Aprenda um pouco sobre a origem da Black Friday no Brasil e as melhores dicas para economizar dinheiro nesse período sem perder o controle do orçamento!

Black Friday no Brasil: conheça 8 dicas para economizar!

Black Friday Mobills 2020

Chegou a época do ano que os varejistas tanto amam e você tanto esperava para fazer aquelas comprinhas que estão na sua lista há um tempão, época de Black Friday no Brasil que, este ano, acontecerá no dia 27 de novembro.

Até aqui, 2020 não foi um ano fácil, mas ainda não acabou. Por conta da pandemia, o cenário atual é bem diferente do que estávamos acostumados, afetando também a economia.

Por isso, hoje vamos falar sobre como aproveitar a Black Friday no Brasil sem exagerar nas dívidas, até porque, quem não gosta de uma promoção?

É importante considerar que, saber como economizar dinheiro é fundamental para manter o seu saldo mensal positivo. No entanto, economizar na Black Friday, não significa não aproveitar as ofertas.

Pelo contrário, também é uma ótima oportunidade para você adquirir produtos que estão na sua lista de desejos sem sair do seu orçamento, principalmente, se você tiver uma boa organização financeira.

Se você ainda está um pouco confuso em relação a esse termo, pode ficar tranquilo que nós vamos te explicar com um breve resumo sobre a origem da Black Friday.

Além disso, claro, vamos te dar dicas para você aproveitar as melhores oportunidades da Black Friday 2020.

Vamos lá?

Black Friday no Brasil

O termo “Black Friday” foi ouvido pela primeira vez em 1869 nos Estados Unidos e é muito mais famoso por lá, devido à uma quebra no mercado de ouro.

Posteriormente, começou a ser comemorado após o dia de Ação de Graças, ou seja, toda 4ª sexta-feira de novembro, dando início também, as compras natalinas.

Porém, no Brasil, a Black Friday começou apenas no ano de 2010 e, com o passar dos anos, as lojas aderiram cada vez mais essas promoções, direcionando a maioria da suas campanhas de novembro a essa data.

Então, se você quer saber como economizar na Black Friday no Brasil, ficar preparado para as grandes promoções e sem deixar de aproveita-las, no nosso texto de hoje, você vai encontrar dicas para se organizar financeiramente.

Neste período, manter a atenção nos sites de compras, acompanhamento de ofertas, além de outras opções de pagamento é fundamental.

Conheça agora as melhores dicas de como economizar na Black Friday 2020!

8 dicas para economizar durante a Black Friday 2020

1. Defina um orçamento

Apesar de ser uma época do ano que você se permite gastar um pouco mais e aproveitar as ofertas de produtos que você quer há muito tempo, antes de começar a comprar, é importante definir um orçamento!

Isso porque, muitas vezes, ao invés de aproveitar as ofertas para economizar, você pode acabar se endividando ainda mais com a falta de um planejamento financeiro, gastando o que não pode.

Então, estabeleça um limite do valor que você pode gastar. Isso fica ainda mais fácil quando você utiliza um app de controle financeiro.

2. Faça uma lista

Essa dica compõe a anterior, com uma listinha de tudo o que você quer comprar, separada por prioridade, você consegue evitar compras por impulso.

Assim, o seu foco será totalmente direcionado para os produtos que você mais deseja e não sairá do seu orçamento.

3. Cadastre-se com antecedência

Se você é acostumado a realizar compras durante o período da Black Friday, já deve ter percebido como os sites ficam congestionados quando chega a esperada Sexta-feira de promoções.

Por isso, aconselhamos que efetue o seu cadastro antes do dia de promoção (aquele login e senha que você cria para concluir a compra), com isso, não perderá o seu tempo com pequenos problemas de navegação.

4. Compare os preços

Sim! Mesmo que o produto que você queira esteja com uma super promoção, é preciso compará-lo com outros sites e estabelecimentos. Assim, você pode encontrar uma opção ainda melhor para sua compra.

É importante que você pesquise anteriormente sobre o produto para não cair em “falsos descontos”.

Sabendo o histórico de preços do que você deseja, saberá se a promoção é realmente verdadeira ou se a loja apenas aumentou o valor do produto para poder reduzir novamente.

Ah, em casos de e-commerce, não esqueça de considerar o frete e taxas de serviços!

5. Antecipe suas compras

A Black Friday no Brasil acontece um pouco antes das pessoas começarem as suas compras de Natal, com exceção de algumas empresas que iniciam suas campanhas com bastante antecedência.

Então, por que não aproveitar as ofertas da Black Friday para comprar os presentes?

Uma informação que parece tão óbvia, mas, às vezes, esquecemos de associar as promoções com a data comemorativa do mês seguinte.

6. Verifique se o site da loja é seguro

Infelizmente, durante épocas do ano que as pessoas tendem a gastar mais, muitos aproveitam a oportunidade para agirem de má fé e aplicarem golpes.

Então, sempre verifique se o site que você está comprando é confiável e/ou se é o site correto, para que não corra riscos de cair em alguma fraude.

Pesquise, verifique em sites de avaliação, como ReclameAQUI ou Procon do seu estado e converse com pessoas que já compraram na loja em questão.

7. Utilize as redes sociais com sabedoria

Seguindo as redes sociais das lojas que você deseja comprar, conseguirá acompanhar as ofertas antes mesmo do dia da compra e ainda terá menos chance de ser direcionado a um site falso.

8. Aproveite o cashback

Atualmente, muitos aplicativos de pagamento disponibilizam o cashback (dinheiro de volta), como o PicPay, Mercado Pago, Recarga Pay, entre outros.

Então, invista em formas de pagamento com esses aplicativos, de pouco em pouco, você será capaz de economizar um dinheirão.

Conclusão

Dicas para economizar na Black Friday 2020 são o que não faltam, mas o importante é que você considere unicamente a sua renda e orçamento para realizar as suas compras e pense com carinho antes de comprar.

Promoções são tentadoras, mas, nem sempre são um bom negócio e atendem apenas desejos momentâneos. Então, cuidado com as tentações e com a quantidade de parcelas!

Por isso, compre com tranquilidade e, antes de assumir uma nova dívida, se organize, pois a organização financeira faz com que, posteriormente, as aquisições sejam muito maiores.

Uma dica bônus é utilizar um gerenciador financeiro para acompanhar todas as suas compras e manter uma boa gestão das finanças.

O Mobills é o aplicativo de controle financeiro mais bem avaliado do Brasil. Conheça essa ferramenta e mude sua vida financeira!

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo “Black Friday no Brasil: conheça 8 dicas para economizar”?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Economizar


Escrito por Larissa Brioso

Estudante de Economia na Universidade Federal do Ceará e Educadora Financeira na Mobills. Cresci com o desejo de possuir a minha independência financeira e aos 17 anos me tornei estudante incansável das técnicas de gerenciamento financeiro e investimentos.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web