Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

10 dicas para se planejar e manter o controle da vida financeira

Quer saber como organizar as contas? Conheça as melhores dicas para se planejar e manter o controle do seu dinheiro.

Artigo escrito por Larissa Brioso em 01 de Fevereiro de 2024

Nos dias atuais, a maioria das pessoas têm metas e objetivos que envolvem o lado financeiro, o que torna necessário, para isso, um planejamento financeiro eficaz. Para esse plano, então, é necessário ter as melhores dicas para se planejar.

Mesmo assim, eventualmente pode parecer que o dinheiro que você ganha não é suficiente para tirar seus sonhos do papel.

Pensando nisso, neste conteúdo, você vai ver algumas dicas de como se planejar financeiramente, a fim de manter sua vida financeira saudável e organizada. Boa leitura!

O que é um planejamento financeiro?

Primeiramente, para que você possa entender do que se tratam as dicas para se planejar, é importante que você entenda o que é um planejamento financeiro.

Em resumo, um planejamento financeiro é uma ferramenta de administração pessoal para que você organize seus objetivos e metas.

Com um bom planejamento em mãos você vai entender a fundo sua realidade econômica, além de determinar quais as melhores estratégias para alcançar seus objetivos.

As 10 melhores dicas para se planejar financeiramente

Saber como se planejar é de extrema importância para quaisquer etapas da vida das pessoas, seja no âmbito financeiro ou não.

Nesse sentido, confira as melhores dicas para se planejar e organize sua vida financeira.

Conheça a sua realidade financeira

O primeiro passo para organizar as finanças pessoais e manter o controle financeiro é realizar um diagnóstico de todos os seus ganhos e gastos.

Em outras palavras, você precisa conhecer sua realidade financeira para desenvolver um planejamento.

Para isso, é necessário olhar com cautela para as despesas que você tem atualmente, e dividi-las em fixas e variáveis, que vai mostrar quanto você ganha e quanto você gasta.

Para fazer funcionar, é importante registrar toda e qualquer movimentação financeira. Por exemplo: contas de energia, contas de água, a mensalidade da escola dos seus filhos e o aluguel da casa.

É importante não esquecer, também, de gastos que você pode considerar simples, mas que fazem uma grande diferença no orçamento ao fim do mês, como um salgado que você comprou na parada de ônibus ou um cinema no final de semana.

Com toda certeza você irá se impressionar com a quantidade de gastos desnecessários do seu dia a dia.

Inclusive, esse também é o momento correto para perder o medo de confrontar as dívidas e analisá-las com frieza e concentração.

VEJA TAMBÉM: 11 passos para sair das dívidas rapidamente.

Utilize um aplicativo de controle financeiro

Dificilmente você vai conseguir realizar todo seu diagnóstico financeiro de cabeça. É preciso desenvolvê-lo em algum lugar.

Uma das suas opções é imprimir e utilizar uma planilha de gastos. Dessa forma, você vai escrever todos seus ganhos e gastos do mês em um só local.

Contudo, se você não é muito fã de papel, uma boa possibilidade é utilizar um aplicativo de controle financeiro.

Um bom exemplo para você é o gerenciador financeiro da Mobills, que é uma plataforma que já ajudou mais de 8 milhões de pessoas ao redor do mundo e está disponível para desktop, iOS e Android.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Com o Mobills você vai conseguir realizar seu diagnóstico financeiro e dar os primeiros passos para um planejamento de qualidade.

Além disso, no app há uma série de outras ferramentas que podem te ajudar a organizar sua vida. Por exemplo: gráficos inteligentes, divisão de gastos por categorias, controle de cartões de crédito, dicas personalizadas e muito mais.

Defina objetivos

Agora que você já sabe como e onde analisar sua realidade financeira, é chegada a hora de definir objetivos.

Qual sua meta? Comprar um carro? Construir a casa própria? Garantir uma boa aposentadoria? Seja qual for seu objetivo: anote-o! Desse modo, suas metas vão te ajudar a manter o foco no planejamento.

Sem propósitos claros, o trabalho de poupar perde o sentido e as pessoas acabam gastando todas as economias de uma hora para a outra.

Por isso, procure dar um sentido para aquele dinheiro que você está juntando e consiga visualizar o motivo dessa economia, como, por exemplo, a compra de um imóvel ou automóvel. Assim, a caminhada fará muito mais sentido.

Então, aproveite para dividir seus objetivos em três categorias: curto, médio e longo prazo, pois, dessa forma, você vai ter mais disciplina e foco para cumprir o planejamento.

Uma boa dica é escrever seus objetivos em papéis adesivos e espalhá-los pela casa. Coloque-os na capinha do seu celular, no seu computador e na sua carteira.

Divida o orçamento em categorias

Agora que você já entendeu sua realidade financeira e definiu objetivos, é hora de estabelecer orçamentos por categorias.

Para isso, você vai agrupar todos seus gastos em categorias, como supermercado, educação, lazer, roupas e etc. É importante que nenhuma despesa fique de fora.

Após isso, defina metas do quanto você deseja gastar em cada categoria.

Por exemplo, digamos que você definiu que vai separar R$500,00 mensais para lazer: comer fora, viajar, ir para festas e etc.

Com esse método é possível analisar os próprios gastos durante o mês e frear as saídas caso o orçamento esteja perto de extrapolar.

O ideal é que você saiba, desde o começo do mês, para onde vai todo seu dinheiro. Dessa forma, você irá acompanhar diariamente se está conseguindo cumprir as metas de cada categoria.

Portanto, defina, de forma realista, o quanto você deseja gastar (e economizar) em cada uma dessas categorias.

Existe algum método de orçamento ideal?

Não existe uma única forma de distribuir renda. Os métodos variam de pessoa para pessoa e tudo depende dos seus objetivos e da sua força de vontade.

Porém, existe um método que pode ser bastante eficaz na hora de organizar o orçamento, que é a regra 50-30-20:

  • 50% do orçamento para necessidades básicas: luz, água, alimentação, aluguel, transporte e etc;
  • 30% para lazer e bens não indispensáveis: roupas novas, saídas, comer em restaurantes e etc;
  • 20% do para suas metas financeiras: poupança, pagamento de dívidas, aplicações financeiras e etc.

Acompanhe o seu planejamento

Acompanhar o seu planejamento é uma dica fundamental para que consiga alcançar suas próprias metas. Afinal, o monitoramento dos gastos serve para que você identifique falhas no plano e realize os ajustes necessários.

Por exemplo, se você não está conseguindo cumprir a meta em alguma categoria, talvez seja melhor compensar em outra.

Como é do conhecimento de todos, ser fiel ao orçamento é uma atividade desafiadora, porém, não existe sentimento melhor do que ver nossos sonhos se tornando realidade.

Por isso, ter um momento para acompanhar o planejamento é indispensável, inclusive, para refletir sobre os próprios objetivos.

E para ajudar nesse processo, o aplicativo Mobills oferece a funcionalidade de gráficos personalizados que buscam dar a maior clareza possível sobre suas finanças.

Além disso, o aplicativo também acompanha seus metas e te dá dicas para se planejar e seguir o orçamento estipulado da melhor forma possível.

Elimine os gastos desnecessários

É preciso ter força de vontade e disciplina para seguir o que você planejou. Por esse motivo, esteja ciente de que você irá precisar eliminar alguns gastos desnecessários da sua vida.

Por exemplo, você pode reduzir o número de vezes que come fora e até esperar mais um pouco para comprar outro celular ou trocar de carro.

Uma boa dica é lembrar dos seus objetivos financeiros antes de efetuar a compra.

E lembre-se: muitas vezes são os pequenos gastos por impulso que acabam levando embora todo o nosso orçamento. Por isso, elimine-os o quanto antes pelo bem dos seus objetivos.

Economize com telefonia

Uma outra maneira de reduzir gastos desnecessários é fazer escolhas eficientes, por exemplo, ao contratar uma empresa de telefonia.

Sabemos que os serviços de telefonia são essenciais para o dia a dia, por isso, é importante que essa escolha não prejudique o orçamento.

Saiba que imprevistos acontecem

Durante a construção do seu planejamento é fundamental ter em mente que imprevistos acontecem.

Nem tudo vai sair da forma planejada, pois algumas coisas surgem de última hora e nos pegam de surpresa, como o conserto de um carro, o desemprego ou, até, um problema de saúde.

Dessa forma, separe um valor do seu orçamento para esses imprevistos e mentalize-os logo no começo do planejamento.

O ideal é não viver no limite do seu salário. Sempre é uma boa ideia estar preparado e ter uma reserva de emergência. Pois é como diz o ditado, “o seguro morreu de velho e o desconfiado ainda está vivo”.

Peça ajuda para a família

Muitas pessoas acham uma perda de tempo conversar sobre finanças com a família. Mas pode ter certeza: elas estão erradas.

Grande parte dos problemas financeiros de uma casa poderiam ser facilmente contornados com um diálogo aberto e sincero sobre dinheiro.

Por isso, convide toda sua família para a construção do orçamento familiar, incluindo seus filhos, pois a participação deles é fundamental e não deve ser ignorada.

Conversar com os parentes sobre esse tipo de assunto é o primeiro passo para que todos estejam na mesma página.

Ou seja, ao serem consultados, seus familiares passarão a se sentir mais responsáveis pela rotina financeira do lar e podem te ajudar a manter o foco.

Estude educação financeira

Criar um plano financeiro é muito mais do que economizar, é uma forma de mudar o funcionamento da sua mente.

Por isso, busque sempre estar atualizado em diversas fontes de conhecimento, seja com livros de educação financeira, canais de finanças no YouTube ou outros meios.

O importante é não ficar parado e entender que não existem perguntas bobas, principalmente para quem quer aprender.

A ideia é transformar o seu aprendizado em ações práticas que vão te ajudar a economizar, poupar e investir.

Permita-se errar

O caminho para a estabilidade financeira é longo e cheio de desafios.

Em alguns meses você vai conseguir seguir seu planejamento à risca, em outros momentos pode ser que nem tudo corra como o esperado.

E está tudo bem! Você não precisa se crucificar quando o planejamento desandar um pouco. Tenha em mente que erros acontecem e busque melhorar.

Ah, e não esqueça também de aproveitar a vida! Se planejar não significa abdicar dos momentos de diversão.

O ideal é buscar um equilíbrio entre a economia e o lazer. O planejamento só existe para que você possa fazer o que ama com responsabilidade e sem se preocupar com dinheiro.

Então, permita-se errar, aprenda com o erro e não seja tão duro consigo mesmo.

Afinal, qual a importância de um plano financeiro?

É através do mecanismo de um bom planejamento financeiro que você vai analisar todos seus gastos e descobrir como pode economizar, poupar e até investir seu dinheiro.

Dessa forma, é de extrema importância que você coloque as dicas para se planejar, que aprendeu até aqui, em prática.

Lembre-se, também, de que não é para sentar apenas uma vez, escrever algumas páginas e pronto. É preciso disciplina e força de vontade para ajustar os planos com o passar do tempo.



Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.