Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
emprestimos-e-dividas
isca
Sim
anual

11 dicas para sair das dívidas e evitar novas despesas

É hora de regularizar suas pendências! Conheça as melhores dicas para sair das dívidas e coloque em prática.

Artigo escrito por Larissa Brioso em 14 de Novembro de 2023

A falta de conhecimento financeiro é uma das causas do endividamento. Assim, buscar e colocar em prática dicas para sair das dívidas é essencial!

Saiba mais sobre o que fazer para sair das dívidas, conheça as principais dicas e coloque em prática! Então, vamos nessa?

VEJA TAMBÉM: Renegociação de dívidas: dicas práticas

Dicas eficazes para sair das dívidas

Saber se planejar financeiramente e ter controle do seu dinheiro é muito importante para atingir suas metas. Confira, a seguir, as melhores dicas para sair das dívidas!

1. Saiba quais dívidas você tem

Para começar a regularizar suas dívidas e se livrar delas, é preciso entender quais são as que você tem, sem esquecer nenhuma.

Umas das melhores formas de organizar essas informações, é colocando todas as pendências no papel ou em uma planilha, por ordem decrescente da taxa de juros, ou seja, da maior para a menor taxa.

Então, faça o registro de quais são as suas dívidas, se atente aos e-mails e notificações de cobranças – que geralmente ajudam muito a lembrar – e se planeje para pagar aquelas com os maiores juros primeiro.

SAIBA MAIS: Como saber se meu nome está “sujo” e o CPF negativado? Confira!

2. Defina suas metas

Se você quer se livrar das dívidas, provavelmente, também tenha alguma meta que queira atingir.

Então, defina essas metas e trace o caminho que você precisa seguir para atingi-las.

Isso fará com que você tenha clareza no momento de organizar suas informações e foco para regularizar suas pendências, com o objetivo de conquistar o que deseja.

SAIBA MAIS: Como saber se o meu nome está limpo? Confira!

3. Corte gastos desnecessários

Gastar com coisas supérfluas faz muita diferença no orçamento pessoal, mas, às vezes, você já está tão acostumado a ter esses gastos que acaba não percebendo.

Então, se possível, também coloque todos eles no papel para que saiba exatamente quanto da sua renda estes gastos estão consumindo, saiba de todas as idas ao shopping, bares e, até mesmo, compras excessivas de roupas e acessórios.

SAIBA MAIS: Portabilidade de salário com dívida: Descubra se é possível

4. Corte ou reduza os gastos com cartões de crédito

Mais um gasto a ser cortado ou, no mínimo, reduzido!

Assim como muitas pessoas, você deve pensar que é impossível viver sem o cartão de crédito, mas acredite: isso é só uma questão de hábito!

Você não precisa cortar o seu cartão de um dia para outro, mas crie hábitos que façam com que você se acostume aos poucos.

Às vezes, quando perguntam a forma de pagamento, a resposta automática é “passa no crédito”, então, se policie para que isso não aconteça.

SAIBA MAIS: Dívida ativa: saiba o que é, onde consultar e quitar

5. Procure formas de conseguir renda extra

Quando uma pessoa está endividada, qualquer renda extra é lucro e pode ajudar a regularizar essas pendências.

Dependendo da sua área de atuação, por exemplo, é possível conseguir trabalhos temporários que acrescentem o que você ganha ao fim do mês

Investir o seu dinheiro também pode ser uma boa opção para que consiga uma renda a mais, mas, priorize essa opção apenas quando estiver com todas as suas contas em dia.

SAIBA MAIS: O que é negativado? Entenda agora o que isso quer dizer!

6. Pesquise as melhores formas de negociar suas dívidas

Dependendo da dívida que você tem, do credor e do tempo que ela está atrasada, você pode renegociar as dívidas.

Esteja sempre em contato com a empresa ou credor que você está devendo para verificar as condições de pagamentos disponíveis para a sua dívida

Além disso, se atente aos feirões para negociação de dívidas e a plataformas que são focadas em ajudar os consumidores que estão nessa situação.

Você pode utilizar algumas plataformas para negociar suas dívidas como a Recovery e a Acordo Certo para conseguir realizar um levantamento de quais dívidas tem em seu nome e descontos para negociá-las.

Como negociar as dívidas e pagar com empréstimo.

Além disso, uma das melhores formas de sair das dívidas é escolher bem o lugar onde fazer isso. Abaixo você pode ver algumas plataformas para fazer isso.

Recovery

Pertencente ao Grupo Itaú e com mais de 20 anos de experiência no mercado de negociação de crédito, na Recovery você consegue procurar por cobranças atrasadas que estão no seu nome e ainda pode conseguir até 98% de desconto no valor original da dívida.

O que ela faz?
A recovery é uma empresa do grupo Itaú responsável por realizar negociações de dívidas.
Desconto nas dívidas
Até 99% de desconto
Como saber se meu nome está sujo?
Com uma rápida consulta ao seu CPF você verifica a existência de dívidas
Quais dívidas são aceitas

Dívidas dos parceiros da Recovery, como: Carrefour, Itaú, Bradesco, Santander, Natura, entre outros

URL Verificada
  • Mais informações

    A Recovery é uma empresa de gestão e administração de créditos. Esses créditos podem ser de bancos, financeiras, lojas de varejo, prestadores de serviços, concessionárias de serviços públicos ou privados, entre outros ramos de atividades.

  • Prós e Contras
    • PRÓS
    • Prós
      Até 99% de desconto na dívida
    • Prós
      Vários parceiros para renegociar
    • CONTRAS
    • Contras

Acordo Certo

Se você quer negociar as cobranças que estão no seu nome de forma simples e prática, na Acordo Certo você consegue fazer isso. Assim, você insere seu CPF e a ferramenta te mostra as melhores ofertas.

O que ela faz?
Ao contrário de uma solicitação de empréstimo comum, na Acordo Certo você negocia suas dívidas com desconto.
Desconto nas dívidas
Até 99% de desconto
Como saber se meu nome está sujo?
Com uma rápida consulta ao seu CPF. Verifica-se a existência de dívidas com mais de 30 empresas parceiras.
Quais dívidas são aceitas

Dívidas com bancos; Dívidas com Faculdades; Dívidas com Operadoras de Telefonia; Dívidas com Varejo; dívidas com Cartões de crédito; Dívidas com Securitizadores

URL Verificada
  • Mais informações

    O objetivo da empresa é é desburocratizar a negociação de dívidas, tornando esse serviço fácil e acessível para todos. Por isso, se você está pensando em negociar uma dívida, é interessante entender a proposta da empresa.

  • Prós e Contras
    • PRÓS
    • Prós
      Processo 100% online
    • Prós
      Processo transparente e sem burocracia
    • CONTRAS
    • Contras
      São aceitas apenas dívidas dos parceiros da Acordo Certo

7. Dê prioridade às dívidas mais graves

Não é tão fácil regularizar todas as dívidas de uma vez, a não ser que você tenha poucas ou tenha um dinheiro separado apenas para isso.

Então, tenha calma e paciência que tudo se resolve e, para começar a regularizar suas pendências, comece por dívidas mais graves, com juros maiores, por exemplo.

Isso pode te ajudar a não continuar perdendo dinheiro e resolver as demais contas ficará cada vez mais fácil.

8. Separe um fundo de emergência

Com ou sem dívidas, é extremamente necessário ter um dinheiro guardado, conhecido também como reserva de emergência.

Nunca sabemos o dia de amanhã e caso aconteça uma situação que não estava esperando e necessite de dinheiro, essa situação pode se tornar mais uma dívida.

Se planeje para conseguir guardar uma quantia mensalmente, isso pode te ajudar em algum momento crítico ou até facilitar a conquista de alguma meta.

É importante que você tenha o valor que deseja guardar definido e o quanto quer guardar em um determinado período.

9. Monte um planejamento

Para que você consiga colocar em prática todas as dicas para sair das dívidas, busque um planejamento financeiro.

Ele pode ser feito da forma que você quiser, desde que seja funcional e que você mesmo entenda.

Ou seja, utilize um aplicativo, faça um cartaz à mão, monte uma planilha no Excel e até uma apresentação no Powerpoint, se preferir. Independente do formato, não deixe de sempre acompanhá-lo.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

10. Pesquise antes de comprar

A partir do momento que você já tomou o controle sua vida financeira, é importante mudar também hábitos de compra para que não entre em dívidas novamente.

Pesquise sempre antes de comprar alguma coisa e compare preços, juntando tudo, isso pode fazer com que você economize um dinheirão no final do mês.

11. Compre sempre à vista

Outro hábito que você pode aderir para sair das dívidas é o pagamento à vista das suas compras, evitando assim utilizar o cartão como extensão da renda.

Isso permite que você visualize o dinheiro real que você tem em sua conta e não se espante com nenhum valor na sua fatura do mês seguinte.

Dica extra: contrate uma consultoria financeira!

Entendemos que sair das dívidas nem sempre é uma tarefa fácil. Por esse motivo, contar com uma ajuda especializada pode ser excelente para que você consiga esse objetivo o mais rápido possível.

Uma consultoria financeira, por exemplo, pode ser um serviço eficaz para te ajudar com isso. Afinal, entre seus benefícios está um maior controle orçamentário e muito mais:

  • Sair das dívidas;
  • Ter mais segurança nas decisões financeiras;
  • Ter um olhar mais assertivo sobre as finanças como um todo;
  • Entender como fazer o controle orçamentário;
  • Fazer sobrar dinheiro ao fim de cada mês;
  • Saber por onde começar a investir; e muito mais!

Se você não sabe em que momento financeiro está e deseja saber, a Mobills te oferece um diagnóstico financeiro gratuito para que você entenda. Então, não perca tempo!

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Estou com muitas dívidas como sair delas?

O que pagar primeiro quando se está endividado?

Estou endividado e não tenho como pagar?

O que acontece se eu ficar endividado?

Tome a decisão de sair das dívidas

Não é necessário sempre esperar que um ciclo se feche (como o fim de ano) para começar a colocar em prática coisas que você quer há um tempão, mas, se essa oportunidade surgiu, comece agora mesmo.

Entenda qual é o melhor jeito de gerenciar suas finanças e, assim que se acostumar com seus novos hábitos, não vai querer abandoná-los nunca mais.

O nosso Blog sempre estará recheado de dicas e novidades para te ajudar neste momento e mostrar como sair das dívidas, então, não deixe de nos acompanhar.

Acesse também o Mobills, que pode te ajudar a construir seu planejamento financeiro do zero.

CONTINUE LENDO


Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

4 comentários publicados nesse artigo
    09/01/2021 às 09:24

    Preciso Urgente por em prática essas dicas Ótimo conteúdo!

      11/01/2021 às 09:19

      Olá, Ana Paula! Ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas. Já conhece o aplicativo do MobillsEdu? Aprenda conceitos de educação financeira em até 5 minutos com essa nossa ferramenta. Baixe agora: CLICANDO AQUI.

    08/01/2021 às 07:58

    Form bem clara de ajudar individados. Parabéns pelo conteúdo, muito bom.

      08/01/2021 às 10:51

      Ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas. Já conhece o aplicativo do MobillsEdu? Aprenda conceitos de educação financeira em até 5 minutos com essa nossa ferramenta. Baixe agora: CLICANDO AQUI.

.
.