Se você quer poupar dinheiro mas ainda tem dúvidas sobre como fazer isso, esse artigo foi feito especialmente para você. Conheça agora nossas dicas e alcance todos os seus objetivos financeiros mais rapidamente!

Conheça 8 dicas para poupar dinheiro em 2021

Conheça o Mobills: O melhor gerenciador financeiro do Brasil!

Independentemente de qual seja a situação das suas finanças pessoais atualmente, saber como economizar dinheiro é essencial para a realização dos seus sonhos.

Dessa maneira, ainda mais em momentos de crise financeira, é necessário descobrir meios de economizar no dia a dia.

Você tem dificuldade para guardar dinheiro porque ganha pouco ou porque gasta demais?

Quando você avalia o quanto ganha e o quanto (e como) gasta, fica mais fácil entender porque parece ser difícil poupar.

Dessa maneira, mesmo que ao olhar para as suas finanças pessoais você acredite não ser possível poupar parte da sua renda todos os meses, saiba que com planejamento, organização, conhecimento e dedicação você pode poupar, construir patrimônio e realizar os seus sonhos.

Sendo assim, se você quer juntar dinheiro mas ainda tem dúvidas sobre como fazer isso, este artigo foi feito especialmente para você.

Conheça agora nossas dicas e alcance todos os seus objetivos financeiros mais rapidamente!

Boa leitura!

Como poupar dinheiro rápido em 2021

Normalmente, quando as pessoas decidem poupar dinheiro, elas cortam todo o gasto com lazer ou com outras coisas que também são importantes para o seu lado emocional. Ou seja, economizam de maneira errada.

Assim, justamente por ser uma medida radical e que causa estresse, esse tipo de atitude não se sustenta no longo prazo.

Sabendo disso, se você quer juntar dinheiro mas ainda tem dúvidas sobre como fazer isso, esse artigo foi feito especialmente para você.

Separamos 8 dicas fundamentais para poupar dinheiro em 2021 que irão te ajudar a alcançar os seus objetivos financeiros mais rapidamente.

1. Identifique e acompanhe seus os gastos

Para se ter um boa organização financeira é preciso planejar bem os gastos e economizar dinheiro.

Assim, o primeiro passo para controlar as suas finanças é identificar e discriminar as suas despesas.

Existem vários métodos para organizar a distribuição da sua renda entre as diversas destinações possíveis. Um deles é a regra 50-30-20, por exemplo.

Mas, independente de qual método você escolha, é recomendado que você separe as suas despesas fixas das variáveis, as despesas essenciais dos desejos pessoais, por exemplo.

Isso te ajuda até no lado emocional, já que ter suas necessidades em mente pode te estimular a seguir as demais dicas.

Além disso, é importante conhecer como você ou a sua família realizam cada gasto. Isso é importantes para a sua organização financeira.

Assim, você deverá registrar todos os seus gastos: salários, aluguel, pensão, rendimentos extras, gastos com lazer ou esportes etc.

Saiba mais sobre como diferenciar suas despesas no nosso artigo: Tudo o que você precisa saber sobre despesas fixas e variáveis!

2. Defina suas prioridades e programe-se

Analise bem o seu orçamento disponível. É fundamental saber separar o que é realmente necessário, do que é apenas supérfluo.

Nesse momento é muito comum cortar gastos no curto prazo com coisas, ou atividades que são importantes para você esperando uma recompensa no longo prazo.

Isso pode funcionar no curto prazo, mas, normalmente, falha no longo prazo.

Dessa forma, liste as atividades em ordem de importância para você e para toda a sua família.

Assim, você pode racionalizar seu orçamento e ver quais atividades estão tomando dinheiro do seu orçamento e poderiam ser cortadas e, por outro lado, definir quais atividades manter ou até reforçar.

Esse tipo de atitude tende a ser muito mais efetivo no longo prazo.

Além disso, uma outra dica é planejar seus gastos. Pois com gastos bem programados, fica mais fácil pagar todas as contas integralmente e evitar pagar multas e juros abusivos.

3. Utilize um gerenciador financeiro ou monte uma planilha

Uma outra dica importante é acompanhar todos os seus gastos em um gerenciador financeiro, como o Mobills, ou utilizar uma planilha de gastos e registrar todas as suas movimentações financeiras durante o mês.

Adicione todas as suas despesas no gerenciador financeiro: aluguel, lazer, conta de luz, supermercado, alimentação, roupas, educação etc.

E não deixe de registrar os pequenos gastos, como um doce que você comprou depois do almoço, por exemplo.

Pois, ao deixar esses pequenos gastos de fora, você pode acabar subestimando despesas que são relevantes no seu orçamento no final do mês.

Tela de despesas por categoria do Mobills simbolizando a organização financeira
Organize sua vida financeira com o Mobills!

4. Gaste menos do que você ganha

Antes de mais nada, para gastar menos do que você ganha, você deve criar o hábito de acompanhar todas as suas movimentações financeiras, identificando exatamente quanto entra e quanto sai da sua conta.

Para te ajudar nessa tarefa, recomendamos o Mobills, o aplicativo de controle financeiro mais bem avaliado do país.

Além disso, é muito importante evitar desperdícios.

Ou seja, você não deve gastar dinheiro com aquilo que você paga mas que mal usa, ou aquilo que poderia ser trocado por uma outra opção mais em conta.

Você deve dar uma atenção especial ao cartão de crédito, pois ele cria uma sensação de poder de compra ao oferecer a facilidade de pagar parceladamente e, muitas vezes, sem juros.

Assim, com toda essa ‘facilidade’ oferecida pelos cartões de crédito, as pessoas acabam antecipando seus sonhos ou comprando coisas que realmente não precisam.

Contudo, elas não se dão conta de que estão comprometendo sua capacidade de pagamento futura ao vincular parte das receitas futuras com o pagamento das faturas do cartão.

Assim, esse uso indiscriminado do cartão de crédito pode resultar em uma incapacidade de pagar as suas contas, o que leva ao pagamento de multas e juros que, normalmente, são exorbitantes.

Dessa maneira, você pode criar uma ‘bola de neve’ de dívidas de modo que pode ser muito difícil botar as contas em dia novamente.

A partir do momento em que você conhece suas despesas e receitas, de modo que suas despesas sejam sempre inferiores as suas receitas, fica muito mais simples a tarefa de gastar menos do que se ganha e, por consequência, poupar a diferença.

5. Elimine gastos desnecessários

Eliminar gastos supérfluos é considerada uma atitude obrigatória para você que deseja poupar dinheiro.

Assim, se você quer manter o seu balanço financeiro sempre positivo, você precisa cortar tudo aquilo que não precisa.

Aqui podemos incluir gastos com roupas caras, um programa de assinatura que você não usa e até pedidos por delivery no meio da semana, por exemplo.

6. Renegocie e pague as suas dívidas

Caso você tenha dívidas, o ideal é que você se organize para pagá-las imediatamente, dando prioridade àquelas que possuem os maiores juros.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que quanto maior a taxa de juros sobre a dívida, maior será o valor pago de juros.

Dessa forma, uma boa alternativa para economizar em suas dívidas consiste em organizá-las para efetuar o pagamento em ordem decrescente de juros.

Antes disso, você pode também buscar renegociar as dívidas com o credor, diminuindo assim a quantia total a ser paga.

Vale destacar nesse ponto a importância de se conhecer o valor real de cada dívida e de conversar pessoalmente com o credor.

Não é difícil conseguir um bom desconto, principalmente se você conseguir juntar dinheiro para negociar o pagamento da dívida à vista.

Se você possui dívidas e quer saber como se livrar delas, leia o nosso artigo: 5 dicas infalíveis para sair das dívidas e acumular dinheiro!

7. Busque alternativas para ganhar mais dinheiro

Nem sempre basta poupar dinheiro para alcançar os suas metas e objetivos.

Às vezes o que você realmente precisa é de uma nova fonte de renda ou trocar sua atividade atual por alguma atividade mais rentável.

Invista em sua capacitação profissional, aproveite suas habilidades e sua capacidade de colocar em prática tudo o que você sabe para realizar novas atividades e aumentar a sua renda.

Você já pensou em aumentar a sua renda com algum hobbie que você possui?

Talvez você adore cozinhar para os seus amigos. Em caso positivo, essa poderia ser uma boa possibilidade de ganhar um dinheiro extra.

Que tal parar um pouco para refletir sobre suas habilidades e descobrir de que forma você poderia ganhar mais dinheiro?

8. Estude sobre investimentos

Agora que você controla o seu orçamento e começou a poupar, para conseguir administrar suas economias de forma inteligente, você precisa fazê-la render de forma adequada.

Pois de nada adianta poupar determinado volume financeiro se ele não render adequadamente.

Dessa maneira, é muito importante alocar o seu dinheiro em investimentos que te proporcionem rendimentos condizentes com com o risco corrido, tendo sempre em vista qual é o seu perfil de investidor e quais são os seus objetivos financeiros.

Além disso, vale lembrar que no atual cenário no qual os juros de curto prazo (Selic) estão baixos, a renda fixa perdeu consideravelmente sua atratividade.

Dessa forma, muitos investimentos em renda fixa têm obtido rendimentos negativos ao receber um rendimento inferior à inflação.

Antes de mais nada, estude, entenda o mercado e os negócios, verifique o desempenho dos ativos financeiros, analise a administração da empresa e diversifique seus investimentos.

Por outro lado, não esqueça que só se deve pensar em investir em renda variável e em diversificação de investimentos quando a sua reserva de emergência já estiver formada.

Como poupar dinheiro em 2021 ganhando pouco

Ainda que você ganhe pouco, as regras para guardar dinheiro não vão se alterar.

No início, pode parecer que você vai guardar forçado. Mas o importante é persistir para transformar o ato de poupar dinheiro em um hábito.

Assim, quando você poupa, o seu dinheiro rende. Isso quer dizer que ele vai crescer e potencializar a multiplicação do seu patrimônio.

Conclusão

A melhor forma de guardar dinheiro é ter organização para tornar o ato de poupar em um hábito.

Vimos que a organização financeira apresenta pontos fundamentais que convergem para as boas práticas, que levam, invariavelmente, à construção de riqueza e à realização dos seus sonhos.

Logo, possuir um controle de suas finanças pessoais é o primeiro passo para retomar o controle da sua vida financeira.

Assim, o ponto fundamental não é quanto dinheiro você ganha, mas sim, como você lida com o dinheiro que você ganha.

Como vimos, é importante começar a controlar as suas despesas, cortar gastos desnecessários, gastar menos do que ganha e poupar, até chegar ao ponto de começar a investir.

Sendo assim, coloque as dicas sobre como poupar dinheiro em 2021 em prática.

Todas essas atitudes simples dentro das finanças pessoais vão te levar à tão sonhada independência financeira.

Para isso, lembre-se de utilizar o melhor aplicativo de controle financeiro do Brasil nessa jornada!

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou das dicas fundamentais para poupar dinheiro em 2021?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Economizar


Escrito por Hudson Maia

Engenheiro de Pesca. Doutorando da Universidade Federal do Ceará. Apaixonado pelos temas relacionados a finanças, economia e empreendedorismo.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web