Pensando na dificuldade dos usuários em identificar de forma clara seus ganhos e gastos, o Mobills criou uma funcionalidade perfeita para essa identificação: as categorias. Aprenda agora como elas funcionam e melhore a forma como lida com o seu dinheiro!

Categorias Mobills: Tudo o que você precisa saber para melhorar seu controle de gastos

Conheça o Mobills: O melhor gerenciador financeiro do Brasil!

Você tem o hábito de acompanhar seus ganhos e gastos? Quando não utilizamos uma ferramenta prática que nos permite ter um bom controle financeiro, acabamos comprometendo a saúde das nossas finanças.

Por isso, utilizar um gerenciador financeiro como o Mobills, é importante para sabermos de maneira exata para onde está indo o nosso dinheiro.

Afinal, por meio desse controle é possível identificarmos, inclusive, possíveis falhas no nosso planejamento e corrigi-las.

Pensando nisso, na dificuldade dos usuários em identificar de forma exata de onde vem e para onde vai seu dinheiro, o Mobills criou uma funcionalidade perfeita para essa identificação: as categorias.

Você deve estar se perguntando o que é isso e para que serve no seu controle financeiro, não é mesmo? Mas não se preocupe, vamos te explicar tudo o que você precisa saber neste artigo!

Vamos lá?

Afinal, o que são as categorias no Mobills?

As categorias são uma forma que o Mobills encontrou para que você consiga registrar suas transações financeiras classificando-as de maneira que consiga ter o controle de para onde está indo e de onde vem seu dinheiro.

Por meio dessa categorização, você consegue registrar sua conta de energia, por exemplo, na categoria “Moradia”, ou a pizza do domingo à noite na categoria “Alimentação”.

Portanto, ao fim do mês você saberá exatamente quanto do seu dinheiro foi gasto nessas categorias.

Assim, você tem o controle mais exato sobre sua vida financeira e também mais ferramentas para descobrir onde e quando pode economizar dinheiro.

Como as categorias funcionam

No Mobills, as categorias funcionam como classificações abrangentes, deixando para as subcategorias o dever de serem mais específicas.

O conceito das categorias no Mobills é uma classificação abrangente, como por exemplo: Moradia, Alimentação, Transporte e Saúde.

Enquanto isso, o conceito das subcategorias é mais específico, como Almoço, Uber, Gasolina e etc.

Consigo usar as categorias em meu controle financeiro no Mobills?

Todas as suas transações devem ser registradas nas categorias escolhidas por você, no momento desse registro.

As categorias são escolhidas de acordo com a transação financeira e isso acontece porque, com essa classificação, o Mobills lhe dará informações detalhadas sobre essas movimentações.

Digamos que você deseja relembrar quanto e onde gastou com alimentação no mês passado. Já imaginou como seria isso sem suas categorias?

Com o Mobills, você consegue aplicar um filtro em sua tela de transações indicando a categoria “Alimentação”, inclusive indicar o período do filtro, para ser ainda mais exato.

Ao aplicar esse filtro, o Mobills lhe dará a relação exata de todas as suas transações registradas nessa categoria e você poderá analisar uma por uma. Muito bom, concorda?

Utilizando as categorias no Mobills de maneira eficiente

Imagine que você deseja economizar mais, mas não sabe por onde começar.

Nesse caso, um gráfico com a porcentagem de quanto você gastou em cada uma de suas categorias seria perfeito, não acha?

Pois bem, o Mobills lhe oferece um gráfico de Despesas e Receitas por categoria, onde você terá a relação de suas categorias e a porcentagem de gastos em cada uma delas.

A porcentagem leva em consideração o valor total de suas despesas.

Ou seja, se no mês de Novembro você gastou um total R$ 1.000 e só em alimentação gastou R$ 200, a categoria “Alimentação” será responsável por 20% de seus gastos do mês.

Agora imagine que, além de seu salário, você tenha outras fontes de renda e em algum momento necessita saber quanto ganhou em comissões no mês de novembro.

Nesse caso, você pode criar uma categoria para classificar essas receitas, aplicar um filtro em sua tela de transações ou acompanhar o gráfico de receitas por categoria.

Assim, além de ter um controle total sobre suas despesas, também tem sobre suas receitas!

Agora que já entende o porquê de registrar categorias em suas transações, que tal vermos como criar essas categorias no Mobills?

Como criar categorias no Mobills

Na Web:

  1. Na tela inicial do Mobills Web, clique nos três pontinhos que estão no canto inferior esquerdo e depois em “Categorias”;
  2. Escolha se deseja criar uma categoria para “Receitas” ou “Despesas” clicando em “Categoria de despesas”;
  3. Clique no ícone de adição que está no canto superior direito da tela;
  4. Preencha o nome de sua categoria, cor e ícone para uma melhor identificação. Depois, basta salvar.

Muito simples, não é mesmo? Agora é só utilizar os recursos de controle por categorias do gerenciador financeiro mais bem avaliado do Brasil!

No iOS:

  1. Na tela inicial do Mobills iOS, toque nos três pontinhos que estão no canto inferior esquerdo e depois em “Categorias”;
  2. Escolha se deseja criar uma categoria para “Receitas” ou “Despesas”, na barra que está no canto superior da tela;
  3. Toque nos três pontinhos que estão no canto superior direito da tela e depois em “Criar Categoria”;
  4. Preencha o nome da sua categoria, cor e ícone para uma melhor identificação. Depois, basta salvar.

Prontinho! Agora basta categorizar suas transações da melhor forma possível, com o aplicativo de controle financeiro mais bem avaliado do Brasil!

No Android:

  1. Na tela inicial do Mobills Android, toque nos três pontinhos que estão no canto inferior esquerdo e depois em “Categorias”;
  2. Escolha se deseja criar uma categoria para “Receitas” ou “Despesas”, na barra que está no canto superior da tela;
  3. Toque no ícone de adição, que está no canto inferior direito da tela;
  4. Preencha o nome de sua categoria, cor e ícone para uma melhor identificação. Depois, basta salvar.

Conclusão

Agora que já entende a importância de criar categorias de acordo com suas necessidades e também sabe como criá-las, basta correr e começar a controlar seus gastos com essas informações!

Caso tenha ainda qualquer dúvida ou dificuldade quanto a esse processo ou a qualquer outro, basta acessar nossa Central de Ajuda e ficar por dentro de como o gerenciador financeiro mais bem avaliado do Brasil pode te ajudar!

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

Gostou de conhecer como funciona as categorias no Mobills?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Mobills


Escrito por André Luis

Olá, me chamo André, estudo Comunicação Social na Unifanor Wyden e faço parte da equipe de Custommer Success no Mobills. Amo sair com os amigos, família e conversar sobre absolutamente tudo. Amo pesquisar as melhores formas de otimizar meu tempo para que eu possa aprender coisas novas nesses dias que passam tão rápidos. Geralmente, meus hobbies são todas e quaisquer atividades que demandam simplicidade (menos exercícios), como ver filmes e séries, estudar e, não podemos esquecer, comer.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web