Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
evergreen

Como preencher cheque? Passo a passo para preencher o seu corretamente!

Preencher cheque corretamente pode ser ainda um mistério para muitas pessoas, mas isso acaba agora! Veja todas as dicas que separamos

Artigo escrito por Claudia Borges em 24 de Outubro de 2023

Você é desses que não gosta de andar com dinheiro na carteira e prefere outros meios de pagamento? Então deve saber como preencher um cheque, não é?

Se ainda tem dúvidas, não tem problema! Mas saiba que, mesmo que pareça ter caído em desuso, o cheque ainda é amplamente utilizado.

De maneira simples, o cheque é um documento de pagamento, ou seja, dá ao portador o poder de receber o valor estipulado no documento.

Por isso, aprender como preencher cheque corretamente é muito é importante, inclusive para sua educação financeira, pois ajuda a manter a organização das suas finanças pessoais.

SAIBA MAIS: Empréstimo com cheque: entenda como funciona na prática

Passo a passo para preencher um cheque

Para garantir que esteja sempre correto, você pode seguir os passos abaixo:

  1. Preencha o valor do documento no canto superior direito de forma legível;
  2. Escreva na primeira linha o mesmo valor por extenso. Evite rasuras;
  3. É possível adicionar o nome de quem deve receber o cheque. Para isso basta colocar esse nome por extenso na linha começada com “A”;
  4. Na linha menor, no canto inferior, coloque a cidade em que está e data;
  5. Assine na ultima linha do canto inferior direito. Lembre-se que deve ser a mesma assinatura do RG.

O cheque é um documento de pagamento, portanto é importante que seja preenchido corretamente, do contrário, o recebedor terá problemas para receber.

Além disso, existem algumas dicas que deixarão seu documento mais seguro, são elas:

  • Sempre adicione o símbolo # antes e depois dos números, para que não haja modificação;
  • Ao terminar de escrever o valor por extenso, faça um risco até o fim da linha, dessa forma não haverá alterações;
  • Anote as informações de valor, data e finalidade do cheque no canhoto, assim caso você se esqueça estará anotado.

Como preencher um cheque de R$ 1.000 na prática

Modelo de cheque preenchido
Modelo de cheque preenchido

Para preencher um cheque de forma prática, fique sempre atento aos pontos importantes: valor e assinatura.

  • Cheque pré-datado: ao adicionar uma data futura na parte inferior do cheque, você diz ao recebedor que esse cheque deve ser depositado na data especificada;
  • Cheque cruzado: ao adicionar duas linhas verticais ao documento, ele só poderá ser compensado se for depositado em uma conta. No caso do exemplo, como está nominal a Maria da Silva, a conta tem de estar no nome dela.
Exemplo de cheque pré-datado e cruzado
Exemplo de cheque pré-datado e cruzado

3 dicas para entender como preencher cheque corretamente

Ainda está com medo de preencher cheque de forma errada? Não se preocupe, confira as dicas que preparamos para te ajudar a evitar erros:

1. Preste bastante atenção ao valor

Uma das partes mais importantes de um cheque é o valor do documento. Por exemplo, um zero a mais ou a menos pode fazer uma grande bagunça no seu controle financeiro.

Portanto, confira pelo menos duas vezes o valor escrito, tanto numérico quanto por extenso, para ter certeza de que é o correto.

Nesses casos, é melhor pecar pela precaução, concorda?

2. Faça a assinatura correta

A assinatura errada pode invalidar o documento e atrasar toda sua operação financeira. Dessa maneira, sempre se lembre de assinar cheque conforme está em seu RG.

Certamente o caixa do banco não irá analisar a combinação exata entre o documento e a assinatura que eles têm registrado, mas quanto mais próximo conseguir deixar, melhor.

3. Cuidado com rasuras

Qualquer rasura pode anular um cheque, por isso, fique atento na hora de preencher seu documento.

Uma dica é fazer um rascunho em um papel simples ou passar mentalmente todos os dados antes de começar a escrever as informações no cheque, assim a chance de errar é menor.

VEJA TAMBÉM: Cheque Devolvido: Qual é o Motivo 22? (11, 21, 22, 31, 48, 59 e 71) || Mil reais ou hum mil: Saiba como preencher cheque de mil reais!

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Apesar de muito utilizado, ainda surgem algumas dúvidas sobre o assunto, então, separamos algumas das mais frequentes.

Quem pode preencher cheque?
Como nomear um cheque?
Por que cruzar um cheque?
Quais são os tipos de cheques existentes?

Como evitar cheque sem fundo?

É muito importante seguir as regras de preenchimento que mostramos acima para que não haja problemas com o banco, principalmente com cheque sem fundo – que é quando não é encontrado valor na conta de quem emitiu o cheque.

Até porque, caso seu cheque se encontre nessa situação por duas vezes, você pode ter uma restrição no CPF no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo) e isso pode te causar problemas para futuras operações com essa modalidade de pagamento.

Importância de preencher o cheque corretamente

Como todo documento, o cheque deve ser preenchido sem rasuras. Isso porque o banco pode devolver um cheque se ele estiver rasurado ou pareça falsificado.

Desse modo, ter atenção na hora de preencher um cheque é muito importante, ainda mais para sua saúde financeira, uma vez que qualquer evento diferente do planejado pode prejudicar seu orçamento.

Então, gaste um pouco mais de tempo na hora de preencher um cheque e tenha certeza que está tudo correto, evitando assim maiores dores de cabeça.



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

2 comentários publicados nesse artigo
    04/08/2021 às 19:26

    No caso de recebimento de cheque sem fundo como proceder?

      05/08/2021 às 15:03

      Olá, Ivan. O primeiro passo é entrar em contato com quem emitiu o cheque sem fundo e pedir para o mesmo compensar o cheque, caso não se consiga que o mesmo compense o cheque o próximo procedimento é ir no cartório de Protesto de onde o cheque foi emitido onde você irá protestar o título, desta forma o cartório irá entrar em contato com o emissor do cheque e irá publicar o nome do emissor em uma lista de comunicação oficial, onde o nome do mesmo, caso não haja pagamento do SPC, irá para a lista de CCF e posteriormente para o Serasa, não permitindo assim que o emissor do cheque consiga mais crédito ou novos talões.

.
.