Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Dia do Consumidor 2024: quando é e como aproveitar?

O Dia do Consumidor de 2024 promete descontos semelhantes aos da Black Friday em diversas lojas. Saiba mais sobre esse dia e como economizar!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 07 de Fevereiro de 2024

Já sabe quando é o Dia do Consumidor 2024? Caso não, saiba que ele está mais próximo do que você imagina!

A data do Dia do Consumidor, no Brasil, é celebrada para dar destaque à importância dos consumidores e, também, aos direitos conquistados por eles no decorrer de muitos anos.

Com essa data é possível aproveitar uma diversidade de descontos que podem chegar a 70% em lojas que aderem às promoções. Esses descontos podem, inclusive, acontecer alguns dias antes, na Semana do Consumidor.

Por isso, se você quer aproveitar o Dia do Consumidor 2024 da melhor forma, com todas as suas promoções, comprar o que precisa e ainda economizar dinheiro, confira este conteúdo até o fim e anote todas as dicas.

Vamos nessa?

VEJA TAMBÉM: Cyber Monday: o que é e onde comprar com desconto? Confira!

O que é o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor é um evento marcado por descontos que várias lojas oferecem, que podem chegar a até 70% e já existe há, pelo menos, 5 décadas.

Muitas pessoas costumam considerar esse dia como a Black Friday do primeiro semestre do ano, pois, assim como nesse evento, existe a possibilidade de obter ótimos descontos.

Quando é o Dia do Consumidor em 2024?

A data oficial do Dia do Consumidor 2024 é no dia 15 de março, porém muitas pesquisas apontam que a grande busca por ofertas e promoções podem começar em até 10 dias antes da data oficial, na semana do consumidor.

Por esse motivo, caso esteja precisando comprar algo de casa ou, até mesmo, trocar de celular, fique atento a todas as promoções ofertadas.

História do Dia do Consumidor: como surgiu?

Criado nos Estados Unidos na década de 80, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, ao qual a data do dia do consumidor faz alusão, teve comemoração pela primeira vez no dia 15 de março de 1983.

Porém, os direitos do consumidor tiveram seu espaço nos meios sociais a partir de um discurso do então presidente John Kennedy, em 1962, enviou ao Congresso Americano, enfatizando os direitos de todos os consumidores.

Esse discurso foi o motivo de vários debates em torno do globo, o que fez com que fossem estabelecidos 4 pilares fundamentais para todos os consumidores:

  • Escolha;
  • Informação;
  • Segurança;
  • Liberdade de expressão.

Portanto, o maior objetivo dessa criação foi deixar evidentes direitos básicos dos consumidores, como os citados acima.

Origem do Dia do Consumidor no Brasil

Apesar do discurso que deu origem ao dia do consumidor ter sido proferido na década de 60, apenas duas décadas depois, em 1980, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a construção de novas leis com benefícios aos consumidores.

No Brasil, a instituição do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de março de 1991), sancionado pelo então presidente Fernando Collor de Mello, trouxe também a consolidação da data no mercado, ressaltando o dia 15 de março como o Dia do Consumidor de maneira fixa.

Dicas para aproveitar o Dia do Consumidor em 2024

Há, durante essas datas, um excelente número de ofertas para conferir. No entanto, é necessário tomar cuidado com pessoas agindo de má fé para ganhar dinheiro na Internet.

Por isso, confira algumas dicas para aproveitar o Dia do Consumidor de 2024.

Compare preços através de aplicativos

Os aplicativos de comparação de preços podem te ajudar a escolher produtos com os melhores descontos.

Sendo assim, comparar preços se torna bastante viável em datas que oferecem boas promoções, como é o caso da Semana do Consumidor.

Confira a seguir alguns dos aplicativos mais conhecidos desse segmento.

Zoom

O aplicativo de comparação de preços Zoom conta, atualmente, com mais de 170 mil downloads. Além de entregar uma experiência intuitiva para o usuário, ele oferece até 7% de cashback em vários produtos.

Zoom

Avaliação Mobills
4.5 50
Avaliação Mobills
URL verificada
Valor Gratuito.
Funcionalidades Histórico de preços, alerta de preços, reviews curtas.
Design Simples e fácil de usar.
Onde baixar Apple Store e Play Store.
URL verificada

Ademais, é possível que você tire suas dúvidas sobre os produtos diretamente com os especialistas do aplicativo, além de a comparação dos preços ser feita apenas em lojas confiáveis.

Buscapé

Com mais de 140 mil avaliações, o Buscapé, além de tornar possível fazer uma comparação efetiva de preços, também oferece cupons de desconto para diversas lojas.

Buscapé

Avaliação Mobills
4.4 50
Avaliação Mobills
URL verificada
Valor Gratuito.
Funcionalidades Comparação de preços, cupons de desconto, histórico de ofertas.
Design Intuitivo e prático.
Onde baixar Apple Store e Play Store.
URL verificada

Além disso, com o aplicativo é possível visualizar a avaliação dos consumidores que já compraram e, também, deixar como favoritos os produtos que fico interessado.

Busque por cupons de desconto

Fazer uma busca por cupons de desconto pode ser uma excelente prática para que você possa conseguir um preço ainda melhor do que os oferecidos no Dia do Consumidor 2024.

Para isso, é possível utilizar alguns aplicativos de desconto, como o Cuponeria, Cuponomia e muitos outros. Neles, é possível gerar cupons em diferentes lojas.

Tenha certeza da segurança do site

Atualmente, há um conjunto de boas práticas que ajudam os consumidores a evitar golpes na Internet, que são infelizmente frequentes. Sendo assim, algumas dicas são:

  • Verifique a reputação da loja no site ReclameAqui;
  • Veja se no endereço do site há, no início, https://;
  • Veja se o ícone do cadeado está presente no navegador;
  • Confira dados como CNPJ, razão social e endereço físico do estabelecimento; entre outras boas práticas de segurança.

Utilize um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual oferece, além de praticidade, muita segurança. Ele é o mais recomendado para compras online, uma vez que é gerado para aquele momento específico.

Por isso, ao fazer uma compra online na Semana do Consumidor, dê preferência ao seu cartão virtual em prol da segurança dos seus dados.

Não acredite em ofertas muito suspeitas

No ambiente virtual, principalmente em meios como WhatsApp, e-mail, Instagram ou SMS, é possível receber ofertas enganosas, que oferecem um desconto fora do normal.

A dica é sempre se atentar a valores muito altos de desconto e seguir as dicas de segurança dadas no decorrer deste conteúdo, sem deixar levar pela vontade de comprar.

Quais lojas participam do Dia do Consumidor?

Lojas bastante conhecidas costumam lançar promoções na própria Semana do Consumidor. Algumas delas, que você já deve conhecer, são:

  • Amazon;
  • Americanas;
  • Mercado Livre;
  • Magazine Luiza;
  • Lojas Renner;
  • Marisa;
  • C&A; entre diversas outras lojas.

Então, caso você esteja necessitando de algum produto que essas lojas oferecem, confira o seu planejamento financeiro e siga as dicas dadas anteriormente para uma compra bem sucedida.

Afinal, não adianta fazer uma compra por impulso sem antes ver os impactos que essa compra vai fazer no seu orçamento, pois é importante estar atento a sua saúde financeira.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Qual o Dia do Consumidor em 2024?

Qual o Dia Mundial do Consumidor?

Como comemorar o Dia do Consumidor em 2024?

É seguro comprar no Dia do Consumidor?

Tomando as medidas necessárias para uma compra segura, de acordo com as dicas acima, é válido e seguro aproveitar as promoções do Dia do Consumidor.

Porém, como falado anteriormente, é importante não fugir tanto do orçamento e do que você tem planejado para o mês, afinal, um gasto a mais será feito e você terá, com isso, menos dinheiro na conta.

Por esse motivo, agora que você já sabe quando é o dia do consumidor, sempre tente incluí-lo no seu planejamento financeiro do início do ano, sobretudo se estiver precisando de algo urgente.



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.