Dicas de como reduzir os gastos são ótimas formas de ajudar as pessoas a se organizarem financeiramente. Saiba mais agora mesmo!

6 Dicas práticas de como reduzir os gastos mesmo ganhando pouco

Conheça o Mobills: O melhor gerenciador financeiro do Brasil!

Dicas de como reduzir os gastos são ótimas formas de ajudar as pessoas a se organizarem financeiramente. Principalmente para quem está começando! 

Isso acontece porque, para atingir os objetivos e conquistar aqueles sonhos que muitas vezes ficaram “adormecidos”, é preciso economizar dinheiro. Não é mesmo? 

No entanto, muitas pessoas podem pensar que não são capazes de guardar dinheiro porque ganham pouco. E isso não é verdade!

Quando repensamos nosso orçamento, tenha certeza que podemos encontrar várias oportunidades de ouro. Por isso, queremos te ajudar.

Neste conteúdo, você vai aprender as 6 melhores dicas de como reduzir os gastos na prática. Está pronto para sair do vermelho? 

Boa leitura!

Veja 6 dicas de como reduzir os gastos na prática agora mesmo!

1. Começando pelo planejamento

Não tem jeito. Se você está estudando constantemente sobre esse assunto, em 99,9% das vezes verá a expressão “planejamento financeiro” no meio.

Ele é, de fato, um mecanismo poderoso! Justamente porque é a melhor forma de te mostrar, de forma real, o quanto você ganha e o quanto está gastando.

É possível que você já tenha uma ideia das suas finanças, afinal sabe quanto recebe e o quanto paga de conta no final do mês.

Caso não saiba, recomendamos que utilize uma plataforma de gerenciamento financeiro, como o Mobills! Por meio do controle financeiro é possível reduzir ainda mais seus gastos.

Além disso, ao fazer uma estruturação completa dos gastos e analisá-los posteriormente, poderá se assustar com alguns comportamentos nocivos.

Um cafezinho aqui, uma roupa no shopping ali, uma ida ao bar e, quando você perceber, gastou muito mais do que imaginava. Ou vai dizer que isso nunca aconteceu com você?

Sabendo disso tudo, então, será capaz de fazer a tão desejada redução. 

2. Repense gastos supérfluos

É o tradicional exemplo de quem tem comida em casa, mas sempre acaba pedindo um delivery ou indo ao restaurante.

Claro que você não deverá viver uma vida extremamente limitada e, muito menos, “passar vontade”. De toda forma, temos certeza que esses gastos, quando feitos com muita frequência, poderiam ser evitados.

Por isso, depois que tiver um planejamento estruturado, analise o quanto você está gastando com coisas que estão acessíveis por um menor preço.

Uma dica super válida que pode te ajudar é conhecer bem suas despesas fixas e variáveis, além de fazer o acompanhando dos seus gastos.

Tela de despesas do Mobills simbolizando dicas de como reduzir os gastos
Registre, acompanhe e analise suas despesas no Mobills!

Seja a comida, utilização de serviços de transporte privado como o Uber ou qualquer outra coisa que você perceba que poderia fazer de outra forma, repense e corte o que não for necessário no seu dia a dia.

3. Faça uma análise dos seus planos de assinatura

Telefone, TV a cabo, internet, plano do celular… Quanto mais o tempo passa, mais nos acostumamos a “apenas pagar os boletos”.

Agora preste atenção em algo interessante. Se você contratou um plano de celular em 2018, tenha certeza que, hoje em dia, existem novas opções mais baratas e com serviço melhor.

Isso acontece por um motivo simples: Os custos de oferecer o seu pacote, com internet e todos os outros recursos, era maior no passado, já que a tecnologia em questão era mais nova e cara.

Por isso, a cada ano, mais ou menos, ligue para seus serviços de assinatura e veja se existem opções mais atrativas.

Além disso, repense também aqueles que não estão sendo usados. Muitas pessoas cancelaram a TV a cabo quando começaram a assistir os serviços de streaming, por exemplo.

4. Compare preços

Vamos para mais uma das dicas de como reduzir os gastos. Uma simples ida ao supermercado já pode te render ótimos benefícios.

Ao invés de ir sempre nas opções “do coração”, ou seja, aquelas que você já se apegou e se acostumou, que tal tentar algo novo?

Marcas mais baratas não são sinônimo de produto inferior. É claro que existem casos e casos, mas vale a pena tentar. O máximo que pode acontecer é você descobrir aquelas que não gosta.

Nada que uma próxima compra não resolva! 

O mesmo pode ser feito em compras na internet. Quando você pensa na quantidade de sites que oferecem o mesmo produto, existe uma infinidade de opções. E cada uma delas aplica seu preço específico.

Por isso, use plataformas que fazem a comparação de preços. É o exemplo do Zoom.

No site, você aponta o produto que quer comprar, e o site mostra as variações de acordo com os estabelecimentos.

Além disso, aponta também o “comportamento” do preço pelos últimos meses. Essa é uma ótima forma de esperar a hora certa de comprar.

Por exemplo: ao analisar o gráfico de oscilação, você percebeu que poderia comprar um celular — que custa R$ 2.600 — por R$ 1.500 caso espere mais um pouco. 

Isso acontece porque em algumas épocas do ano, preços sobem e descem tradicionalmente. Portanto, vale também aguardar pelas promoções. 

5. Veja quanto você gasta com bancos e serviços financeiros

Se antigamente era impossível se livrar das taxas abusivas de alguns bancos, hoje isso está completamente acessível! 

As fintechs, bancos digitais e plataformas financeiras em geral oferecem uma série de serviços gratuitos.

É possível pagar contas online, transferir dinheiro, usar o cartão de crédito e manter uma conta corrente sem pagar nada. Fora todos os outros serviços que existem e estão à sua disposição.

Sendo assim, analise todos esses serviços, coloque na ponta do lápis e compare com outras opções que te interessem. Se você perceber que poderia estar gastando menos com isso, então não perca tempo!

6. Viva uma vida mais sustentável

Quando pensamos em sustentabilidade, além de ajudar o meio ambiente, você também beneficiará o seu bolso.

Pense nas suas contas de luz e água. Temos certeza que, com pequenos refinos na rotina, você poderá diminuir consideravelmente o valor pago no fim do mês.

Tomar um banho mais rápido, desligar os aparelhos eletrônicos da tomada, não deixar a geladeira aberta por muito tempo são apenas alguns exemplos que podemos dar.

Além disso, avalie a necessidade de usar o carro ou serviços como Uber. Muitas vezes, o compromisso está perto o suficiente para uma caminhada, transporte público ou até meios alternativos, como a bicicleta. 

Por fim, faça escolhas conscientes na hora de comprar. Seja alimentos, roupas ou qualquer outro bem de consumo, certifique-se de que você realmente precisa disso.

O excesso e a acumulação dessas coisas significa dinheiro parado e gastos à toa. Evite, então, compras descontroladas e 100% emocionais. Listas podem te ajudar nisso!

Faça uma relação daquelas coisas que você precisa comprar nos próximos tempos e se baseie nelas sempre que for sair de casa. Quem sabe você não encontra uma ótima promoção?

Ao mesmo tempo, serão reduzidas as chances de você ir às compras sem saber muito o que precisa, e voltar para casa com algo que não vai consumir ou utilizar. 

Conclusão

Se você gostou das dicas de como reduzir os gastos que apontamos por aqui, temos certeza que está um passo mais perto de fazer as melhores escolhas financeiras.

Sabendo disso, para te ajudar a conquistar seus objetivos de forma muito mais ágil e acertada, te apresentamos o nosso app de controle financeiro, o Mobills.

Um gerenciador financeiro prático e descomplicado, que tem como objetivo auxiliar na organização das contas, gastos e recebimentos mensais.

Com a plataforma – disponível para dispositivos mobile em versão Android e iOS, e também para desktop – você será capaz de organizar todo o seu dinheiro, entendendo para onde ele vai e sabendo exatamente quais pontos podem ser poupados.

Dessa forma, a redução de gastos será realidade em pouco tempo, temos certeza!

Enfim, esperamos ter ajudado nessa tarefa tão importante que é reduzir os gastos mesmo ganhando pouco. 

Ademais, aproveite para conhecer nosso artigo sobre as melhores dicas de educação financeira e dominar tudo sobre o assunto! 

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo “6 Dicas práticas de como reduzir os gastos mesmo ganhando pouco”?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Economizar


Escrito por Carlos Terceiro

Carlos Terceiro, Fundador e CEO do Mobills, o aplicativo de finanças pessoais com o maior número de clientes no Brasil. Empreendedor movido pelo propósito de transformar a vida financeira dos brasileiros para melhor. Formado em análise de sistemas e Pós-graduando em Finanças e Investimentos pela PUCRS.


    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web