outros
Não
trimestral

Como aumentar o Serasa Score? Passo a passo com 14 dicas práticas.

Está cansado de não ser aprovado em suas solicitações de crédito? Veja como aumentar seu Serasa Score e mudar essa situação!

Artigo escrito por Janaína Tavares em 13 de Março de 2021

Imagem que representa como aumentar o Serasa Score

Você planeja sair das dívidas para solicitar uma modalidade de crédito com mais facilidade? Se a sua reposta for sim, chegou o momento de descobrir o que é preciso fazer para aumentar o seu Serasa Score.

Mas você deve estar se perguntando: por que é importante melhorar essa pontuação? Como aumentar meu Serasa Score rapidamente? Fique tranquilo, pois essas e mais perguntas serão respondidas no artigo.

  • O que é o Serasa Score?
  • 14 dicas para conseguir aumentar o Serasa Score
  • Como consultar o meu Serasa Score?
  • Quanto tempo demora para aumentar o score no Serasa?
  • Como aumentar o Score Serasa rapidamente?
  • Perguntas frequentes sobre score de crédito
  • Por que é importante consultar o Serasa Score?

O que é o Serasa Score?

O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000. Seu principal objetivo é o de ajudar as empresas e bancos em suas tomadas de decisões.

Em outras palavras, as empresas podem usar esse recurso para avaliar se vale a pena ou não conceder crédito a você. Mas como isso funciona na prática? Da seguinte maneira:

  • Imagine que você está precisando de um empréstimo e quer solicitar esse crédito em um determinado banco. Para ter certeza de que você é um bom pagador e vai honrar com esse compromisso financeiro, o banco pode consultar o seu Serasa Score antes de aprovar você como cliente.

Nesse sentido, essa pontuação é fundamental durante o processo de concessão de crédito, visto que ela dá mais segurança para as empresas porque elas têm a chance de entender o perfil do consumidor.

14 dicas para conseguir aumentar o Serasa Score

Para aumentar o seu Serasa Score, é muito importante seguir algumas dicas que podem fazer toda a diferença na sua vida, principalmente se você tem planos de contratar alguma linha de crédito.

Sendo assim, confira nossas orientações e lembre-se de colocar todas em prática para obter melhores resultados:

1. Identifique suas dívidas

Em primeiro lugar, veja quais são suas dívidas atrasadas. Essa dica é essencial porque você realmente precisa ter uma noção do quanto está devendo e para quem está devendo. Por isso:

  • Faça uma lista contendo o nome dos credores, valor da dívida e taxa de juros;
  • De preferência, ordene suas dívidas em ordem decrescente da taxa de juros;
  • Conheça seus principais gastos fixos e variáveis;
  • Entenda sua capacidade de poupar dinheiro para o pagamento dos débitos com base em sua renda líquida mensal.

Nesse sentido, compensa usar ferramentas de consultas gratuitas de CPF. Na maioria dos casos, elas também já mostram quais são seus débitos em atraso e também as empresas credoras.

Baixe GRÁTIS nossa planilha de levantamento de dívidas!

2. Faça a negociação das dívidas

Em segundo lugar, comece a fazer uma negociação com a empresa credora. Neste caso, dá para entrar em contato via telefone, indo pessoalmente até o local ou contar com o auxílio de instituições especializadas em negociação de dívidas.

Acordo sendo feito para que o consumidor consiga melhorar seu Score Serasa
Acordo sendo feito para que o consumidor consiga melhorar seu Score Serasa

Você escolhe o melhor caminho. Só tome alguns cuidados para não aceitar um acordo que não seja vantajoso pra você. Por isso, converse bastante com o credor e feche um acordo justo.

3. Pague as contas em dia

O próximo passo é pagar devidamente todas as suas contas, desde as que possuem altas taxas de juros assim como as famosas contas de consumo, por exemplo: água, energia, internet, entre outras.

4. Reduza os gastos desnecessários

Sabe aquele cafezinho que você compra durante a semana ou até mesmo a TV à cabo que já não usa mais? Avalie esses gastos e analise se não compensa cortá-los. Com isso, já será possível economizar ainda mais.

5. Pague o valor total das faturas do cartão de crédito

Para não ter que lidar com multa por atraso e juros, pague o valor total da fatura do seu cartão de crédito sempre que puder.

Mulher pagando o valor total da fatura para conseguir aumentar seu score
Mulher pagando o valor total da fatura para conseguir aumentar seu score

Caso contrário, se você pagar menos de 15% do valor total da fatura, ela será considerada uma fatura em atraso. E isso pode trazer vários prejuízos.

6. Diminua a quantidade de compras parceladas

Compras parcelas podem ser feitas, sim, mas com cautela. Por isso, o ideal é avaliar se realmente é necessário adquirir algo parcelado nesse momento. Uma dica é não comprometer mais do que 20% da sua renda com o pagamento de dívidas.

7. Conte com a colaboração da família para cortar despesas

Se você mora com a sua família, conte a ajuda dela para cortar as despesas desnecessárias. Contudo, esse núcleo familiar também pode, e deve, fazer parte da reorganização das finanças da casa.

8. Avalie as condições financeiras antes de solicitar crédito

Não adianta contratar um financiamento, por exemplo, se você não conseguir lidar com o pagamento dessa dívida lá na frente. O segredo aqui é não perder o foco e ser muito transparente em relação às suas condições financeiras no momento.

9. Tenha paciência com a melhora da sua pontuação

A pontuação do score de crédito não melhora de uma hora para a outra. Neste caso, tenha paciência e vá construindo aos poucos hábitos financeiros mais saudáveis.

10. Evite solicitar diversas linhas de crédito ao mesmo tempo

Neste processo de como aumentar o Score Serasa, evite solicitar crédito a todo momento. Na verdade, essa é uma ação que pode mais prejudicar as suas chances de aprovação do que ajudar.

11. Confira a pontuação antes de solicitar crédito

Para ter ainda mais certeza que vale a pena solicitar um produto ou serviço financeiro, que tal conferir sua pontuação na Serasa antes?

Essa é uma atitude que deve ser incentivada, ainda mais para que você consiga entender melhor o seu perfil financeiro.

12. Atualize os dados cadastrais na Serasa

Crie o hábito de manter seus dados atualizados na base da Serasa. Na prática, seria basicamente atualizar a plataforma com qualquer tipo de mudança que possa influenciar na sua pontuação.

Entretanto, não se esqueça que a decisão de aprovar ou não uma solicitação de crédito é responsabilidade da empresa que oferece esse produto ou serviço. A Serasa tem apenas a função de disponibilizar o score de crédito nesse âmbito.

13. Consulte seu Cadastro Positivo

Faça a consulta do seu currículo financeiro, um dos nomes que o Cadastro Positivo recebe. Esse tipo de ferramenta é capaz de agregar todos os pagamentos que você já fez ou tem feito atualmente.

Com isso, ele inclui até mesmo as contas básicas, como gás, luz, entre outras. Dessa maneira, o mercado consegue realizar uma análise mais justa do seu perfil financeiro e não leva em conta apenas suas contas atrasadas, mas sim o seu histórico por completo.

Para abrir o Cadastro Positivo e fazer sua consulta regularmente, basta acessar um birô de crédito que oferece esse serviço, como a Serasa em seu site oficial.

14. Mantenha o nome limpo

Por fim, mas não menos importante, é ter o compromisso de manter sua vida financeiro nos “trilhos”, evitando o endividamento.

Em resumo, corte os gastos supérfluos, não faça várias compras parceladas e tente achar um equilíbrio para não gastar mais do que tem.

Como consultar o meu Serasa Score?

Agora que você já sabe como aumentar o score na Serasa, veja o que é preciso fazer para consultar o seu com as nossas dicas:

Site da Serasa para consulta gratuita de score
Site da Serasa para consulta gratuita de score
  1. Acesse o site Serasa;
  2. Busque pela opção “Consulte grátis seu Score Serasa”;
  3. Assim que achar, clique no botão “Consulte grátis”;
  4. Logo em seguida, opte por “Consultar score”;
  5. Depois disso, será necessário inserir seu CPF;
  6. Não tem cadastro na plataforma? Então, faça o seu primeiro;
  7. Finalizada essa etapa, pode clicar em “Consultar CPF grátis”;
  8. Digite o seu CPF e senha;
  9. O próximo passo será ler os termos e clicar em “Declaro que li e aceito os Termos”;
  10. Por fim, seu Serasa Score vai aparecer na tela;
  11. Fique atento e olhe com atenção todas as informações e dicas disponíveis pela plataforma.

Quanto tempo demora para aumentar o score da Serasa?

Um dos principais mitos que envolvem o score de crédito está em acreditar que ele aumenta logo após o pagamento das dívidas. Mas então, quanto tempo leva para essa pontuação melhorar?

Não existe um tempo exato para que o Serasa Score comece a subir. No entanto, o que vai ajudar nesse aumento é a mudança de hábitos e o pagamento dos débitos pendentes. Dito isso, comece a se organizar e tente pagar suas dívidas o quanto antes.

Como aumentar o Score Serasa rapidamente?

Como você já sabe, não existe nenhuma fórmula mágica que faça o Serasa Score aumentar em tão pouco tempo. Mas, mesmo assim, é importante seguir algumas dicas que conseguem te auxiliar na sua tão desejada pontuação de score:

  • Mantenha suas contas em dia. Para isso, é interessante ter à sua disposição uma ferramenta de controle financeiro;
  • Limpe seu nome, negociando as dívidas com a empresa credora;
  • Corte os gastos desnecessários;
  • Atualize seus dados na Serasa como, por exemplo, a troca de CEP, número de celular, dentre outros itens;
  • Por fim, abra o seu Cadastro Positivo, uma espécie de currículo financeiro que reúne todos os pagamentos de dívidas que já fez ou ainda está fazendo.

Perguntas frequentes sobre score de crédito

O Serasa Score é a única pontuação que existe?

Contudo, é importante deixar claro que o Serasa Score não é o único que existe no mercado. Isso porque outros birôs de crédito também oferecem suas próprias ferramentas de score, como é o caso da Boa Vista (SCPC) e SPC Brasil, por exemplo.

Portanto, quando você ouvir falar de Serasa Score, saiba que é uma ferramenta criada pela empresa Serasa Experian. Essa instituição nasceu em 1968 com o intuito de padronizar formulários, além de disponibilizar rapidez nas decisões bancárias e controle ao sistema financeiro brasileiro.

No entanto, atualmente, a Serasa trabalha com uma série de serviços úteis tanto para Pessoas Jurídicas (PJ) como para Pessoas Físicas (PF). Veja, logo abaixo, alguns exemplos:

  • Serasa Limpa Nome;
  • Serasa eCred;
  • Serasa Ensina;
  • Serasa Cadastro Positivo;
  • Serasa Você Consulta e muito mais.

Além disso, há dois serviços que se destacam quando pensamos na Serasa: as consultas gratuitas de CPF e do Serasa Score.

Como funciona a pontuação do Serasa Score?

A pontuação Serasa Score funciona da seguinte forma:

  • Até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.

Aliás, essa pontuação é calculada a partir do momento que o cliente faz a consulta na plataforma oficial da Serasa.

Por que a pontuação é diferente entre as empresas de proteção ao crédito?

Essa diferença na pontuação do score se dá por um motivo bem simples: os birôs de crédito realizam cálculos distintos para formar o seu score de crédito.

Portanto, esses cálculos são feitos com base nas informações que cada birô possui. Vale lembrar ainda que sua pontuação na Serasa só muda quando tem alteração nas suas informações na base de dados dessa empresa.

Por que é importante consultar o Serasa Score?

Ao longo da sua jornada por aqui, você percebeu que o score de crédito é um item indispensável pelas empresas e bancos que concedem diversas modalidades de crédito.

Isso significa que quando você for solicitar um produto ou serviço financeiro, provavelmente, essas instituições irão verificar seu score, seja na Serasa ou em outro birô de crédito.

Mas, não se esqueça que essa pontuação é apenas um dos itens avaliados, já que os bancos ou empresas podem ter suas próprias regras e condições para conceder crédito ao cliente.

Por isso, lembre-se de verificar sua pontuação quando for possível. Enfim, gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário! Afinal, sua opinião é muito importante para nós.

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu! Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


Escrito por Janaína Tavares Jornalista

Jornalista formada pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista). Apaixonada por educação financeira e pela escrita, principalmente, por entregar conteúdos úteis e de valor para os leitores.

  • Jornalista;
  • Inbound Marketing, Copywriting.
.