A falta de controle das finanças pessoais é um problema muito comum na vida de milhares de pessoas. Por isso, aprender como fazer um bom controle financeiro é essencial para lidar melhor com o dinheiro.

Como controlar a minha vida financeira: 5 dicas essenciais

Como controlar a minha vida financeira? Certamente você já se fez essa pergunta, pois, ela é muito comum na vida de milhares de pessoas.

Somente no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas estão endividadas, além daquelas que foram afastadas – por opção, ou não – do mercado de trabalho.

Logo, o cuidado com as finanças pessoais deixa de ser somente uma alternativa e torna-se uma escolha a ser tomada por aqueles que desejam ter uma vida financeira melhor.

Se este é o seu caso ou se você nunca soube lidar com o dinheiro e quer reverter essa situação, saiba que preparamos um conteúdo completo onde você irá descobrir como fazer um bom controle financeiro.

Por isso, leia este artigo até o final, coloque em práticas dicas essenciais de como aprender a se controlar financeiramente e faça acontecer a mudança que deseja em sua vida!

Boa leitura!

5 dicas essenciais de como aprender a se controlar financeiramente

1. Aprenda a fazer um bom controle financeiro

A princípio, pode parecer um pouco óbvio mas, a primeira dica de como aprender a se controlar financeiramente consiste em como fazer um bom controle financeiro.

Muitas pessoas sonham com a independência financeira, em ter uma fonte de renda passiva – onde você não precisa dedicar nem tempo nem energia para gerar riqueza. No entanto, poucas sabem fazer o controle das suas finanças.

Para fazer um bom controle financeiro você precisa conhecer suas receitas e despesas, ou seja, tudo aquilo que entra e sai do seu bolso, conta corrente ou carteira.

Desse modo, é possível conhecer sua realidade financeira, quanto da sua renda está disponível para as mais variadas categorias de gastos, sendo este o primeiro passo para aprender a lidar melhor com o seu dinheiro.

Além disso, não adianta saber quanto você ganha e quais são as suas principais despesas se você não tem controle sobre o fluxo desse dinheiro.

Quero dizer que, quando a pergunta em questão é “como controlar a minha vida financeira?”, o hábito de gerenciar as finanças no dia a dia e ter controle sobre suas transações financeiras, é mais que essencial.

Para te ajudar nesse objetivo, existem ótimas ferramentas que podem te ajudar a fazer um bom controle financeiro, desde planilhas a softwares completos de gerenciamento financeiro.

Se você é amante das planilhas, com certeza vai gostar de usar uma planilha de gastos mensais. Mas, nem sempre elas nos ajudam como deveriam. Muitas vezes não podemos computar aquela despesa imediatamente e perdemos um pouco o fluxo do dinheiro.

Mas, um gerenciador financeiro pode ser uma excelente opção para ter total controle sobre suas finanças. Com o Mobills, aplicativo de controle financeiro mais bem avaliado do Brasil, você tem todas as ferramentas que precisa para controlar sua vida financeira.

2. Conheça a si mesmo

Agora que você conhece a sua realidade financeira, sabe quando ganha e gasta, e ainda faz o gerenciamento de todas as suas movimentações financeiras, é de suma importância que: conheça a si mesmo!

Alguns dos principais problemas financeiros que acometem milhares de pessoas no mundo estão relacionados às compras por impulso, ao uso inadequado do cartão de crédito e à falta de uma reserva financeira, por exemplo.

Isso acontece devido à ausência de conhecimento que boa parte da população tem sobre educação financeira e sobre suas necessidades e capacidade de gastar dinheiro.

Portanto, como aprender a se controlar financeiramente também está diretamente ligado com a atitude de conhecer a si mesmo.

Acredito fortemente que você seja uma pessoa que possui grandes sonhos, mas, quais são os seus objetivos? O que você pode e deve fazer para tornar os seus sonhos realidade?

Para um bom controle das finanças pessoais, busque conhecer suas reais necessidades, diferencie o querer do precisar.

Pois, nem tudo que você quer você de fato precisa. E, priorizar o que não é importante pode ser bastante prejudicial para sua saúde financeira.

Além disso, tenha consciência de quais são os seus gostos, habilidades e limites. Dessa forma, fica muito mais fácil colocar em prática dicas como as que estou te dando e ver resultados mais efetivos.

3. Defina e acompanhe seus objetivos

Conhece o ditado que diz “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Ele se aplica bem às finanças pessoais.

Eu aprendi como controlar a minha vida financeira a partir do momento em que reconheci a importância de definir aonde eu quero chegar e então, definir como chegar lá.

Se você quer tomar o controle da sua vida financeira, é fundamental que coloque em prática esta dica.

Inclusive, pode fazer isso agora mesmo: pegue um papel ou o bloco de notas do seu celular e anote aonde quer chegar daqui a um, dois , cinco, dez anos ou mais.

Você quer montar uma reserva para imprevistos? Morar sozinho? Comprar um carro? Sonha em ter uma aposentadoria tranquila?

Estes são alguns exemplos de objetivos financeiros que podem te guiar para a prosperidade.

Pois tenha certeza que, definindo os seus objetivos, é muito mais simples enxergar quais serão os próximos passos da sua trajetória para um bom controle financeiro.

Feito isso, lembre-se de acompanhar como está se saindo. Desse modo, é possível ver aonde está errando e corrigir o que estiver a seu alcance.

Tente focar no que aprende no caminho. Com persistência e paciência, conquistará tudo o que almeja!

4. Monte um planejamento financeiro eficiente

O planejamento financeiro consiste em traçar estratégias de consumo baseadas em sua realidade financeira.

Por isso, para fazer um planejamento eficiente é preciso conhecer os seus ganhos e gastos, necessidades e desejos, como indiquei anteriormente.

Com ajuda de uma planilha ou aplicativo – pode ser papel e caneta se preferir, preveja seus gastos para o mês e até mesmo para o ano.

Saber diferenciar suas despesas fixas e variáveis vai te ajudar a otimizar esse processo e ainda torná-lo bem mais assertivo.

O planejamento financeiro pode e deve ser feito tanto para o controle das suas contas cotidianas – como gastos com moradia e alimentação – como também é válido quando o assunto é viagem ou até mesmo quando deseja empreender.

No caso das nossas despesas comuns, você pode optar por um método de distribuição de renda como o 50-30-20 para definir seu planejamento mensal.

Já para viagens, por exemplo, você deve orçar desde custos com passagens áreas até custos com a estadia em hotéis, alimentação e passeios, entre outros gastos.

Confira agora como montar seu planejamento financeiro no Mobills!

5. Tenha disciplina para manter um bom controle financeiro

Sem dúvidas, a disciplina anda lado a lado com o sucesso financeiro.

Sabendo disso, seja fiel a você mesmo e faça do controle financeiro um hábito que você irá desenvolver no seu dia a dia e levar para a vida.

Eu te dei exemplos de ferramentas que irão de ajudar nesse controle, bem como mostrei a importância de cuidar do seu dinheiro.

Logo, acabei com as desculpas que impediam você de aplicar as dicas financeiras que você aprendeu. Neste momento, é hora de se comprometer com você mesmo nessa jornada para a liberdade e independência financeira!

Recebeu o salário, prêmio ou outro tipo de remuneração? Registre! Gastou com bens e serviços? Registre. Quer comprar algo novo ou viajar? Monte um planejamento financeiro.

Tenha em mente que transformar a sua vida financeira para melhor é uma missão possível e conte com a gente para te ajudar!

Conclusão

Afinal, como controlar a minha vida financeira? Se você chegou até o final deste artigo é porque buscava a resposta para esta pergunta.

Agora que já sabe o que fazer, não hesite em colocar em prática o que aprendeu! Eu não disse nada impossível de ser feito, não é mesmo?

Então, aplique no seu dia a dia, aos poucos mas com consistência, o que precisa fazer para aumentar a qualidade da sua vida financeira.

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo “Como controlar a minha vida financeira: 5 dicas essenciais”?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Finanças Pessoais


Escrito por Carlos Terceiro

Carlos Terceiro, Fundador e CEO do Mobills, o aplicativo de finanças pessoais com o maior número de clientes no Brasil. Empreendedor movido pelo propósito de transformar a vida financeira dos brasileiros para melhor. Formado em análise de sistemas e Pós-graduando em Finanças e Investimentos pela PUCRS.

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web