Pesquisar Fechar Menu
Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Como controlar a minha vida financeira [6 dicas essenciais]

Está se perguntando: "como mudar minha vida financeira"? Conheça as principais dicas para controlar sua contas!

Artigo escrito por Carlos Terceiro em 23 de Novembro de 2021

Imagem representando o tema como controlar a minha vida financeira

Como controlar a minha vida financeira? Certamente você já se fez essa pergunta, pois ela é muito comum na vida de milhares de pessoas.

Somente no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas estão endividadas, além daquelas que foram afastadas – por opção, ou não – do mercado de trabalho.

Logo, o cuidado com as finanças pessoais deixa de ser somente uma alternativa e torna-se uma escolha a ser tomada por aqueles que desejam ter uma vida financeira melhor.

Se este é o seu caso ou se você nunca soube lidar com o dinheiro e quer reverter essa situação, saiba que preparamos um conteúdo completo onde você irá descobrir como fazer um bom controle financeiro.

Boa leitura!

Principais dicas para controlar a vida financeira

Veja, a seguir, as principais dicas para controlar a vida financeira e faça acontecer a mudança que deseja em sua vida!

1. Controle ganhos e gastos

A princípio, pode parecer um pouco óbvio mas, a primeira dica de como aprender a se controlar financeiramente consiste em como fazer um bom controle financeiro.

Muitas pessoas sonham com a independência financeira, em ter uma fonte de renda passiva – onde você não precisa dedicar nem tempo nem energia para gerar riqueza. No entanto, poucas sabem fazer o controle das suas finanças.

Para fazer um bom controle financeiro você precisa conhecer suas receitas e despesas, ou seja, tudo aquilo que entra e sai do seu bolso, conta corrente ou carteira.

Desse modo, é possível conhecer sua realidade financeira, quanto da sua renda está disponível para as mais variadas categorias de gastos, sendo este o primeiro passo para aprender a lidar melhor com o seu dinheiro.

Além disso, não adianta saber quanto você ganha e quais são as suas principais despesas se você não tem controle sobre o fluxo desse dinheiro.

2. Utilize um gerenciador financeiro

Quando a pergunta em questão é “como controlar a minha vida financeira?”, o hábito de gerenciar as finanças no dia a dia e ter controle sobre suas transações financeiras, é mais que essencial.

Para te ajudar nesse objetivo, existem ótimas ferramentas que podem te ajudar a fazer um bom controle financeiro, desde planilhas a softwares completos de gerenciamento financeiro.

Se você é amante das planilhas, com certeza vai gostar de usar uma planilha de gastos mensais. Mas, nem sempre elas nos ajudam como deveriam. Muitas vezes não podemos computar aquela despesa imediatamente e perdemos um pouco o fluxo do dinheiro.

Mas, um gerenciador financeiro pode ser uma excelente opção para ter total controle sobre suas finanças. Com o Mobills, aplicativo de controle financeiro mais bem avaliado do Brasil, você tem todas as ferramentas que precisa para controlar sua vida financeira.

Mobills – Controle de Gastos

4.6300
URL verificada
PlataformaAndroid, iOS e Web.
FuncionalidadesControle de contas, cartões e objetivos.
PreçoGratuito com funcionalidades Premium (Paga).
BenefíciosApp com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    O Mobills é um aplicativo de controle de gastos e finanças pessoais que irá lhe ajudar a alcançar o sucesso financeiro que você sempre sonhou.

    🎯 Nossa missão é transformar sua vida financeira para melhor e eliminar de vez todos os seus problemas com dinheiro.

    💰 Tudo isso é possível porque o Mobills é a maneira mais simples, fácil e segura para você economizar e juntar dinheiro.

    🚀 Confira porque mais de 8 milhões de pessoas escolheram nosso aplicativo para controlar suas finanças e não tomar susto no final do mês.

3. Conheça a si mesmo

Agora que você conhece a sua realidade financeira, sabe quando ganha e gasta, e ainda faz o gerenciamento de todas as suas movimentações financeiras, é de suma importância que: conheça a si mesmo!

Alguns dos principais problemas financeiros que acometem milhares de pessoas no mundo estão relacionados às compras por impulso, ao uso inadequado do cartão de crédito e à falta de uma reserva financeira, por exemplo.

Isso acontece devido à ausência de conhecimento que boa parte da população tem sobre educação financeira e sobre suas necessidades e capacidade de gastar dinheiro.

Portanto, como aprender a se controlar financeiramente também está diretamente ligado com a atitude de conhecer a si mesmo.

Para um bom controle das finanças, busque conhecer suas reais necessidades, diferencie o querer do precisar.

Pois, nem tudo que você quer você de fato precisa. E, priorizar o que não é importante pode ser bastante prejudicial para sua saúde financeira.

Além disso, tenha consciência de quais são os seus gostos, habilidades e limites. Dessa forma, fica muito mais fácil colocar em prática dicas como as que estou te dando e ver resultados mais efetivos.

4. Defina e acompanhe objetivos

Conhece o ditado que diz “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Ele se aplica bem às finanças pessoais.

Se você quer tomar o controle da sua vida financeira, é fundamental que coloque em prática esta dica.

Inclusive, pode fazer isso agora mesmo: pegue um papel ou o bloco de notas do seu celular e anote onde quer chegar daqui a um, dois , cinco, dez anos ou mais.

Você quer montar uma reserva para imprevistos? Morar sozinho? Comprar um carro? Sonha em ter uma aposentadoria tranquila?

Estes são alguns exemplos de objetivos e metas financeiras que podem te guiar para a prosperidade.

Pois tenha certeza que, definindo os seus objetivos, fica muito mais simples enxergar quais serão os próximos passos da sua trajetória para um bom controle financeiro.

Feito isso, lembre-se de acompanhar como está se saindo. Desse modo, é possível ver aonde está errando e corrigir o que estiver a seu alcance.

Tente focar no que aprende no caminho. Com persistência e paciência, conquistará tudo o que almeja!

5. Monte um plano financeiro

O planejamento financeiro consiste em traçar estratégias de consumo baseadas em sua realidade financeira.

Por isso, para fazer um planejamento eficiente é preciso conhecer os seus ganhos e gastos, necessidades e desejos, como indiquei anteriormente.

Com ajuda de uma planilha ou aplicativo – pode ser papel e caneta se preferir, preveja seus gastos para o mês e até mesmo para o ano.

Saber diferenciar suas despesas fixas e variáveis vai te ajudar a otimizar esse processo e ainda torná-lo bem mais assertivo.

O planejamento financeiro pode e deve ser feito tanto para o controle das suas contas cotidianas – como gastos com moradia e alimentação – como também é válido quando o assunto é viagem ou até mesmo quando deseja empreender.

No caso das despesas comuns, você pode optar por um método de distribuição de renda como o 50-30-20 para definir seu planejamento mensal.

Já para viagens, por exemplo, você deve orçar desde custos com passagens áreas até custos com a estadia em hotéis, alimentação e passeios, entre outros gastos.

6. Tenha disciplina

Sem dúvidas, a disciplina anda lado a lado com o sucesso financeiro.

Sabendo disso, seja fiel a você mesmo e faça do controle financeiro um hábito que você irá desenvolver no seu dia a dia e levar para a vida.

Recebeu o salário, prêmio ou outro tipo de remuneração? Registre! Gastou com bens e serviços? Registre. Quer comprar algo novo ou viajar? Monte um planejamento financeiro.

Tenha em mente que transformar a sua vida financeira para melhor é uma missão possível e conte com a gente para te ajudar!

Afinal, como controlar a minha vida financeira?

Se você chegou até o final deste artigo é porque buscava a resposta para esta pergunta.

Agora que já sabe o que fazer, não hesite em colocar em prática o que aprendeu! Até porque, não ensinamos nada impossível de ser feito, não é mesmo?

Então, aplique no seu dia a dia, aos poucos mas com consistência, o que precisa fazer para aumentar a qualidade da sua vida financeira.



Escrito por Carlos Terceiro CEO da Mobills

Apaixonado por finanças e investimentos, em 2014 Carlos Terceiro decidiu unir sua paixão com seu conhecimento em tecnologia para fundar o Mobills.

  • Pós-graduação em finanças na PUCRS;
  • Graduado em desenvolvimento de sistemas na Estácio;
  • Investidor há mais de 10 anos.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.


.