Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Como organizar a vida financeira no ano novo? Confira as melhores dicas!

Se você deseja é uma vida mais estável, pode ser necessário mudar algumas atitudes. Por isso, separamos dicas valiosas para você se organizar financeiramente. Confira!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 21 de Dezembro de 2023

Quando pensamos em organizar a vida financeira no ano novo, a necessidade de avaliar o ano que passou e fazer promessas para o ano seguinte surge de maneira inevitável.

No entanto, poucas pessoas conseguem manter as promessas feitas, criar novos hábitos financeiros para o ano novo e se organizar para alcançar as metas e objetivos desejados.

Dito isso, se você está disposto a organizar sua vida financeira em 2024, confira dicas de saúde financeira para começar o ano sem preocupações!

8 dicas para organizar a vida financeira no Ano Novo

Organizar as finanças é muito importante para que as pessoas possam ter uma vida financeira estável, além de garantir uma maior qualidade de vida.

dicas de saúde financeira para começar o ano sem preocupações

Dessa forma, veja algumas dicas de saúde financeira para começar o ano sem preocupações e organizar a vida financeira no ano novo, a fim de conquistar mais tranquilidade e estabilidade financeira.

1. Faça uma retrospectiva do ano que passou

Primeiramente, para organizar a vida financeira no ano novo, é preciso olhar para trás e refletir sobre o que foi vivido.

Por esse motivo, procure pensar no que deu certo e no que é possível promover melhoras. Assim, você vai ter a plena visão dos hábitos que pode manter ou não.

Faça, então, uma autoavaliação minuciosa das suas contas do ano anterior, sendo sincero em todos os aspectos possíveis.  

Se você não sabe como fazer um planejamento financeiro pessoal, essa tarefa pode se tornar difícil. No entanto, por meio de um gerenciamento financeiro eficaz das suas contas, você pode conhecer a realidade das suas finanças.

Com isso, é possível perceber com o que você mais gasta, em que partes do orçamento é possível fazer cortes e quais hábitos de consumo estão acabando com o seu dinheiro.

2. Aprenda sobre educação financeira

Não importa o quanto você ganhe, sem educação financeira dificilmente você vai conseguir ter uma relação saudável com o seu dinheiro.

Aprender a cuidar das finanças pessoais é necessário, uma vez que o dinheiro pode ser um grande aliado ou vilão do seu bem-estar financeiro.

Além disso, esse conhecimento não é um bicho de sete cabeças. Existem diversos cursos gratuitos que te ensinam o básico para aprender a fazer seu controle de gastos.

Sendo assim, deixe de lado uma mentalidade que te limita e busque conhecimentos para conquistar seus objetivos.

3. Quite dívidas

Caso você possua pendências em aberto, priorize resolver essa situação.

De início, anote o valor de cada dívida e os juros cobrados para iniciar o processo de negociação. No fim do ano, inclusive, algumas empresas fazem feirões para limpar o nome de quem deseja sair das dívidas.

Uma dica valiosa é utilizar o seu 13º salário para ficar em dia com a sua situação financeira, afinal, ela impacta diretamente em vários aspectos da sua vida, inclusive no psicológico.

Se você já quer ficar preparado e saber quanto recebe desse benefício no fim do ano, é possível utilizar uma calculadora de décimo terceiro para fazer o cálculo exato, como esta:

4. Monte um orçamento financeiro pessoal

Colocar um teto de gastos em cada categoria de despesas é essencial para fechar cada mês com o saldo positivo. Portanto, lembre-se de fazer um orçamento pessoal para cada mês do ano.

Atualmente, para deixar o processo ainda mais fácil, existem várias ferramentas para descomplicar este desafio.

Uma boa planilha de gastos, por exemplo, pode te dar uma visão completa do quanto você ganha e do quanto você gasta no mês.

No entanto, em um aplicativo de controle financeiro é muito mais simples e eficaz gerenciar o seu dinheiro.

Por meio dele, você consegue fazer esse acompanhamento e ainda analisar gráficos e relatórios com base nos seus gastos, definir e acompanhar seus objetivos financeiros, entre várias outras coisas.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Para ajudar nessa tarefa, o gerenciador financeiro da Mobills, que é um aplicativo de gestão financeira, pode ser uma excelente opção.

5. Priorize sua reserva de emergência

Uma reserva de emergência serve para que você tenha tranquilidade em momentos imprevistos, como aqueles que você se vê na obrigação de gastar um dinheiro e não sabe de onde tirar.

O valor dessa reserva financeira deve corresponder a, no mínimo, 6 meses dos seus gastos mensais. Portanto, para saber quanto é necessário para você, calcule qual o seu custo de vida mensal e multiplique por 6.

Ao fazer isso, você fica protegido por 6 meses em caso de demissão do emprego, urgências médicas ou outros gastos inesperados.

6. Tenha metas financeiras

Não tem como alcançar um objetivo quando você não sabe onde quer chegar, concorda? Então, para realizar seus sonhos é preciso traçar metas claras.

Seus objetivos podem ser de curto, médio e longo prazo. Sua meta, por sua vez, pode ser aquela viagem de fim ano, a troca de carro, comprar uma casa ou até atingir a sonhada independência financeira.

O gerenciador financeiro da Mobills, por exemplo, tem a funcionalidade “Objetivos”. Dessa forma, ele pode ser utilizado, também, como ferramenta para acompanhar a evolução das suas metas.

O exemplo a seguir é da Web, mas a funcionalidade está disponível também para o app, seja na versão Android ou iOS.

organizar a vida financeira no ano novo - gerenciador financeiro mobills
Criando objetivos no gerenciador financeiro da Mobills (Web)

Sendo assim, registre seus objetivos, defina valores e pense em formas de como alcançá-los. Afinal, o caminho fica bem mais fácil quando você planeja a rota.

7. Faça um planejamento de gastos

Você tem despesas previstas para o ano de 2024? Se não tem, faça um levantamento de tudo que você tem certeza que vai ter, como matrícula da escola e/ou faculdade, IPTU, IPVA, etc.

Ter pleno conhecimento desses gastos é de grande ajuda para que você comece o seu planejamento financeiro e, com isso, possa manter-se estável já no início do ano.

Além disso, com os gastos controlados no seu aplicativo de controle financeiro, ou mesmo na ponta do lápis ou planilha de controle financeiro, é mais simples saber como economizar.

8. Reveja seus hábitos

Rever hábitos é importante se o seu desejo é ter uma vida mais estável financeiramente.

Dificilmente resultados são alcançados com hábitos antigos, pois alguns costumes negativos podem prejudicar muito a saúde do seu bolso.

Alguns gastos de rotina, por exemplo, são invisíveis, uma vez que nos levam a pensar que é uma pequena quantia. Mas, no fim das contas, ao serem somados ao fim do mês, fazem muita diferença no seu bolso.

Por exemplo:

  • Delivery muitas vezes na semana;
  • Gastos exagerados e por impulso;
  • Serviços de streaming que você paga e não utiliza;
  • Anuidade do cartão de crédito;
  • Juros de pagamentos atrasados; entre outros gastos.

No final do ano, esses gastos somam uma quantia que poderia ser usada para pagar uma dívida, fazer investimentos ou, até mesmo, viagens.

Portanto, procure identificar esses hábitos e tenha como meta deixá-los para trás.

Afinal, é importante organizar a vida financeira?

Estar com a vida financeira em dia é importante em qualquer época do ano.

No ano novo, você pode aproveitar o clima de renovação e ter novas metas, sonhos e manter em mente o melhor de tudo: ter novas oportunidades para alcançar tudo isso.

Lembre-se que é importante não desistir nos primeiros obstáculos. Afinal, é normal ter altos e baixos no caminho que você trilha para organizar suas finanças pessoais, mas o essencial é persistir.

Portanto, tenha certeza de que os benefícios de ter uma vida financeira saudável vão fazer todo o esforço valer a pena.

Por isso, siga as dicas de saúde financeira para começar o ano dadas no decorrer deste conteúdo e organize as finanças para 2024!

CONTINUE LENDO


Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

2 comentários publicados nesse artigo
    07/12/2021 às 16:08

    Tenho dívidas maiores que a renda mensal, que incluí habitação, prestação de carro e parcelamentos cartão crédito. Como começar a fazer reserva apartir desse cenário?

      08/12/2021 às 09:20

      Olá, Marciana. A única forma de investir para sua reserva é fazendo dinheiro sobrar, e para fazer dinheiro sobrar é preciso economizar. Então, você precisa revisar seu orçamento para que você saiba quais despesas podem ser cortadas ou substituídas por outras mais baratas.

.
.