol, esta frase acima se consolidou pela sua força. Ela é totalmente aplicável aos seus objetivos, pois as suas opções são defini-los ou deixar que a vida os defina.

Este pensamento pode trazer certa ansiedade temporária, mas em compensação um possível conforto permanente, e um cuidado com as suas finanças te ajudará a determinar o seu destino. Por isso:

  1. Entenda o seu cenário atual;
  2. Liste suas aptidões e prazeres;
  3. Encontre o seu objetivo;
  4. Se planeje financeiramente para atingir o seu objetivo;
  5. Desfrute da caminhada.

O foco não é em você apenas usufruir do resultado, mas sim aproveitar cada etapa do progresso até a sua meta, pois a sensação de realização contribui para o bem-estar.

Relevância das Finanças Pessoais para a Espiritualidade

Espiritualidade é diferente de religiosidade. Ela não se apega necessariamente a um ser divino, dogmas ou doutrinas, mas sim em como você encontra um sentido ao seu ser.

O encontrar de um propósito com certeza traz uma imensa autossatisfação, independente se está pautado em uma experiência natural ou sobrenatural. Para atingir este objetivo, a religião é um dos caminhos mais comuns, e para manutenção constante do bem-estar, sua vida precisa estar de acordo com o que você acredita.

Em muitas culturas e crenças, o dízimo, as ofertas e as doações são práticas necessárias e gratificantes. Se você está vivendo de acordo com o que crê, estes momentos são fundamentais para você exercer a sua gratidão.

Sentindo gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensas do cérebro. Assim, temos uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo.

Para quem possui um forte apego espiritual, pequenos gestos, como as ofertas, que exigem organização financeira, podem fazer uma extrema diferença para a forma como o mundo é visto por você, aumentando a proatividade, a determinação e a motivação.

Livro – O Poder da Gratidão.

Qual a importância de cuidar das finanças?

O cuidado com as finanças afeta diretamente o seu bem-estar, por diminuir a probabilidade de contração de doenças causadas por males como o estresse, por permitir a demonstração de práticas espirituais profundas e gratificantes e por te ajudar a definir objetivos e realiza-los.

Estes são alguns dos principais benefícios, e entendendo a importância das finanças pessoais você poderá se motivar a iniciar o seu controle. Se você se interessou e quer dar o próximo passo para uma jornada de autoconhecimento e gerenciamento financeiro, a Mobills é a melhor plataforma para te ajudar no trajeto.

VEJA TAMBÉM: Os melhores apps de controle financeiro [Gratuitos]



Escrito por Gustavo Santos

Estudante de Contabilidade, apaixonado por Empreendedorismo, Finanças Pessoais e relacionamento interpessoal. Busca melhorar a vida das pessoas através da Educação Financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

4 comentários publicados nesse artigo
    10/03/2021 às 13:37

    Uau ! Sou assinante do premium e desde q adquiri estou caminhando pra um planejamento financeiro eficaz e sonhando construir e manter uma reserva. Amei a parte do conteúdo q fala sobre a espiritualidade, top e altamente fundamental .

      11/03/2021 às 08:27

      Ficamos felizes em saber que podemos te ajudar, Franciely. Realmente, precisamos ter todas as áreas da nossa vida em equilíbrio, e é nesse sentido que vemos a importância do controle das finanças pessoais.

    07/03/2021 às 15:47

    Excelente, já assinei o premium

      08/03/2021 às 08:13

      Ficamos felizes em saber que você entende a importância do controle do orçamento e utiliza o Mobills para fazê-lo.

.
.