Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
evergreen

Cheque cruzado: saiba o que é, quando usar e como preencher!

Cheque cruzado é uma modalidade financeira que pode dar mais segurança a sua operação. Conheça os detalhes e saiba como cruzar seus cheques

Artigo escrito por Claudia Borges em 22 de Junho de 2023

Assim como os cartões de crédito que exigem senha para realizar transações, a emissão de um cheque cruzado pode aumentar a segurança desse documento.

Apesar de não ser mais uma forma de pagamento tão utilizada pelos consumidores, o cheque pode ser ainda uma boa alternativa para evitar possíveis fraudes e riscos do dinheiro ser roubado.

Por isso, se você quer conhecer mais sobre cheque cruzado, para que serve e quando é necessário utilizá-lo, confira este artigo e tire todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Motivo de cheque devolvido: 22, 11, 21, 22, 31, 48, 59 e 71 || Como preencher cheque? [Passo a passo]

O que é cheque cruzado?

O cheque cruzado é um documento que tem dois traços paralelos feitos de caneta pelo emissor, na frente da folha, e tem como principal objetivo tornar a transação mais segura.

Os dois traços são previstos em lei, e faz com que o documento possa ser descontado somente mediante a um depósito em conta.

Esta modalidade de cheque, por sua vez, se diferencia apenas na forma de preenchimento.

Ao contrário do que as pessoas pensam, cheque cruzado não é uma modalidade diferente de documento, pois ele se diferencia apenas na forma de preenchimento.

Por que fazer um cheque cruzado?

Como dito anteriormente, o principal motivo para fazer um cheque cruzado, seja de pessoas físicas ou das pessoas jurídicas, é a segurança. Quando você cruza um cheque, o portador é obrigado a fazer o depósito dele para receber.

Dessa maneira, é criado um histórico para o documento que pode ser rastreado, caso seja roubado ou extraviado, uma vez que é possível saber em qual conta foi depositado.

Quais os tipos de cheque cruzado?

Essa modalidade de cheque pode ter 3 tipos diferentes: branco, nominal e preto. Veja como diferenciar e para que serve cada um deles:

Branco

O cheque cruzado branco pode ser depositado por qualquer pessoa no banco ou instituição financeira de sua preferência, sem nenhum empecilho.

O documento não possui nenhuma informação adicional, como nome do recebedor ou instituição financeira que deve ser compensado.

Nominal

Um cheque cruzado nominal, por sua vez, deve ter o nome do recebedor no documento. Com isso, o banco só fará o deposito do cheque em uma conta do mesmo titular.

Além disso, esse tipo de cheque só pode ser repassado para terceiros se estiver endossado, ou seja, o recebedor assina no verso do cheque e coloca RG e CPF.

Preto

No cheque cruzado preto, o emissor do cheque, além de cruzar o documento, determina em qual instituição ele deve ser depositado.

Por esse motivo, somente a instituição definida pode receber esse depósito.

Como preencher cheque cruzado?

Imagem representa exemplo de Cheque Cruzado preencho
Modelo de cheque cruzado preenchido

Para preencher um cheque cruzado, basta seguir as mesmas regras do preenchimento de um cheque comum e, após isso, adicionar duas linhas paralelas cruzando o cheque de cima a baixo.

Dessa maneira, você deposita o cheque em sua conta e só poderá fazer o saque quando esse dinheiro entrar no saldo.

Vantagens do cheque cruzado

A seguir, você vai conhecer algumas vantagens do cheque cruzado para que entenda quando é necessário utilizá-lo ou não.

Segurança

Segurança é a principal vantagem ao utilizar o cheque cruzado, uma vez que é possível saber exatamente onde seu cheque foi depositado.

A chance de um cheque ser extraviado também diminui nesse meio de pagamento, pois o histórico do documento permite rastrear por onde ele passou.

Ganho de tempo

Ao exigir que o cheque seja depositado ao invés de sacar, você ganha tempo. Dessa maneira, caso ocorra algum desacordo comercial, é possível sustar o documento e avisar ao banco, antes da retirada do dinheiro.

O mesmo acontece nos casos de roubo e extravio do documento. Caso aconteça com você, procure imediatamente seu banco faça a sustação do cheque.

VEJA TAMBÉM: Desacordo comercial: entenda o conceito e veja quando acontece

Desvantagens

Como qualquer operação financeira, o cheque cruzado possui algumas desvantagens. Veja a seguir e defina quais precauções devem ser tomadas ao fazer uso dessa modalidade de cheque.

Conta bancária

Como foi falado, só é possível receber o valor depositando o cheque cruzado em uma conta, portanto ter conta é obrigatório nesse tipo de transação financeira.

Além disso, se o cheque for nominal a dificuldade aumenta, pois a conta deverá ser do mesmo titular do portador do documento.

Demora do processo

O cheque cruzado pode demorar até 2 dias úteis para compensar. Então, pode ser um problema para quem recebe e precisa do dinheiro.

A regra para compensação de cheque cruzado é a seguinte:

  • 2 dias úteis para valores até R$ 300,00;
  • 1 dia útil para valores maiores que R$ 300,00.

O prazo começa a contar no dia útil seguinte ao do depósito, independente do horário que for feito.

VEJA TAMBÉM Saiba como funciona o depósito identificado e como fazer um facilmente

Você pode querer saber também

Cheque cruzado pode sacar?
Quanto tempo demora para o cheque cruzado cair na conta?
Qual a diferença entre cheque cruzado e nominal?
Cheque cruzado é mais seguro?

Afinal, vale a pena cruzar cheque?

Depende! Se você é o emissor, essa possibilidade dá mais segurança na hora de realizar a transação e com o histórico do documento é possível descobrir seu destino.

Mas se o recebedor tem pressa para ter o dinheiro em mãos, pode complicar. Todos os passos que garante a segurança dessa transação, também impactam na burocracia dela.

Analise diretamente com quem vai receber, veja se é alguém de confiança e tome a melhor decisão para ambos os lados.

VEJA TAMBÉM: Mil reais ou hum mil: como preencher o cheque?



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.