Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
anual

Bovespa Futuro: quais são os riscos e vantagens

O Bovespa Futuro é um dos principais contratos derivativos da Bolsa de Valores. Por isso, leia o artigo e conheça mais sobre esse ativo.

Artigo escrito por Marcos Vitor em 26 de Julho de 2023

O Bovespa Futuro é um dos principais índices negociados no mercado futuro na Bolsa de Valores por conta do seu grande potencial de valorização.

Para aqueles querem realizar lucros no curto prazo e se proteger de possíveis oscilações no mercado, esse ativo é uma excelente alternativa.

Por isso, aprenderemos como funciona e como investir no Bovespa Futuro para que possamos traçar uma estratégia que seja eficiente. Então, vamos nessa?

O que é Bovespa Futuro?

O Bovespa Futuro é um contrato derivativo negociado no mercado futuro cujo ativo principal é o índice Ibovespa.

Os derivativos são ativos cujo valor deriva de outro ativo. Nesse sentido, uma oscilação no ativo principal vai impactar o preço do derivativo.

Contudo, os derivativos são negociados baseados na expectativa futura de determinado acontecimento.

Por exemplo, é possível apostar na alta ou na queda de determinado mercado em algum momento do futuro.

Dentre os tipos de derivativos, as principais classificações são: mercado a termo, mercado futuro, de opções e as swaps.

No caso do Bovespa Futuro, os investidores apostam na alta ou na queda que o índice Ibovespa poderá ter no futuro.

O índice Ibovespa é o principal índice da bolsa brasileira, pois ele reúne as empresas mais negociadas e com maior valor de mercado.

Nesse sentido, quando ouvimos falar que o Ibovespa subiu ou caiu, precisamos lembrar que isso significa que, em média, as ações das empresas que compõem o índice subiram ou caíram.

Entenda mais sobre o índice Ibovespa

Diante disso, por conta de sua alta liquidez, o Bovespa Futuro é um dos ativos mais negociados da bolsa.

Como funciona o Bovespa Futuro?

No Bovespa Futuro, o investidor aposta no preço do índice Ibovespa em um determinado período no futuro, seja na queda ou na desvalorização.

Quem acredita que o índice Ibovespa terá uma desvalorização em breve poderá vender o Bovespa Futuro pelo preço negociado no dia.

Nesse sentido, se essa desvalorização realmente acontecer, o investidor embolsará a diferença entre o valor que pago e o preço que o ativo chegou depois da queda.

Contudo, a proporção dos seus ganhos vai ser muito maior do que a variação percentual que ocorreu no ativo principal.

Isso porque, os derivativos oscilam exponencialmente mais do que seu ativo subjacente. Por esse motivo, esse produto atrai tantos investidores.

Por outro lado, em caso de valorização do índice Ibovespa, ele só perderá o valor que aplicou na operação.

Diante disso, podemos ver que a relação perda-ganho no mercado futuro é bastante assimétrica, pois enquanto você só pode perder 100%, você pode ganhar 1.000%, 5.000% ou até 10.000% em uma operação.

Além disso, sempre existe uma ponta contrária na operação, que é aquele investidor que acredita que o mercado se movimentará no lado oposto de você.

Portanto, em todo investimento em Bovespa Futuro, haverá alguém que ganhará e alguém que perderá dinheiro.

Por conta de suas características, essa operação é muito mais arriscada que o investimento comum em ações, pois as oscilações são muito mais sensíveis do que o mercado tradicional.

Por isso, os investidores que fazem essas operações de curto prazo, utilizam várias ferramentas com o objetivo de prever as oscilações futuras do mercado.

Como a expectativa de ganho é muito grande, um profissional que consegue fazer isso consegue ter lucros enormes no curto prazo.

Entretanto, é muito importante fazer uma boa gestão de risco para que você não amargue grandes prejuízos.

Horários do Bovespa Futuro

Caso você tenha interesse em negociar contratos futuros de Bovespa, é preciso conhecer os horários de negociação.

Via de regra, as negociações do mercado começam às 9:00. Contudo, o horário do fim do pregão vai variar de acordo com cada ativo. No caso do Bovespa Futuro, as negociações se encerram 18:00.

Ademais, é importante lembrar que a bolsa de valores só funciona nos dias úteis, ou seja, de segunda à sexta (com exceção dos feriados).

No mercado aberto, que é o mercado tradicional, as operações costumam começar 10:00 e encerrar às 18:00.

Vantagens do Bovespa Futuro

O mercado futuro movimenta anualmente centenas de bilhões de dólares, pois suas operações oferecem muitas vantagens para os investidores.

Então, para quem quer fazer uma boa gestão de risco ou potencializar seus ganhos, esse mercado pode ser um excelente instrumento.

Diante de suas várias possibilidades, vamos conhecer agora suas principais vantagens.

Proteção

Imagine que você é exportador que tem sua receita em dólar, por isso uma oscilação no preço dessa moeda vai impactar diretamente em sua receita.

Para minimizar o risco de uma desvalorização da moeda, você pode comprar contratos futuros de dólar e, assim, fixar o valor da moeda em determinado preço.

O mesmo se aplica ao Bovespa Futuro no caso de você ter muitos investimentos que seriam impactados por uma queda da bolsa.

Investimento acessível

No Bovespa Futuro, você estará comprando contratos futuros do índice, o que é diferente de tentar comprar o índice em si.

Dessa forma, você não precisará do valor cheio do índice, apenas do valor inicial para firmar o contrato, que é um valor bem menor.

Então, outra vantagem do Bovespa Futuro é que você consegue se expor ao índice pagando bem menos no momento do investimento.

Naturalmente, quando o vencimento do contrato chegar, você terá que desembolsar o valor total que você firmou.

Liquidez

O Bovespa Futuro é um dos derivativos mais negociados da bolsa, então você poderá comprar e vender facilmente o índice.

Por conta de sua alta liquidez, é mais fácil abrir e fechar uma posição, o que te permite ter uma agilidade muito maior nas decisões.

Potencial de valorização

Além daqueles que querem proteger suas posições, existem aqueles que desejam especular e lucrar com as oscilações do mercado.

Para esses, o Bovespa Futuro se mostra como um excelente instrumento com grande potenciação de valorização.

Contudo, é importante lembrar que esse potencial pode não se efetivar na prática. Por isso, é muito importante fazer uma boa gestão de risco com seus investimentos.

homem investir em bovespa futuro
Como investir em Bovespa Futuro

Como investir no Bovespa Futuro

O Bovespa Futuro é um ativo de renda variável, por isso não é possível saber de antemão como o preço do índice se comportará no futuro.

Na esperança de ganhar muito dinheiro, muitos patrimônios já foram arruinados por investidores que não tinham conhecimento suficiente.

Portanto, além de um perfil de risco mais arrojado, aquele que desejar aplicar em Bovespa Futuro deverá adquirir experiência e um mínimo nível de conhecimento técnico.

Obviamente, esse ativo continuará sendo muito arriscado, mas com esses atributos você diminuirá em muito o risco da operação.

Após tomar a decisão de realmente começar a investir, é preciso fazer isso através do home broker de uma corretora.

Dentre as principais corretoras do Brasil, a Toro Investimentos oferece uma excelente plataforma de negociação e recomendações de aplicações.

Toro Investimentos

A melhor forma de investir com taxa zero e com atendimento personalizado.

A melhor forma de investir com taxa zero e com atendimento personalizado.

URL verificada

No home broker, basta digitar o código do Bovespa Futuro de acordo com as informações do contrato.

Código do Bovespa Futuro

TIPO DE CONTRATOCÓDIGO
Contratos-MiniWIN + mês de vencimento + ano vigente
Contratos CheiosIND + mês de vencimento + ano vigente
Código de negociação do Bovespa Futuro

Ao adicionar essas informações, você emitirá uma ordem de compra ou de venda.

Além disso, você poderá segurar seu contrato até o vencimento ou, se quiser, negociá-lo antes.

Bovespa Futuro vale a pena?

Diante do que foi dito, pode surgir um questionamento: investir em Bovespa Futuro vale a pena? A resposta é: depende.

Se você quiser fazer proteção de carteira, esse ativo é um excelente instrumento, pois ele te permite ganhar com a queda do mercado.

Contudo, caso você queira especular para ganhar dinheiro no curto prazo, pode ser bastante arriscado tento em vista a imprevisibilidade do mercado.

Portanto, reflita bastante sobre sua estratégia de investimentos e, caso os derivativos façam sentido para sua carteira de investimentos, estude bastante sobre esse mercado.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.