Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
epico
Não
evergreen

Como organizar as finanças pessoais? Confira 11 dicas eficazes!

Organizar as finanças pessoais é a maneira mais eficaz de conquistar a tranquilidade financeira. Sendo assim, conheça as melhores dicas para controlar o seu dinheiro!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 21 de Dezembro de 2023

A dúvida sobre como organizar as finanças pessoais é bastante comum e pode causar diversos problemas relacionados à vida financeira.

Diante disso, é fundamental saber como organizar suas finanças pessoais. Mas, se você ainda não realiza o controle correto do seu dinheiro, não se desespere!

O importante é dar o primeiro passo, pois é possível mudar essa situação de uma vez por todas. Então, confira dicas de como organizar as finanças pessoais!

VEJA TAMBÉM: Planilha de controle financeiro: tipos variados e download grátis! | Os melhores apps de controle financeiro [Gratuitos]

Como organizar as finanças pessoais?

Geralmente, as pessoas fazem planos com o objetivo de melhorar sua situação financeira. Por isso, é comum que elas busquem por alternativas que auxiliem nessa missão.

Essa busca pode ser procurando conhecimento em redes sociais, blogs, livros de educação financeira, cursos de finanças pessoais ou outras formas de adquirir conhecimento.

Afinal, independente da sua situação financeira atual, é importante aprender a se organizar financeiramente.

Por isso, a seguir, confira 11 dicas eficazes de como organizar as finanças pessoais e coloque-as em prática o quanto antes.

11 Dicas eficazes para organizar as finanças pessoais

De início, é válido ressaltar que é preciso dedicação, planejamento e o uso de ferramentas apropriadas que auxiliem no controle financeiro pessoal para manter as finanças regulares.

Por isso, para te ajudar nessa missão, confira as 11 melhores dicas de como organizar suas finanças pessoais.

  1. Identifique e diferencie os gastos;
  2. Acompanhe seus ganhos e gastos;
  3. Defina suas prioridades e programe-se;
  4. Gaste menos do que ganha;
  5. Controle seus gastos por impulso;
  6. Sempre que possível, pague à vista;
  7. Utilize o cartão de crédito apenas para emergências;
  8. Poupe parte da sua renda todos os meses;
  9. Faça metas realistas;
  10. Monte sua reserva de emergência;
  11. Estude sobre investimentos.

A seguir, confira detalhes de como realizar cada uma dessas dicas de maneira prática e simples.

1. Identifique e diferencie os gastos

Para abrir a lista de dicas de como organizar as finanças pessoais, o primeiro passo é identificar e diferenciar todos os seus gastos.

Planejar bem os gastos e economizar dinheiro é essencial para se organizar financeiramente. Por isso, é muito importante que você identifique e diferencie suas despesas.

Existem, para isso, vários métodos de distribuição de renda. Mas, independente da sua escolha, é recomendado que separe despesas essenciais dos desejos pessoais.

Na regra 50-30-20, por exemplo, o ideal é que os gastos sejam separados da seguinte forma:

  • 50% Com supermercado;
  • 30% Com desejos pessoais;
  • 20% Poupança e pagamento de dívidas.

Fazer isso pode te ajudar também no sentido emocional, já que ter suas necessidades em mente pode te estimular a seguir as demais dicas.

VEJA TAMBÉM: O que são despesas fixas e variáveis? Entenda!

2. Acompanhe seus ganhos e gastos

Além de saber identificar quais os seus ganhos e gastos, acompanhá-los também é uma tarefa importante para a sua organização financeira.

Nesse sentido, utilizar um aplicativo de controle financeiro para fazer o acompanhamento das suas despesas é uma excelente alternativa.

Com isso, tenha em mente que tudo deve ser registrado: salários, aluguel, pensão, rendimentos extras, gastos grandes e, inclusive, os pequenos.

Deixar os gastos pequenos de fora fará com que você subestime despesas que, ao fim do mês, podem fazer uma grande diferença.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

CONFIRA: CUPOM Mobills: 30% de desconto no Mobills Premium

3. Defina suas prioridades e programe-se

Agora que você já sabe como identificar e fazer o acompanhamento dos seus gastos, a fim de saber como organizar as finanças, é hora de entender como definir suas prioridades.

Analisar bem o orçamento preparado, seja para o mês ou para a semana, é de extrema importância para haver uma separação eficaz do que é necessário ou não.

Além disso, programar os gastos deixa mais simples o processo de pagamento de contas, sem ter grandes riscos de se endividar.

Portanto, defina os gastos que são prioridade na sua vida e organize o seu orçamento.

4. Gaste menos do que você ganha

Para gastar menos do que você ganha, primeiramente você deve criar o hábito de acompanhar os seus extratos com frequência, identificando exatamente quanto entra e quanto sai da sua conta.

Para isso, também é preciso dar mais atenção ao cartão de crédito, pois ele pode criar uma sensação de poder de compra, uma vez que oferece o parcelamento, em algumas vezes sem juros.

Então, lembre-se: cartão de crédito não é renda extra e você terá que, em algum momento, arcar com o pagamento da fatura, o que compromete parte da sua receita.

Caso você não esteja com as finanças organizadas, isso pode fazer com que você não consiga pagar suas contas e, consequentemente, fique com o nome na lista de inadimplência.

5. Controle seus gastos por impulso

A quinta dica, uma das essenciais para saber como organizar as finanças pessoais, é criar uma lista de prioridades do que precisa, o que pode ajudar a controlar as compras por impulso.

Na ida ao supermercado, por exemplo, utilizar uma lista de compras impressa ou, caso ache mais prático, um aplicativo de lista de compras pode fazer com que você não gaste com itens desnecessários.

Ao ir ao shopping, também, procure ter a ideia fixa sobre o que será comprado para não cair em tentações e comprar outros produtos por impulso.

6. Sempre que possível, pague à vista

Muitas vezes, as lojas dão desconto para pagamentos à vista. Sendo assim, quando esses descontos forem oferecidos, não deixe de aproveitar e compre produtos que precisa por preços menores.

Dar preferência aos pagamentos à vista, além de proporcionar descontos, ajuda no planejamento financeiro uma vez que você não vai criar parcelas para vários meses seguidos.

7. Utilize o cartão de crédito apenas para emergências

O cartão de crédito é uma ferramenta que deve ser utilizada com cautela pelos consumidores, tendo seu uso voltado para, principalmente, momentos imprevistos.

Todos os seus benefícios devem, é claro, ser aproveitados, mas é preciso ter controle com as compras feitas no cartão para não haver mais malefícios do que benefícios.

As milhas, por exemplo, são uma ótima chance de trocar pontos por produtos ou passagens aéreas.

No entanto, você não deve gastar mais do que deve apenas para juntar milhas, e sim juntar as milhas de acordo com o que é gasto por necessidade.

Algumas bandeiras também dão descontos em cinemas, shows, sala VIP etc. Por fim, dê preferência aos cartões sem anuidade para economizar ainda mais.

LEIA TAMBÉM: Melhores cartões que acumulam Milhas [Ranking 2023]

8. Poupe parte da sua renda todos os meses

A noção de pagar-se primeiro é muito importante quando falamos de como organizar as finanças pessoais.

Assim sendo, defina uma quantia, que pode ser de 5 a 20% do seu salário, para poupar a cada mês.

Com esse dinheiro você pode fazer, inicialmente, sua reserva de emergência e, posteriormente, diversificar sua carteira de investimentos em ativos financeiros que irão lhe possibilitar a construção de patrimônio.

Estabeleça objetivos e metas financeiras para que você tenha clareza da utilidade do dinheiro poupado.

Por exemplo, se você tem um objetivo de fazer uma viagem, você deve determinar um prazo de poupança, a quantidade de dinheiro que deve ser poupado por mês e que tipo de aplicação você irá realizar para investir o dinheiro poupado.

Para facilitar essa tarefa, o gerenciador financeiro da Mobills criou a funcionalidade ‘Objetivos' dentro do aplicativo, em que é possível definir um valor específico e, também, o prazo para ter o dinheiro.

Conheça o Mobills e Organize as Finanças!

9. Faça metas realistas

Criar metas é importante para ajudar na realização de sonhos e planos de vida. Todavia, também é importante que essas metas sejam possíveis de alcançar.

Sendo assim, trace metas de redução de gastos que possam ser cumpridas e, quando conquistá-las, crie novas metas.

Com o passar do tempo irá perceber que está guardando um dinheiro que poderá tirar os seus sonhos do papel.

Então, crie um planejamento para seguir e verifique com frequência se ele está caminhando corretamente.

Seguindo essas dicas para organizar as finanças, certamente você terá uma vida financeira muito mais saudável!

10. Monte sua reserva de emergência

É preciso estar preparado para as diversas situações imprevistas que podem acontecer, afinal, ninguém está isento disso.

Uma reserva de emergência vai ser extremamente útil para que você possa se prevenir de diversos problemas, como o desemprego, problemas de saúde, consertos no carro, entre outros.

Isso fará, certamente, com que você saiba como organizar as finanças pessoais em situações que, querendo ou não, podem acontecer com todos.

Por isso, tenha pelo menos 6x o seu salário atual no seu fundo para emergências. Ao concretizar essa reserva, mesmo em meio à dificuldade você poderá manter suas finanças pessoais em dia.

11. Estude sobre investimentos

Para conseguir administrar suas economias de forma inteligente, você precisa fazê-la render de forma adequada.

Afinal, de nada adianta acumular um volume financeiro se ele não render de acordo com o risco que você corre com o investimento.

Então, é muito importante pensar em alocar o seu dinheiro em investimentos que te proporcionem rendimentos condizentes com com o risco corrido, tendo sempre em vista quais são os seus objetivos financeiros.

Se você tem um perfil de investidor mais agressivo, por exemplo, é importante dar preferência a aplicações mais arriscadas, como o investimento em ações e fundos imobiliários.

Mas, se o seu perfil é mais conservador, o recomendável é optar por aplicações mais estáveis e seguras, como a renda fixa (Tesouro Direto, CDB, entre outros).

Portanto, é importante estudar e selecionar boas opções, entenda o mercado e os negócios, verifique o desempenho, analise a administração da empresa, invista em renda variável aos poucos e sempre com a mentalidade de se tornar sócio de grandes empresas.

Como organizar o salário do mês?

Como falado anteriormente, existem diversas formas de organizar o salário do mês, seja através da regra 50-30-20, do método 60-10-10-20 ou do Método Harv Eker ou 55-10-10-10-10-5.

Todos esses métodos recomendam que pelo menos 50% da nossa renda líquida mensal (descontada de impostos etc.) seja destinada aos nossos gastos essenciais, com moradia e alimentação, por exemplo.

O restante deve ser distribuído entre os desejos pessoais, educação, diversão, investimentos e doação.

VEJA TAMBÉM: Orçamento Pessoal: Guia completo de como fazer o seu!

Apps para organizar suas finanças pessoais

Para os amantes de tecnologia, existem diversos apps para fazer a organização financeira pessoal. Confira a seguir nossa lista com os 10 melhores apps de gestão financeira e sua nota na Play Store.

  1. Mobills;
  2. Organizze;
  3. Minhas economias;
  4. Guiabolso;
  5. Orçamento Fácil;
  6. Money Lover;
  7. Toshl Finance;
  8. CoinKeeper;
  9. Monefy;
  10. Wisecash.

Qual o melhor aplicativo para organizar as finanças?

O gerenciador financeiro da Mobills é um sistema de controle financeiro pessoal online descomplicado que tem como missão transformar sua vida financeira para melhor, o que faz com que você saiba, de maneira simples e automatizada, como organizar as finanças.

Além disso, o aplicativo conta com mais de 10 milhões de downloads nas lojas de aplicativos, sendo o melhor e mais completo para organização financeira.

Como organizar as finanças pessoais em uma planilha?

Quando pensamos no controle e organização das finanças pessoais, quanto mais frequente for o registro, melhor.

E isso acontece por um motivo muito simples: mantendo um controle minucioso do dinheiro, você terá sempre uma visão estratégica a respeito do que entra e do que sai. 

Assim, fica muito mais difícil tomar aquelas decisões emocionais e “em cima da hora”, que na maioria das vezes geram arrependimento no final.

Por isso, uma planilha de gastos é interessante para quem precisa entender como gasta o próprio dinheiro.

Para que isso funcione, no entanto, é essencial considerar:

  • Tudo que entra e sai do seu bolso;
  • Planejar como irá utilizar o dinheiro;
  • Fazer um acompanhamento eficaz das finanças.

Além disso, o ideal é que seus ganhos e gastos estejam divididos em categorias na sua planilha.

Como organizar as finanças pessoais no caderno?

Como foi visto ao longo do texto, as principais dicas de finanças consistem no controle da entrada e saída de dinheiro.

Sendo assim, é fundamental utilizar uma ferramenta de gestão financeira pessoal.

Os apps de controle financeiro e as planilhas de gastos são as mais comuns, mas, o bom e velho papel e caneta também tem seu valor, sobretudo para quem não usa tecnologia.

Então, se esse é o seu caso, siga as dicas abaixo para manter as finanças organizadas no caderno:

  • Anote tudo que entra no seu bolso, como salários e prêmios em dinheiro;
  • Tenha uma lista com suas principais categorias de despesas (essenciais, desejos, investimentos etc.)
  • Planeje o que irá fazer com o seu dinheiro ao longo do mês;
  • Anote cada despesa que realizar;
  • Acompanhe sua vida financeira.

Quais os benefícios de controlar as finanças pessoais?

Assim como montar um orçamento pessoal é importante, saber como administrar e controlar as contas pessoais te ajuda a:

  • Entender melhor a sua própria situação financeira;
  • Conhecer quais gastos impactam mais a sua renda;
  • Entender de que forma você gasta o seu dinheiro, ou seja, quais são os seus hábitos de consumo;
  • Reduzir gastos e aumentar sua capacidade de poupar dinheiro;
  • Tomar melhores decisões financeiras no dia a dia;
  • Ter a oportunidade de se prevenir contra situações imprevistas, se preparando com antecedência etc.

Importância de saber como organizar as finanças

Vimos que saber como organizar as finanças é a principal forma de conquistar a tranquilidade financeira. Por isso, manter uma boa gestão financeira é o primeiro passo para retomar o controle do seu dinheiro.

Isso porque, o ponto fundamental não é quanto dinheiro você ganha, mas sim, como você lida com o dinheiro.

Sendo assim, devemos controlar nossas despesas, cortar gastos desnecessários, gastar menos do que ganhamos para poupar, formar uma reserva de emergência, até o ponto de começar a investir.

Todas essas atitudes simples irão fazer com que você conquiste independência financeira.

VEJA TAMBÉM


Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.