Como preencher cheque? Passo a passo para preencher o seu corretamente!

Preencher corretamente um cheque pode ser ainda um mistério para muitas pessoas, mas isso acaba agora! Veja todos os detalhes neste artigo!

Artigo escrito por Claudia Borges em 04 de Agosto de 2021

Imagem representando como Preencher Cheque

Você é desses que não gosta de andar com dinheiro na carteira e prefere outros meios de pagamento? Então deve saber como preencher um cheque, não é?

Se ainda tem dúvidas, não tem problema! Mas saiba que, mesmo que pareça ter caído em desuso, o cheque ainda é amplamente utilizado.

De maneira simples, o cheque é um documento de pagamento, ou seja, dá ao portador o poder de receber o valor estipulado no documento.

Por isso, aprender como preencher corretamente seus cheques é importante, inclusive para sua educação financeira, pois ajuda a manter a organização das suas finanças pessoais.

Continue lendo e conheça mais sobre o assunto!

Passo a passo para preencher cheque

O cheque é um documento de pagamento, portanto é importante que seja preenchido corretamente, do contrário, o recebedor terá problemas para receber.

Para garantir que esteja sempre correto, você pode seguir os passos abaixo:

  1. Preencha o valor do documento no canto superior direito de forma legível;
  2. Escreva na primeira linha o mesmo valor por extenso. Evite rasuras;
  3. É possível adicionar o nome de quem deve receber o cheque. Para isso basta colocar esse nome por extenso na linha começada com “A”;
  4. Na linha menor, no canto inferior, coloque a cidade em que está e data;
  5. Assine na ultima linha do canto inferior direito. Lembre-se que deve ser a mesma assinatura do RG.

Além disso, existem algumas dicas que deixarão seu documento mais seguro, são elas:

  • Sempre adicione o símbolo # antes e depois dos números, para que não haja modificação;
  • Ao terminar de escrever o valor por extenso, faça um risco até o fim da linha, dessa forma não haverá alterações;
  • Anote as informações de valor, data e finalidade do cheque no canhoto, assim caso você se esqueça estará anotado.

Como preencher um cheque de R$ 1.000 na prática

Modelo de cheque preenchido
Modelo de cheque preenchido

Para preencher um cheque de forma prática, fique sempre atento aos pontos importantes: valor e assinatura. Além disso, é possível adicionar alguns itens ao seu cheque:

  • Cheque pré-datado: ao adicionar uma data futura na parte inferior do cheque, você diz ao recebedor que esse cheque deve ser depositado na data especificada;
  • Cheque cruzado: ao adicionar duas linhas verticais ao documento, ele só poderá ser compensado se for depositado em uma conta. No caso do exemplo, como está nominal a Maria da Silva, a conta tem de estar no nome dela.
Exemplo de cheque pré-datado e cruzado
Exemplo de cheque pré-datado e cruzado

3 dicas para preencher o cheque corretamente

Ainda está com medo de preencher o cheque de forma errada? Não se preocupe, confira as dicas que preparamos para te ajudar a evitar erros:

1. Preste bastante atenção ao valor

Uma das partes mais importantes de um cheque é o valor do documento. Por exemplo, um zero a mais ou a menos pode fazer uma grande bagunça no seu controle financeiro.

Portanto, confira pelo menos duas vezes o valor escrito, tanto numérico quanto por extenso, para ter certeza de que é o correto.

Nesses casos, é melhor pecar pela precaução, concorda?

2. Faça a assinatura correta

A assinatura errada pode invalidar seu cheque e atrasar toda sua operação financeira. Dessa maneira, sempre se lembre de assinar conforme está em seu RG.

Certamente o caixa do banco não irá analisar a combinação exata entre o documento e a assinatura que eles têm registrado, mas quanto mais próximo conseguir deixar, melhor.

3. Cuidado com rasuras

Qualquer rasura pode anular um cheque, por isso, fique atento na hora de preencher seu documento.

Uma dica é fazer um rascunho em um papel simples ou passar mentalmente todos os dados antes de começar a escrever as informações no cheque, assim a chance de errar é menor.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Apesar de muito utilizado, ainda surgem algumas dúvidas sobre o assunto, então, separamos algumas das mais frequentes.

O cheque pode ser utilizado tanto para pagamento à vista quanto a prazo. O momento de utilizar o cheque deve ser de sua escolha.

Alguns estabelecimentos aceitam cheques apenas de clientes conhecidos, pois apesar de prático, é difícil para o comerciante definir se o cheque tem fundos ou não.

O cheque é um documento intransferível, dessa forma, somente o titular e dono tem autorização para preencher e assinar um cheque.

No entanto, em algumas empresas o titular faz apenas a assinatura do documento, deixando o preenchimento para outra pessoa.

O mais importante, que invalida o cheque, inclusive, é que a assinatura seja compatível com a registrada no banco.

Para tornar um cheque nominal basta adicionar o nome de quem deve receber o documento na linha inferior que começa com “A”.

Ao fazer isso, somente a pessoa nomeada poderá sacar ou depositar o cheque e é possível ter mais segurança na hora de realizar pagamentos nessa modalidade.

A pratica de cruzar um cheque nada mais é que adicionar duas linhas verticais no documento.

Ao fazer isso o cheque não pode ser descontado no caixa e deverá ser depositado em uma conta para recebimento.

Com isso, essa prática garante mais segurança ao documento, uma vez que o depósito gera um rastro desse dinheiro.

Importância de preencher o cheque corretamente

Como todo documento, o cheque deve ser preenchido sem rasuras. Isso porque o banco pode devolver um cheque se ele estiver rasurado ou pareça falsificado.

Desse modo, ter atenção na hora de preencher um cheque é muito importante, ainda mais para sua saúde financeira, uma vez que qualquer evento diferente do planejado pode prejudicar seu orçamento.

Então, gaste um pouco mais de tempo na hora de preencher um cheque e tenha certeza que está tudo correto, evitando assim maiores dores de cabeça.


Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


2 comentários publicados nesse artigo
    04/08/2021 às 19:26

    No caso de recebimento de cheque sem fundo como proceder?

      05/08/2021 às 15:03

      Olá, Ivan. O primeiro passo é entrar em contato com quem emitiu o cheque sem fundo e pedir para o mesmo compensar o cheque, caso não se consiga que o mesmo compense o cheque o próximo procedimento é ir no cartório de Protesto de onde o cheque foi emitido onde você irá protestar o título, desta forma o cartório irá entrar em contato com o emissor do cheque e irá publicar o nome do emissor em uma lista de comunicação oficial, onde o nome do mesmo, caso não haja pagamento do SPC, irá para a lista de CCF e posteriormente para o Serasa, não permitindo assim que o emissor do cheque consiga mais crédito ou novos talões.

🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


Escrito por Claudia Borges Jornalista

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.
.