Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Sim
semestral

Consórcio de carros: como funciona essa modalidade de crédito?

Em dúvida se vale a pena fazer um consórcio de carro? Leia o nosso conteúdo para saber como funciona e quais as vantagens e desvantagens.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 29 de Novembro de 2023

Para quem não tem grana para comprar um carro à vista e não quer recorrer a um financiamento de carro, precisa conhecer o consórcio de carros.

O consórcio de veículos nada mais é que um grupo de pessoas que se auto financiam para comprar um mesmo bem.

Ou seja, não há uma instituição financeira que está te emprestando dinheiro para você comprar o veículo e é por isso que não é cobrado juros nas parcelas do consórcio.

Para você entender melhor, continue acompanhando e confira mais informações sobre como funciona o consórcio de carros.

Como funciona consórcio de carros?

O consórcio é um grupo de pessoas que querem comprar um mesmo bem ou serviço e firmam um contrato, onde cada membro paga um valor mensal específico prevendo as parcelas do bem e as taxas do consórcio.

Apesar de não ter uma instituição financeira por trás, sempre há uma empresa administradora que vai organizar o funcionamento do grupo.

No consórcio, você pode escolher o valor da parcela que cabe melhor no bolso, ir pagando dentro do período estipulado por contrato.

Durante este período, você pode ser sorteado, dar um lance para potencializar a chance de receber o seu carro mais rápido ou receber o bem no fim do contrato do consórcio.

Exemplo de consórcio de carros

Vamos supor que o carro que você quer comprar é de 100 mil reais.

O grupo do consórcio tem várias faixas de crédito diferentes. Por exemplo, você pode querer comprar um carro de 100 mil reais, mas outras pessoas do grupo podem querer um veículo de 85 mil, outros de 90 mil.

Você vai pagar as parcelas da cota que você contratou e pode ser contemplado por sorteio, que acontece todo mês. Ou você pode se programar para potencializar o seu lance e ser contemplado pelo melhor lance, como uma espécie de leilão.

Taxa de administração do consórcio de carros

A taxa de administração do consórcio é uma espécie de remuneração para a administradora daquele consórcio para que ela garanta que o grupo tenha acesso aos bens contratados.

Exemplos de administradoras são Porto Seguro, Banco Santander, além das próprias montadoras que geralmente têm consórcios, entre outras várias.

URL Verificada
Tarifas da conta
Grátis (varia de acordo com o pacote)
Tarifas de saque
Varia de acordo com o pacote contratado
Rendimento da conta
De 85% até 102% do CDI
Produtos disponíveis
Cartão de Crédito, Empréstimos, Financiamentos, Cheque Especial
URL Verificada
  • Benefícios da conta
    • Isenção de taxa de juros: 10 dias sem juros por mês no limite da conta ao manter o seu CPF ou celular como chave Pix no Santander para os pagamentos e transferências que não podem esperar
    • Programa Esfera: Seus cartões podem fazer parte da rede de parceiros do Santander Esfera com descontos de até 50% em produtos, serviços, viagens e muito mais
    • App Santander e internet banking: Pelo celular ou pelo computador, você pode fazer transferências, pagamentos e consultas, entre outras transações, a qualquer momento.
    • Caixas eletrônicos: São mais de 14 mil pontos em todo o país para você realizar saques e depósitos, além de contratar produtos e serviços
  • Documentos necessários
    • Documento de identidade: RG ou CNH
    • Número de CPF: CPF
  • Prós e Contras
    • PRÓS
    • Prós
      Boas taxas de aprovação
    • Prós
      Participação no Programa Esfera
    • CONTRAS
    • Contras
      Pode vir sem cartão de crédito atrelado

Diferente da taxa de juros, a taxa de administração é fixa e estipulada por contrato e não aparece na forma de juros compostos. Sua incidência acontece de forma diluída nas parcelas de todo o consórcio.

Por exemplo, vamos estabelecer uma taxa de administração de 15%. Se o consórcio tiver 30 parcelas, a incidência será de 0,5% ao mês em cada parcela mensal.

Suponha que o valor do bem a ser adquirido via consórcio seja de 100 mil reais, o acréscimo mensal à parcela será de 500 reais.

Também é possível calcular o valor total da taxa de administração ao final do consórcio, neste caso seria 15 mil reais.

Zapay – Parcele débitos veiculares

Avaliação Mobills
4 250
Avaliação Mobills
URL Verificada
Quem é a Zapay? É uma startup de tecnologia que é credenciada ao Detran e ao Denatran, a qual oferece o serviço de pagamento dos débitos veiculares do órgão.
Consultar débitos do veículo Digitando a placa do seu veículo, você pode consultar se existem débitos em aberto.
Consultas A consulta da placa irá apresentar se seu veículo possui Multas de trânsito em aberto e/ou se o IPVA, Licenciamento e DPVAT estão em dia.
Escolha como deseja pagar Você tem diversas opções de pagamento. Cartão de Crédito em até 12x, PIX, Boleto, Ticketlog e Voucher.
URL Verificada
  • Mais informações
    O objetivo da Zapay é transformar a maneira que as pessoas pagam e gerenciam débitos veiculares (IPVA, licenciamento, multas, DPVAT, entre outros), facilitando o acesso aos débitos e também a forma de pagamento, através do parcelamento. Proporcionando mais tempo e menos burocracia para os brasileiros

Valores envolvidos no consórcio de carros

Além da taxa de administração, podem haver outras cobranças como seguro e todos esses custos devem ser declarados em contrato. As possíveis taxas extras são:

Reserva

Serve para garantir que o consórcio continue funcionando normalmente mesmo em casos, por exemplo, de inadimplência de participantes do grupo.

O valor é fixo e geralmente, fica em torno de 1% a 2%, divididos pela duração do contrato.

Seguro

Alguns contratos determinam uma proteção adicional ao fundo de reserva por meio de seguro. Todavia, a taxa de seguro não é obrigatória por lei, mas pode ser exigida pela administradora. Então, fique atento ao contrato.

Adesão

Também não aparece em todos os consórcios, mas fique de olho, pois ela pode chegar a até 2% do valor total do carro e geralmente deve ser paga no momento em que você se inscreve no consórcio.

Reajuste

É preciso considerar que o valor da carta de crédito precisa ser mantido mesmo em face da inflação natural da economia.

Ou seja, para evitar a defasagem entre o valor real do bem na hora da contratação e o preço no momento da contemplação, as administradoras usam parâmetros de reajustes.

Os reajustes de consórcios de carro geralmente seguem a tabela dos próprios fabricantes, ou a tabela Fipe para veículos usados.

Fique atento às taxas para saber o valor final de cada prestação e conseguir se planejar da melhor forma possível.

Vantagens do consórcio de carro

Na hora de comprar um carro, uma casa ou até mesmo um ativo para sua empresa, como um caminhão, um ônibus, um consórcio pode ser uma boa opção.

Caso você não tenha o dinheiro para comprar um carro à vista e possa esperar para ter seu novo veículo em mãos, o consórcio pode ser a melhor opção.

Podemos dizer que os dois principais benefícios do consórcio são:

  • Não tem juros;
  • Te ajuda a planejar melhor a conquista do seu tão sonhado carro novo.

Desvantagens do consórcio de carro

A maior desvantagem do consórcio é a espera para obter o seu carro. Diferente do pagamento à vista ou do financiamento, você fecha o contrato mas não sai da loja com o carro, pois será necessário esperar ser contemplado por sorteio, conseguir ser contemplado através do lance ou apenas no final do contrato.

Outro ponto importante que vale muita atenção é que mesmo sem a incidência de juros nas parcelas há não só a taxa de administração, mas também outras taxas que podem acabar pesando no bolso mais do que você gostaria.

Comprar um carro à vista ainda é a melhor opção para economizar, mas caso você não tenha o dinheiro disponível e não tenha pressa para usar o carro, o consórcio pode ser a melhor opção para as suas finanças.

VEJA TAMBÉM


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.