outros
epico
Não
semestral

Energia Solar: O que é, quais os tipos, vantagens e desvantagens

Você sabe como aproveitar a radiação solar para economizar na conta de luz? Conheça as vantagens e saiba como essa fonte de energia limpa funciona.

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 05 de Outubro de 2021

Imagem representando a energia solar

O Sol é uma fonte de luz e calor natural indispensável para a humanidade e, devido a esse potencial, já o utilizamos para obter energia solar.

Dessa forma, a tecnologia vem sendo desenvolvida e aprimorada para possibilitar que empresas e pessoas utilizem essa fonte de energia renovável que, além de ser limpa, nos ajuda a economizar dinheiro a longo prazo.

Então, para saber como isso é possível, como funciona e quais são os benefícios da energia solar, acompanhe os detalhes deste conteúdo!

O que é energia solar?

A energia solar, como o próprio nome aponta, é a energia que tem como fonte o Sol, obtida por meio de painéis fotovoltaicos ou heliotérmicos.

Comumente, relacionamos a energia proveniente da radiação do Sol com a produção de eletricidade para fins gerais e aquecimento da água.

Assim, a humanidade considera o Sol como uma das principais fontes de energia renováveis, obtida sem emissão de gases poluentes, de forma limpa e eficaz para diferentes finalidades.

Tipos de energia solar

Para entender como funciona a energia solar é importante saber que os raios solares podem gerar dois tipos de energia, dependendo do seu sistema de captação.

Energia fotovoltaica

Esse tipo de energia significa a produção direta de energia elétrica por meio da radiação do sol.

Energia solar fotovoltaica
Energia Fotovoltaica

Primeiramente, para converter luz em energia, utiliza-se células fotovoltaicas formadas por material semicondutor, como o silício.

Então, ao expor as células à luz, parte dos elétrons desse material absorve fótons, que são as partículas de energia existentes nos raios solares.

Esses elétrons livres se movimentam pelo material semicondutor até um campo elétrico e logo, se transportam para fora das células de energia, gerando eletricidade.

Dessa forma, os painéis solares captam a energia solar fotovoltaica e transformam em corrente elétrica para ser utilizada nas casas, empresas e indústrias como alternativa para economizar energia.

Mas, apesar dessa tecnologia não exigir altos índices de radiação, o sistema fotovoltaico produz energia conforme o volume de nuvens. Portanto, quanto mais limpo e ensolarado o dia, mais energia irá gerar.

Energia heliotérmica

Esse tipo de energia é capaz de transformar a luz solar em calor, para promover o aquecimento de água.

Energia heliotérmica
Energia heliotérmica

Mas, para produzir esse tipo de energia solar, utiliza-se centenas de placas que refletem a luz em direção a um único ponto contendo um receptor com líquido.

Então, o líquido aquece e o calor resulta na produção de vapor. Logo, o vapor alimenta as turbinas da usina, responsáveis por gerar energia elétrica.

Mas, apesar do potencial desse tipo de produção de energia, ainda não existe nenhum campo heliotérmico no Brasil. Na verdade, em 2020 inaugurou a primeira usina da América Latina, localizada no deserto do Atacama, no Chile.

Energia térmica

Já nesta alternativa, aproveita-se da radiação do sol para produzir tanto energia térmica quanto elétrica.

Energia térmica
Energia térmica

Dessa forma, as placas solares capturam a luz e calor do sol, aquecendo o fluído nas tubulações. Logo, o líquido se move até o acumulador solar, aquecendo a água.

Assim, essa opção também é bastante utilizada nas residências para economizar energia no chuveiro, por exemplo. Para isso, os coletores são instalados em pontos mais expostos a luz, como no telhado.

Métodos de obtenção de energia solar

Existem dois métodos de produção de energia solar: direto e indireto, também chamados de passivo e ativo.

Direto

O sistema direto, como o de energia fotovoltaica, possui apenas uma etapa para transformar a radiação solar em energia elétrica reutilizável pelas pessoas.

Dessa forma, a energia solar direta é captada por painéis solares compostos por silício, instalados em residências ou edifícios, para captar a luz do sol e transformá-la em eletricidade.

Indireto

Neste formato, são necessárias mais de uma etapa para gerar energia a partir da luz solar, como no caso da energia heliotérmica.

Devido a complexidade desse sistema, é mais comum observar esse método de obtenção de energia solar em usinas.

Benefícios da energia solar

O sol é uma fonte de energia renovável e inesgotável e, graças a isso, apresenta benefícios para o meio ambiente, economia e para seu bolso. Entenda a seguir!

Para o meio ambiente

A geração de energia solar é considera limpa para o meio ambiente, já que seu processo absorve a luz e calor do sol, sem emitir gases poluentes na atmosfera.

Porém, essa boa alternativa deve ser utilizada em conjunto com outras opções de produção de energia elétrica, já que sua capacidade de gerar eletricidade depende de fatores climáticos.

Para a economizar na conta de energia

Se você pensa em adquirir um aparelho para economizar energia, investir na instalação de painéis solares na sua residência ou prédio comercial pode ser uma boa alternativa.

Afinal, cada dia mais a conta de luz aumenta devido a escassez hídrica, pois isso resulta em taxas elevadas para a população.

Atualmente, a tarifa é de R$ 14,20 por 100 kWh e valerá até abril de 2022, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Portanto, quem utiliza algum tipo de energia solar, seja térmica, fotovoltaica ou até a claridade natural para iluminar os ambientes da casa, poderá poupar dinheiro a longo prazo.

Mobills – Controle de Gastos

4.8 500
Baixe gratuitamente na loja ou site
Plataforma Android, iOS e Web
Funcionalidades Controle de contas, cartões e objetivos.
Preço Gratuito com funcionalidades Premium (Paga)
Benefícios App com ótima usabilidade e Design
Baixe gratuitamente na loja ou site
  • Mais detalhes do Mobills
    O Mobills é um aplicativo de controle de gastos e finanças pessoais que irá lhe ajudar a alcançar o sucesso financeiro que você sempre sonhou.

    🎯 Nossa missão é transformar sua vida financeira para melhor e eliminar de vez todos os seus problemas com dinheiro.

    💰 Tudo isso é possível porque o Mobills é a maneira mais simples, fácil e segura para você economizar e juntar dinheiro.

    🚀 Confira porque mais de 8 milhões de pessoas escolheram nosso aplicativo para controlar suas finanças e não tomar susto no final do mês.

Vantagens e desvantagens da energia solar

Apesar do lado bom de produzir e utilizar energia solar, pode haver alguns aspectos negativos que é importante estar ciente:

Vantagens da energia solar

  • O sol é uma fonte de energia renovável;
  • Produção de energia limpa, sem emissão de gases prejudiciais a saúde e ao efeito estufa;
  • Há milhares de locais com intensa radiação solar que serviriam para a instalação de usinas heliotérmicas;
  • Promove economia na conta de energia.

Desvantagem da energia solar

  • O processo de produção de placas fotovoltaicas é poluente ao meio ambiente, devido a mineração do silício;
  • A quantidade de energia produzida varia de acordo com o clima e temperatura do ambiente;
  • Requer um sistema de armazenamento mais eficiente;
  • Nas residências, é preciso alguns metros² de placas para que a produção de energia seja eficaz e o recurso pode ter um custo elevado.

Outras dúvidas frequentes sobre o assunto

A energia solar serve para diferentes utilidades, podendo gerar eletricidade, aquecer a água de residências e piscinas, além da iluminar ambientes por meio da luz solar. Assim, por ser considerada uma fonte de energia limpa, tem um grande potencial de uso para diversos países.

O sol funciona como fonte de energia inesgotável capaz de gerá-la através da tecnologia fotovoltaica e térmica (mais comum em residências) e heliotérmica, presente nas usinas.

Por meio de painéis, a energia fotovoltaica capta a radiação solar, produzindo correntes elétricas. Já a energia térmica utiliza na maior parte o calor para aquecer líquidos, como a água do chuveiro, por exemplo.

Diferente de outros recursos (hídricos, combustíveis fósseis, nucleares etc.), o sol é considerado inesgotável para a humanidade, por isso, seu potencial é tão valorizado.

Por meio de ondas de calor, luz e radiação, a energia solar é capaz de gerar eletricidade e aquecimento para milhares de pessoas.

A energia que emana do sol pode ser aproveitada para obter corrente elétrica e aquecimento térmico, promovendo economia na conta de energia da casa.

Assim, para extrair todo o potencial dessa fonte de energia renovável, a instalação de placas deve ser em locais de maior incidência da luz solar, como no telhado das casas.

Lembre-se que, mesmo utilizando o sol como parte da energia residencial, é importante evitar desperdícios de recursos, podendo economizar água e adotar hábitos que ajudam na preservação do planeta.

Energia solar no Brasil e no mundo

O Brasil é um país de condições favoráveis à produção de energia fotovoltaica. Isso se deve graças a sua localização tropical, com alto índice de calor e luz solar.

Assim, já podemos notar os geradores de energia fotovoltaicas em residências, hotéis e outros locais, promovendo economia a milhares de brasileiros.

Mas, por enquanto, os projetos de instalação de usinas de energia heliotérmica não estão muito próximos da realidade do país, já que os custos desse investimento ainda são muito elevados.

Já em outros países como China, Japão, Alemanha e Estados Unidos, a tecnologia avança de forma promissora.

No entanto, esse tipo de produção não representa uma alta porcentagem de toda a energia gerada em todo o mundo por meio de outros recursos menos ecológicos.

Então, gostou deste conteúdo? Acompanhe nossas dicas em outros canais, como o YouTube e Instagram!


Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista. Uma Redatora que ama café, séries, pets e estar na presença de pessoas queridas.

  • Jornalista;
  • Conteúdo Web e SEO.
.